A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Amanda Moura de
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000015ff2
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/683
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.
id UFSM_3eedb4cee9c25fc27ea6ce62f4b5c453
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/683
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A propaganda na sala de aula: uma alternativa didáticaPropagandaSala de aulaInterpretaçãoMultimodalidadeArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.This paper aims to verify if advertisement is one efficient didactic alternative to be used in schools. Therefore, Devassa beer ads and Honda CG 150 Fan motorcycle ads are being used in classrooms, observing if the students can make analyses of comprehension concerning to these cultural objects and if they successfully apply the multimodal theories of Kress and van Leeuwen (1996), in the studied ads. This research is made due to the fact that, in a consumer society, understanding what feelings are behind the ads, becomes a way to develop critical sense, which make students to have clear thoughts and choices. This paper involves an eight grade group, that answers a questionnaire with interpretative questions about Devassa beer ads and Honda CG150 Fan motorcycle ads, also applies the multimodal theory of Kress and van Leeuwen (1996), in the ads. The results show that this kind of media in classroom is one alternative that can stimulate reasoning, communicative ability and critical analyses of students, collaborating to become citizens.O presente trabalho visa verificar se a propaganda consiste em uma alternativa didática eficaz para o uso na escola. Para tanto, utiliza as propagandas da cerveja Devassa e da moto Honda CG 150 Fan em sala de aula, observando se os alunos conseguem realizar análises interpretativas em relação a estes objetos culturais e se aplicam com sucesso a teoria multimodal de Kress e van Leeuwen (1996) nas propagandas em questão. A pesquisa se justifica pelo fato de que, em meio a uma sociedade de consumo, interpretar os sentidos que subjazem às propagandas torna-se uma maneira de desenvolver o senso crítico, para que o jovem tenha clareza em seus posicionamentos e escolhas. O trabalho envolve uma turma de 8º ano, que responde a um questionário com questões interpretativas sobre as propagandas da cerveja Devassa e da moto Honda CG 150 Fan, bem como aplica a teoria multimodal de Kress e van Leeuwen (1996) nas propagandas. Os resultados apontam para a utilização deste tipo de atividade midiática em sala de aula como uma alternativa capaz de estimular o raciocínio, a capacidade comunicativa e a análise crítica dos alunos, colaborando para a formação de cidadãos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de TecnologiaOesterreich, FrankieleFraga, Amanda Moura de2015-01-20T11:03:17Z2015-01-20T11:03:17Z20132013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/683ark:/26339/0013000015ff2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:23Zoai:repositorio.ufsm.br:1/683Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:23Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática
title A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática
spellingShingle A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática
Fraga, Amanda Moura de
Propaganda
Sala de aula
Interpretação
Multimodalidade
title_short A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática
title_full A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática
title_fullStr A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática
title_full_unstemmed A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática
title_sort A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática
author Fraga, Amanda Moura de
author_facet Fraga, Amanda Moura de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oesterreich, Frankiele
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Amanda Moura de
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda
Sala de aula
Interpretação
Multimodalidade
topic Propaganda
Sala de aula
Interpretação
Multimodalidade
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2015-01-20T11:03:17Z
2015-01-20T11:03:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/683
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000015ff2
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/683
identifier_str_mv ark:/26339/0013000015ff2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172452828839936