Avaliação da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000005z60 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13170 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. |
id |
UFSM_5694763ff47f1bad0ede537f89c39690 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/13170 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagemEvaluation of the learningAvaliaçãoProfessoresAlunosEvaluationTeacherPupilsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.The present monograph seeks to look for in the theoretical embasement and in the professionals’ practice in education, experienced information in the dayly, on the subject of the evaluation visa that same has a fundamental character for the success and/or school failure of the pupil. To change the form of evaluating the students without before to after what it intends to evaluate. That just chews tradictional practices of teaching and little contributes to the pupil’s formation. Only with the effort of School Comunidad: pupils, teachers, directive team, school agents and parents and/orresponsible of pupils we can reach the such expected change in the Education. It leaves him sideways the labels and hierarchies and the pupil is privileged as a being subjective, only and special. Esteem oneself the development of its singularities and don’t train it so that he frame to him in the norms established by somebody. The evaluation is integral part of the process teaching and learning and it won very wide space at the present time in the teaching processes. Ir requests technical preparation and great capacity of the involved professionals’ observation, in the measure in that the individual characteristics are respected of the pupil and, starting from that to decide the type of pedagogic help that will be offered to become aware the people involved in the educational process of the school.A presente Monografia visa buscar no embasamento teórico e na prática de profissionais em educação, informações experenciadas no cotidiano, sobre a questão da avaliação visto que a mesma tem um papel fundamental para o sucesso e/ou fracasso escolar do educando. Mudar a forma de avaliar os alunos sem antes alterar a maneira de encarar o ensino e a aprendizagem, leva apenas a novos equívocos e poucas soluções viáveis. Não basta mudar a forma de avaliar o aluno sem antes alterar o que se pretende avaliar. Isso apenas mascara práticas tradicionais de ensino e pouco contribui para a formação do aluno. Somente com o esforço da Comunidade Escolar: alunos, professores, equipe diretiva, agentes escolares e pais e/ou responsáveis de alunos poderemos atingir a tão esperada mudança na Educação. Deixa–se de lado os rótulos e hierarquias e privilegia–se o aluno como um ser subjetivo, único e especial. Preza–se o desenvolvimento de suas singularidades e não o treino para que ele se enquadre nas normas estabelecidas por outrem. A avaliação é parte integrante do processo ensino e aprendizagem e ganhou na atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnico e grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos, na medida em que sejam respeitadas as características individuais do educando e, a partir disso decidir o tipo de ajuda pedagógica que será oferecida para conscientizar as pessoas envolvidas no processo educativo da escola.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoDamilano, José Luiz PadilhaOliveira, Tanise Ferreira de2018-05-14T10:45:23Z2018-05-14T10:45:23Z2005-03-292005Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13170ark:/26339/0013000005z60porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-05-14T10:45:24Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13170Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-05-14T10:45:24Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Evaluation of the learning |
title |
Avaliação da aprendizagem |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem Oliveira, Tanise Ferreira de Avaliação Professores Alunos Evaluation Teacher Pupils CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Avaliação da aprendizagem |
title_full |
Avaliação da aprendizagem |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem |
author |
Oliveira, Tanise Ferreira de |
author_facet |
Oliveira, Tanise Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Damilano, José Luiz Padilha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Tanise Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Professores Alunos Evaluation Teacher Pupils CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Avaliação Professores Alunos Evaluation Teacher Pupils CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-03-29 2005 2018-05-14T10:45:23Z 2018-05-14T10:45:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13170 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000005z60 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13170 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000005z60 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172290275442688 |