O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles, Cassiano
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17562
Resumo: The thesis does not contain abstract.
id UFSM_670050c841f1800182ddafaab8dc6feb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/17562
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógicoEducação físicaFormação inicial de professoresCrençasCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAThe thesis does not contain abstract.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqA atividade de estágio na Educação Física não é uma atividade solitária ou livre de agentes externos. Ela está imersa em um mundo de relações e interações que ocorrem no meio acadêmico e escolar. Nesse sentido que professores e estagiários estão sempre se reinventado e fomentando suas crenças e percepções de sua cultura docente. Assim sendo esta dissertação teve como objetivo: Analisar as crenças que acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM possuem e sua interferência com relação ao ‘ser professor’ durante o Estágio Curricular Supervisionado III. A metodologia é consistida em um estudo de caráter qualitativo, com enfoque fenomenológico, sendo que consistiu da fala dos sujeitos como sua opção metodológica. Esta pautada na pesquisa de campo na modalidade exploratória-descritiva, que tem o sentido de investigar a relação existente entre a metodologia, teoria e prática, gerando o fenômeno educativo. Este estudo é caracterizado como um estudo de caso, nosso foco é no curso de licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM, mais especificamente dezoito (18) acadêmicos matriculados na disciplina MEN-1105 Estágio Curricular Supervisionado III. Para este estudo, foi utilizado para a coleta de dados a entrevista semiestruturada, pois acreditamos que esta é a melhor maneira de adquirirmos informações para chegarmos aos objetivos propostos. Nossos aprofundamentos teóricos se deram na fenomenologia de Merleau-Ponty, analisando as crenças em categorias: “Irresistível, Dogmática, Absoluta, No Mundo, Na Coisa e no Mundo, Temerária, Assertiva e Adquirida”. Consideramos que mesmo com todas as dificuldades encontradas durante a dissertação as crenças em si não dificultam o processo formativo, mas sim devem ser melhor analisadas pelos professores formadores sendo eu o problema nas crenças é na sua doutrinação.Universidade Federal de Santa MariaBrasilEducação FísicaUFSMPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaCentro de Educação Física e DesportosKrug, Hugo Norbertohttp://lattes.cnpq.br/5710464649581736Afonso, Mariangela da Rosahttp://lattes.cnpq.br/5202830028335096Sawitzki, Rosalvo Luishttp://lattes.cnpq.br/0185565372906256Telles, Cassiano2019-07-25T20:47:01Z2019-07-25T20:47:01Z2015-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17562porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-06-28T16:03:10Zoai:repositorio.ufsm.br:1/17562Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-06-28T16:03:10Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico
title O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico
spellingShingle O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico
Telles, Cassiano
Educação física
Formação inicial de professores
Crenças
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
title_short O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico
title_full O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico
title_fullStr O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico
title_full_unstemmed O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico
title_sort O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico
author Telles, Cassiano
author_facet Telles, Cassiano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Krug, Hugo Norberto
http://lattes.cnpq.br/5710464649581736
Afonso, Mariangela da Rosa
http://lattes.cnpq.br/5202830028335096
Sawitzki, Rosalvo Luis
http://lattes.cnpq.br/0185565372906256
dc.contributor.author.fl_str_mv Telles, Cassiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Formação inicial de professores
Crenças
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic Educação física
Formação inicial de professores
Crenças
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description The thesis does not contain abstract.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-05
2019-07-25T20:47:01Z
2019-07-25T20:47:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17562
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Educação Física
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Centro de Educação Física e Desportos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Educação Física
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Centro de Educação Física e Desportos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922171636154368