Desenvolvimento de mini-mapa interativo e interfaces naturais de usuário para navegação em aplicações de realidade virtual com terrenos de grande escala
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Data de Publicação: | 2023 |
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Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31111 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2023. |
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Desenvolvimento de mini-mapa interativo e interfaces naturais de usuário para navegação em aplicações de realidade virtual com terrenos de grande escalaDevelopment of an interactive mini-map and natural user interfaces for navigation in virtual reality applications with large-scale terrainsRealidade VirtualSimulaçãoInterface natural de usuárioVirtual RealitySimulationUser Natural InterfaceCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2023.The use of virtual reality can provide users with experiences that would not be possible in conventional three-dimensional applications. The ability to interact, move, and observe while immersed in the application introduces new paradigms in human-computer interaction. This work aims to incorporate virtual reality features into large-scale virtual environments. This includes the addition of technologies such as motion tracking and interactive interfaces, providing an immersive experience where users can explore and interact with 3D digital environments. To enable user navigation across extensive terrains, a mini-map has been implemented to assist in visualizing the entire 3D scene, as well as allowing teleportation to any selected location. To enhance user interaction with the system, various forms of radial menus have been proposed and tested, aiming to enable natural interactions and introduce new ways of interacting with the application. The components produced during the research were incorporated into the SIS-ASTROS simulator, allowing the visualization of activities present in the simulation from a first-person perspective. The technique of using a mini-map for teleportation proved advantageous in navigating extensive terrains, saving time compared to conventional movements to scattered points of interest on the map. Furthermore, the radial menu, which allows the selection of different functionalities by rotating the wrist, enriched the virtual reality experience, providing new ways of humancomputer interaction.O uso de realidade virtual consegue proporcionar para o usuário experiências que não seriam possíveis em aplicações tridimensionais convencionais. A capacidade de interagir, movimentar-se e observar enquanto inserido dentro da aplicação introduz novos paradigmas na interação humano-computador. Este trabalho tem como objetivo incorporar recursos de realidade virtual em ambientes virtuais de grande escala. Isso inclui a adição de tecnologias como rastreamento de movimento e interfaces interativas, proporcionando uma experiência imersiva em que os usuários podem explorar e interagir com ambientes digitais 3D. Para habilitar a navegação do usuário por terrenos extensos, foi implementando um mini-mapa que auxilia a visualização de todo cenário 3D, além de possibilitar o teletransporte para qualquer local selecionado. Para melhorar a interação do usuário com o sistema, várias formas de menus radiais foram propostas e testadas, visando possibilitar interações naturais e introduzir novas maneiras de interagir com a aplicação. Os componentes produzidos durante a pesquisa foram incorporados dentro do simulador SISASTROS, permitindo a visualização das atividades presentes na simulação, na perspectiva de primeira pessoa. A técnica de utilização de um mini-mapa para teletransporte mostrouse vantajosa na navegação por terrenos extensos, economizando tempo em comparação com as locomoções convencionais até pontos de interesse dispersos no mapa. Além disso, o menu radial, que permite a seleção de diferentes funcionalidades através da rotação do pulso, enriqueceu a experiência da realidade virtual, proporcionando novas formas de interação humano-computador.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de TecnologiaPozzer, Cesar TadeuDomenico, Gabriel Di2024-01-11T14:26:25Z2024-01-11T14:26:25Z2023-12-202023-12-20Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31111ark:/26339/00130000168wrporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2024-01-11T14:26:25Zoai:repositorio.ufsm.br:1/31111Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2024-01-11T14:26:25Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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