Objeto de aprendizagem: uma contribuição para a alfabetização cartográfica na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vanessa Oliveira da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9344
Resumo: This paper presents the development of a Learning Object (LO) as a resource to support teaching and learning of cartography in the Education Youth and Adults. To this end, the research outlined four specific objectives: (a) analyze Cartographic Literacy considering the mode of teaching adult education through the Vygotskian perspective, (b) seek the applicability of the theory as sociointeractionists pedagogical model in production and setting of LO, (c) validate the LO in the EJA (d) encourage the teaching and learning of cartographic literacy in adult education. The design of the investigative method and the methodological steps based on the phenomenology, and the development of LO, followed four different stages: conception, planning, implementation and evaluation. The research was conducted with students from Estadual de Ensino Fundamental Marieta D ambrósio and Escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém, located in the district center, Santa Maria/RS. Was possible to verify, through research, that the educational resource on the subject matter presents the cartographic through features animated, interactive and multimedia, enhancing student learning and meeting the needs of teachers, enabling innovation in the teaching of Geography School through digital learning materials.
id UFSM_61caa3ed093b21388ae49776e2483172
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/9344
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Objeto de aprendizagem: uma contribuição para a alfabetização cartográfica na EJALearning object: a contribution to literacy mapping for EJAAlfabetização cartográficaEducação de Jovens e Adultos (EJA)Objetos de aprendizagemSociointeracionismoCartographic literacyYouth and adult educationLearning objectsSociointeractionistsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAThis paper presents the development of a Learning Object (LO) as a resource to support teaching and learning of cartography in the Education Youth and Adults. To this end, the research outlined four specific objectives: (a) analyze Cartographic Literacy considering the mode of teaching adult education through the Vygotskian perspective, (b) seek the applicability of the theory as sociointeractionists pedagogical model in production and setting of LO, (c) validate the LO in the EJA (d) encourage the teaching and learning of cartographic literacy in adult education. The design of the investigative method and the methodological steps based on the phenomenology, and the development of LO, followed four different stages: conception, planning, implementation and evaluation. The research was conducted with students from Estadual de Ensino Fundamental Marieta D ambrósio and Escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém, located in the district center, Santa Maria/RS. Was possible to verify, through research, that the educational resource on the subject matter presents the cartographic through features animated, interactive and multimedia, enhancing student learning and meeting the needs of teachers, enabling innovation in the teaching of Geography School through digital learning materials.Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem (OA) como recurso didático de apoio ao processo de ensino e aprendizagem da Cartografia na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, a investigação delineou quatro objetivos específicos: (a) analisar a alfabetização cartográfica considerando a modalidade de ensino EJA por meio da perspectiva Vygotskyana; (b) buscar a aplicabilidade da teoria Sociointeracionista como modelo pedagógico na produção e na configuração do OA; (c) validar o OA na EJA; (d) incentivar o processo de ensino e aprendizagem da alfabetização cartográfica na EJA. A definição do método investigativo e das etapas metodológicas baseou-se na fenomenologia e, para o desenvolvimento do OA, seguiram-se quatro diferentes etapas: concepção, planificação, implementação e avaliação. A pesquisa foi desenvolvida com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D ambrósio e Escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém, localizadas no bairro Centro, município de Santa Maria/RS. Constatou-se, através da pesquisa, que o recurso educativo em questão aborda a temática cartográfica por meio de recursos animados, interativos e multimídia, potencializando a aprendizagem dos alunos e atendendo as necessidades dos professores, viabilizando uma inovação nos processos de ensino da Geografia Escolar através de materiais didáticos digitais.Universidade Federal de Santa MariaBRGeografiaUFSMPrograma de Pós-Graduação em GeografiaCassol, Robertohttp://lattes.cnpq.br/0745996287597257Nogueira, Ruth Emiliahttp://lattes.cnpq.br/6095042026143286Bezzi, Meri Lourdeshttp://lattes.cnpq.br/2051877280467001Silva, Vanessa Oliveira da2012-05-142012-05-142011-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Vanessa Oliveira da. Learning Object: a contribution to literacy mapping for EJA. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9344porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-09-06T18:51:47Zoai:repositorio.ufsm.br:1/9344Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-09-06T18:51:47Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Objeto de aprendizagem: uma contribuição para a alfabetização cartográfica na EJA
Learning object: a contribution to literacy mapping for EJA
title Objeto de aprendizagem: uma contribuição para a alfabetização cartográfica na EJA
spellingShingle Objeto de aprendizagem: uma contribuição para a alfabetização cartográfica na EJA
Silva, Vanessa Oliveira da
Alfabetização cartográfica
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Objetos de aprendizagem
Sociointeracionismo
Cartographic literacy
Youth and adult education
Learning objects
Sociointeractionists
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
title_short Objeto de aprendizagem: uma contribuição para a alfabetização cartográfica na EJA
title_full Objeto de aprendizagem: uma contribuição para a alfabetização cartográfica na EJA
title_fullStr Objeto de aprendizagem: uma contribuição para a alfabetização cartográfica na EJA
title_full_unstemmed Objeto de aprendizagem: uma contribuição para a alfabetização cartográfica na EJA
title_sort Objeto de aprendizagem: uma contribuição para a alfabetização cartográfica na EJA
author Silva, Vanessa Oliveira da
author_facet Silva, Vanessa Oliveira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cassol, Roberto
http://lattes.cnpq.br/0745996287597257
Nogueira, Ruth Emilia
http://lattes.cnpq.br/6095042026143286
Bezzi, Meri Lourdes
http://lattes.cnpq.br/2051877280467001
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vanessa Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização cartográfica
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Objetos de aprendizagem
Sociointeracionismo
Cartographic literacy
Youth and adult education
Learning objects
Sociointeractionists
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic Alfabetização cartográfica
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Objetos de aprendizagem
Sociointeracionismo
Cartographic literacy
Youth and adult education
Learning objects
Sociointeractionists
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
description This paper presents the development of a Learning Object (LO) as a resource to support teaching and learning of cartography in the Education Youth and Adults. To this end, the research outlined four specific objectives: (a) analyze Cartographic Literacy considering the mode of teaching adult education through the Vygotskian perspective, (b) seek the applicability of the theory as sociointeractionists pedagogical model in production and setting of LO, (c) validate the LO in the EJA (d) encourage the teaching and learning of cartographic literacy in adult education. The design of the investigative method and the methodological steps based on the phenomenology, and the development of LO, followed four different stages: conception, planning, implementation and evaluation. The research was conducted with students from Estadual de Ensino Fundamental Marieta D ambrósio and Escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém, located in the district center, Santa Maria/RS. Was possible to verify, through research, that the educational resource on the subject matter presents the cartographic through features animated, interactive and multimedia, enhancing student learning and meeting the needs of teachers, enabling innovation in the teaching of Geography School through digital learning materials.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-19
2012-05-14
2012-05-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Vanessa Oliveira da. Learning Object: a contribution to literacy mapping for EJA. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9344
identifier_str_mv SILVA, Vanessa Oliveira da. Learning Object: a contribution to literacy mapping for EJA. 2011. 135 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Geografia
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Geografia
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922064309157888