Avaliação da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tanise Ferreira de
Data de Publicação: 2005
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000005z60
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13170
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.
id UFSM_5694763ff47f1bad0ede537f89c39690
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/13170
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagemEvaluation of the learningAvaliaçãoProfessoresAlunosEvaluationTeacherPupilsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.The present monograph seeks to look for in the theoretical embasement and in the professionals’ practice in education, experienced information in the dayly, on the subject of the evaluation visa that same has a fundamental character for the success and/or school failure of the pupil. To change the form of evaluating the students without before to after what it intends to evaluate. That just chews tradictional practices of teaching and little contributes to the pupil’s formation. Only with the effort of School Comunidad: pupils, teachers, directive team, school agents and parents and/orresponsible of pupils we can reach the such expected change in the Education. It leaves him sideways the labels and hierarchies and the pupil is privileged as a being subjective, only and special. Esteem oneself the development of its singularities and don’t train it so that he frame to him in the norms established by somebody. The evaluation is integral part of the process teaching and learning and it won very wide space at the present time in the teaching processes. Ir requests technical preparation and great capacity of the involved professionals’ observation, in the measure in that the individual characteristics are respected of the pupil and, starting from that to decide the type of pedagogic help that will be offered to become aware the people involved in the educational process of the school.A presente Monografia visa buscar no embasamento teórico e na prática de profissionais em educação, informações experenciadas no cotidiano, sobre a questão da avaliação visto que a mesma tem um papel fundamental para o sucesso e/ou fracasso escolar do educando. Mudar a forma de avaliar os alunos sem antes alterar a maneira de encarar o ensino e a aprendizagem, leva apenas a novos equívocos e poucas soluções viáveis. Não basta mudar a forma de avaliar o aluno sem antes alterar o que se pretende avaliar. Isso apenas mascara práticas tradicionais de ensino e pouco contribui para a formação do aluno. Somente com o esforço da Comunidade Escolar: alunos, professores, equipe diretiva, agentes escolares e pais e/ou responsáveis de alunos poderemos atingir a tão esperada mudança na Educação. Deixa–se de lado os rótulos e hierarquias e privilegia–se o aluno como um ser subjetivo, único e especial. Preza–se o desenvolvimento de suas singularidades e não o treino para que ele se enquadre nas normas estabelecidas por outrem. A avaliação é parte integrante do processo ensino e aprendizagem e ganhou na atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnico e grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos, na medida em que sejam respeitadas as características individuais do educando e, a partir disso decidir o tipo de ajuda pedagógica que será oferecida para conscientizar as pessoas envolvidas no processo educativo da escola.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoDamilano, José Luiz PadilhaOliveira, Tanise Ferreira de2018-05-14T10:45:23Z2018-05-14T10:45:23Z2005-03-292005Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13170ark:/26339/0013000005z60porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-05-14T10:45:24Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13170Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-05-14T10:45:24Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Evaluation of the learning
title Avaliação da aprendizagem
spellingShingle Avaliação da aprendizagem
Oliveira, Tanise Ferreira de
Avaliação
Professores
Alunos
Evaluation
Teacher
Pupils
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Avaliação da aprendizagem
title_full Avaliação da aprendizagem
title_fullStr Avaliação da aprendizagem
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem
title_sort Avaliação da aprendizagem
author Oliveira, Tanise Ferreira de
author_facet Oliveira, Tanise Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Damilano, José Luiz Padilha
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Tanise Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Professores
Alunos
Evaluation
Teacher
Pupils
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Avaliação
Professores
Alunos
Evaluation
Teacher
Pupils
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-29
2005
2018-05-14T10:45:23Z
2018-05-14T10:45:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13170
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000005z60
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13170
identifier_str_mv ark:/26339/0013000005z60
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172290275442688