A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000015ff2 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/683 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. |
id |
UFSM_3eedb4cee9c25fc27ea6ce62f4b5c453 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/683 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A propaganda na sala de aula: uma alternativa didáticaPropagandaSala de aulaInterpretaçãoMultimodalidadeArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.This paper aims to verify if advertisement is one efficient didactic alternative to be used in schools. Therefore, Devassa beer ads and Honda CG 150 Fan motorcycle ads are being used in classrooms, observing if the students can make analyses of comprehension concerning to these cultural objects and if they successfully apply the multimodal theories of Kress and van Leeuwen (1996), in the studied ads. This research is made due to the fact that, in a consumer society, understanding what feelings are behind the ads, becomes a way to develop critical sense, which make students to have clear thoughts and choices. This paper involves an eight grade group, that answers a questionnaire with interpretative questions about Devassa beer ads and Honda CG150 Fan motorcycle ads, also applies the multimodal theory of Kress and van Leeuwen (1996), in the ads. The results show that this kind of media in classroom is one alternative that can stimulate reasoning, communicative ability and critical analyses of students, collaborating to become citizens.O presente trabalho visa verificar se a propaganda consiste em uma alternativa didática eficaz para o uso na escola. Para tanto, utiliza as propagandas da cerveja Devassa e da moto Honda CG 150 Fan em sala de aula, observando se os alunos conseguem realizar análises interpretativas em relação a estes objetos culturais e se aplicam com sucesso a teoria multimodal de Kress e van Leeuwen (1996) nas propagandas em questão. A pesquisa se justifica pelo fato de que, em meio a uma sociedade de consumo, interpretar os sentidos que subjazem às propagandas torna-se uma maneira de desenvolver o senso crítico, para que o jovem tenha clareza em seus posicionamentos e escolhas. O trabalho envolve uma turma de 8º ano, que responde a um questionário com questões interpretativas sobre as propagandas da cerveja Devassa e da moto Honda CG 150 Fan, bem como aplica a teoria multimodal de Kress e van Leeuwen (1996) nas propagandas. Os resultados apontam para a utilização deste tipo de atividade midiática em sala de aula como uma alternativa capaz de estimular o raciocínio, a capacidade comunicativa e a análise crítica dos alunos, colaborando para a formação de cidadãos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de TecnologiaOesterreich, FrankieleFraga, Amanda Moura de2015-01-20T11:03:17Z2015-01-20T11:03:17Z20132013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/683ark:/26339/0013000015ff2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:23Zoai:repositorio.ufsm.br:1/683Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:23Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática |
title |
A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática |
spellingShingle |
A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática Fraga, Amanda Moura de Propaganda Sala de aula Interpretação Multimodalidade |
title_short |
A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática |
title_full |
A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática |
title_fullStr |
A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática |
title_full_unstemmed |
A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática |
title_sort |
A propaganda na sala de aula: uma alternativa didática |
author |
Fraga, Amanda Moura de |
author_facet |
Fraga, Amanda Moura de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oesterreich, Frankiele |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraga, Amanda Moura de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Propaganda Sala de aula Interpretação Multimodalidade |
topic |
Propaganda Sala de aula Interpretação Multimodalidade |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013 2015-01-20T11:03:17Z 2015-01-20T11:03:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/683 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000015ff2 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/683 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000015ff2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172452828839936 |