O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17562 |
Resumo: | The thesis does not contain abstract. |
id |
UFSM_670050c841f1800182ddafaab8dc6feb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/17562 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógicoEducação físicaFormação inicial de professoresCrençasCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAThe thesis does not contain abstract.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqA atividade de estágio na Educação Física não é uma atividade solitária ou livre de agentes externos. Ela está imersa em um mundo de relações e interações que ocorrem no meio acadêmico e escolar. Nesse sentido que professores e estagiários estão sempre se reinventado e fomentando suas crenças e percepções de sua cultura docente. Assim sendo esta dissertação teve como objetivo: Analisar as crenças que acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM possuem e sua interferência com relação ao ‘ser professor’ durante o Estágio Curricular Supervisionado III. A metodologia é consistida em um estudo de caráter qualitativo, com enfoque fenomenológico, sendo que consistiu da fala dos sujeitos como sua opção metodológica. Esta pautada na pesquisa de campo na modalidade exploratória-descritiva, que tem o sentido de investigar a relação existente entre a metodologia, teoria e prática, gerando o fenômeno educativo. Este estudo é caracterizado como um estudo de caso, nosso foco é no curso de licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM, mais especificamente dezoito (18) acadêmicos matriculados na disciplina MEN-1105 Estágio Curricular Supervisionado III. Para este estudo, foi utilizado para a coleta de dados a entrevista semiestruturada, pois acreditamos que esta é a melhor maneira de adquirirmos informações para chegarmos aos objetivos propostos. Nossos aprofundamentos teóricos se deram na fenomenologia de Merleau-Ponty, analisando as crenças em categorias: “Irresistível, Dogmática, Absoluta, No Mundo, Na Coisa e no Mundo, Temerária, Assertiva e Adquirida”. Consideramos que mesmo com todas as dificuldades encontradas durante a dissertação as crenças em si não dificultam o processo formativo, mas sim devem ser melhor analisadas pelos professores formadores sendo eu o problema nas crenças é na sua doutrinação.Universidade Federal de Santa MariaBrasilEducação FísicaUFSMPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaCentro de Educação Física e DesportosKrug, Hugo Norbertohttp://lattes.cnpq.br/5710464649581736Afonso, Mariangela da Rosahttp://lattes.cnpq.br/5202830028335096Sawitzki, Rosalvo Luishttp://lattes.cnpq.br/0185565372906256Telles, Cassiano2019-07-25T20:47:01Z2019-07-25T20:47:01Z2015-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17562porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-06-28T16:03:10Zoai:repositorio.ufsm.br:1/17562Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-06-28T16:03:10Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico |
title |
O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico |
spellingShingle |
O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico Telles, Cassiano Educação física Formação inicial de professores Crenças CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
title_short |
O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico |
title_full |
O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico |
title_fullStr |
O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico |
title_full_unstemmed |
O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico |
title_sort |
O ser professor: as crenças e descobertas do ser professor no estágio pedagógico |
author |
Telles, Cassiano |
author_facet |
Telles, Cassiano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Krug, Hugo Norberto http://lattes.cnpq.br/5710464649581736 Afonso, Mariangela da Rosa http://lattes.cnpq.br/5202830028335096 Sawitzki, Rosalvo Luis http://lattes.cnpq.br/0185565372906256 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Telles, Cassiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Formação inicial de professores Crenças CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
Educação física Formação inicial de professores Crenças CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
description |
The thesis does not contain abstract. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-05 2019-07-25T20:47:01Z 2019-07-25T20:47:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17562 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil Educação Física UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil Educação Física UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1805922171636154368 |