O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cervo, Irinita Bisognin
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000kd14
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13980
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.
id UFSM_70b59bd36a3d6261130466dab0c3485e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/13980
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolarUse playful in the construction of knowledgeLúdicoEnsino e aprendizagemConstrução do conhecimentoPlayfulEducation and learningConstruction of knowledgeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.The study aims to contextualize the development of teaching activities in their educational and pedagogical aspects, noting among other things, the planning and implementation of educationa lplans and organizational structure in an attempt to rescue the students’ motivation for the act of learning.This paper would like to offer thoughts on the matter since it is of fundamental importance to the teaching-learning process. Studies on the proposed theme seek to summarize the importance of playful in education, seeking a more meaningful learning in relation to cognitive, affective, physical and social. So if we want know the world in which the child lives, their games and their toys should be part of our daily lives. Finally, playfulness is an inner need which the child is preparing for life learning to cooperate with his fellows, living as a social being. Teacher and school should review their methodologies to make their lessons more enjoyable and arousing greater interest in learning. Every professional conscious of this reality, know how to use the playful in maximizing the potential of the child and his education as a whole. The organization and management of school work requires constant professional development, political, scientific, educational - of all school staff. Driving a school means knowing your reality, conduct monitoring and constant evaluation of the development of teachinglearning process, and analyze the results objectively, share successful experiences.O estudo teve como objetivos a contextualização e o desenvolvimento da ação docente nos seus aspectos pedagógicos e educacionais, observando entre outros, o planejamento e a implementação dos planos pedagógicos, bem como a estrutura organizacional na tentativa de resgatar a motivação dos alunos pelo ato de aprender. O que se fez, portanto, foi um estudo de natureza exploratória e descritiva na forma de pesquisa bibliográfica. Com este trabalho pretende-se proporcionar reflexões acerca do assunto uma vez que o mesmo é de fundamental importância para o processo ensino-aprendizagem. Estudos referentes ao tema proposto buscam sintetizar a importância do lúdico na educação, na busca de uma aprendizagem com mais sentido no que se refere ao desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social. Diante disso, se desejamos conhecer bem o mundo em que a criança vive, devemos fazer parte de seus brinquedos e brincadeiras. Enfim, ludicidade é uma necessidade interior onde a criança se prepara para a vida aprendendo a cooperar com seus semelhantes, convivendo como ser social. Cabe ao professor e a escola rever suas metodologias para tornar suas aulas mais prazerosas e despertar maior interesse na aprendizagem. Todo profissional consciente, desta realidade, saberá como utilizar o lúdico na valorização das potencialidades da criança e na sua educação como um todo. A organização e a gestão do trabalho escolar requerem o constante aperfeiçoamento profissionalpolítico, científico, pedagógico - de toda a equipe escolar. Dirigir uma escola implica conhecer bem seu estado real, observar e avaliar constantemente o desenvolvimento do processo de ensino, analisar com objetividade os resultados, e fazer compartilhar as experiências docentes bem-sucedidas.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoKrum, Myrian CunhaCervo, Irinita Bisognin2018-08-01T15:40:16Z2018-08-01T15:40:16Z2010-06-272010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13980ark:/26339/001300000kd14porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-08-01T15:40:16Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13980Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-08-01T15:40:16Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar
Use playful in the construction of knowledge
title O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar
spellingShingle O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar
Cervo, Irinita Bisognin
Lúdico
Ensino e aprendizagem
Construção do conhecimento
Playful
Education and learning
Construction of knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar
title_full O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar
title_fullStr O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar
title_full_unstemmed O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar
title_sort O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar
author Cervo, Irinita Bisognin
author_facet Cervo, Irinita Bisognin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Krum, Myrian Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Cervo, Irinita Bisognin
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Ensino e aprendizagem
Construção do conhecimento
Playful
Education and learning
Construction of knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Lúdico
Ensino e aprendizagem
Construção do conhecimento
Playful
Education and learning
Construction of knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-27
2010
2018-08-01T15:40:16Z
2018-08-01T15:40:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13980
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000kd14
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13980
identifier_str_mv ark:/26339/001300000kd14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172355789422592