Tecnologia assistiva : um recurso potencializador no desenvolvimento de uma aluna com paralisia cerebral na educação infantil
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Data de Publicação: | 2011 |
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Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13779 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. |
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Tecnologia assistiva : um recurso potencializador no desenvolvimento de uma aluna com paralisia cerebral na educação infantilTecnologia assistivaAtendimento educacional especializadoParalisia cerebralPrograma GcomprisAssistive technologySpecialized educational servicesCerebral palsyGCompris programCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.This article aims to present strategies that allow a student with Cerebral Palsy (CP) through the Assistive Technology (AT) to enhance learning in the school context. The child attends a local school for Junior Education Municipal School (E.M.E.I.) in the city of Santa Cruz do Sul / RS, so it was necessary to seek for a learning environment that would provide intervention situations and stimuli with the environment. In this sense, from pedagogical actions at school, it was inserted the GCompris free program as a way to promote learning and digital inclusion of this student. The child with cerebral palsy, in majority, presents neuromotor difficulties to access the resources available, so it is clear that the student learned how to use the program in a pleasurable way.O presente artigo tem por objetivo apresentar estratégias que possibilitem potencializar a aprendizagem de uma aluna com Paralisia Cerebral (PC) por intermédio da Tecnologia Assistiva (TA) no contexto escolar. A criança frequenta uma Escola Municipal de Educação Infantil (E.M.E.I.) da cidade de Santa Cruz do Sul/RS, portanto foi necessário buscar um ambiente de aprendizagem que proporcionasse situações de intervenção e estímulos com o meio. Nesse sentido, a partir de ações pedagógicas na escola, foi inserido o programa livre Gcompris, como uma forma de promover a aprendizagem e a inclusão digital dessa aluna. A criança com Paralisia Cerebral, na sua maioria, apresenta dificuldades neuromotoras para acessar os recursos disponíveis, assim percebese que a aluna aprendeu a usar o programa de uma forma prazerosa.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de TecnologiaOesterreich, FrankieleEisenhardt, Simone Spall2018-07-13T14:55:13Z2018-07-13T14:55:13Z2011-09-122011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13779ark:/26339/00130000093cnporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-07-13T14:55:13Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13779Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-07-13T14:55:13Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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