A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Paula da Silva
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000012sq7
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2522
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_2437653cf007d807f9a0e1fa5843e2a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2522
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteçaDeficiênciaInclusãoProfessoresRepresentações sociaisSaberes docentesMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Faced with a current context marked by the need to break with prejudiced and exclusionary practices appear the inclusive school, whose primordial focus is to respect the differences. It derive from the philosophy proposed by the school’s model has been a revolution in ways of thinking and acting of their own society. Accordingly, there is the great importance of education and its educators, since it is they who, before their philosophies, they will form opinions, and then his views, determinants of effective proposition. The focus of this study’s based on the arguments above. It is the basis of the realization of the bibliography research and field research has the objective to investigate the opinion of educators about the disability, people with disabilities and about inclusion, bearing in mind the expose teacher knowledge needed for inclusion to truly happen. Thus, there is the importance of this study in that it presents achievements in relation to the concepts and practices of educators diagnosing possible ways for effective inclusion in schools, and then contributing to its implementation in the society.Diante de um contexto atual marcado pela necessidade do rompimento com práticas preconceituosas e excludentes surge a escola inclusiva, cujo foco primordial é o de respeito às diferenças. Em decorrência da filosofia proposta por esse modelo de escola, tem-se uma revolução nas formas de pensar e de agir da própria sociedade. Nesse sentido, tem-se a grande relevância da educação e de seus educadores, já que são eles que, diante de suas filosofias, irão formar opiniões, sendo então, suas concepções, determinantes para proposição de ações efetivas. Com base no exposto tem-se o foco desse trabalho. Alicerçado na realização da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo, tem-se o objetivo de investigar as representações dos educadores sobre deficiência e as pessoas com deficiência bem com sobre Inclusão, tendo em mente a exposição dos saberes docentes necessários para que a prática pedagógica inclusiva verdadeiramente aconteça. Dessa maneira, tem-se a importância do trabalho, já que vem apresentar conquistas em relação às concepções e práticas dos educadores, diagnosticando possíveis caminhos para efetivação da Inclusão nas instituições escolares, contribuindo então, para sua implementação na própria sociedade.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoNascimento, Luciana Monteiro doLisboa, Paula da Silva2017-01-13T12:54:21Z2017-01-13T12:54:21Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2522ark:/26339/0013000012sq7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:58:26Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2522Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:58:26Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça
title A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça
spellingShingle A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça
Lisboa, Paula da Silva
Deficiência
Inclusão
Professores
Representações sociais
Saberes docentes
title_short A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça
title_full A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça
title_fullStr A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça
title_full_unstemmed A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça
title_sort A representação dos professores sobre as pessoas com deficiência e os saberes docentes necessários para que a inclusão efetivamente aconteça
author Lisboa, Paula da Silva
author_facet Lisboa, Paula da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Luciana Monteiro do
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisboa, Paula da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência
Inclusão
Professores
Representações sociais
Saberes docentes
topic Deficiência
Inclusão
Professores
Representações sociais
Saberes docentes
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2017-01-13T12:54:21Z
2017-01-13T12:54:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2522
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000012sq7
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2522
identifier_str_mv ark:/26339/0013000012sq7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172438165553152