O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000kd14 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13980 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_70b59bd36a3d6261130466dab0c3485e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/13980 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolarUse playful in the construction of knowledgeLúdicoEnsino e aprendizagemConstrução do conhecimentoPlayfulEducation and learningConstruction of knowledgeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.The study aims to contextualize the development of teaching activities in their educational and pedagogical aspects, noting among other things, the planning and implementation of educationa lplans and organizational structure in an attempt to rescue the students’ motivation for the act of learning.This paper would like to offer thoughts on the matter since it is of fundamental importance to the teaching-learning process. Studies on the proposed theme seek to summarize the importance of playful in education, seeking a more meaningful learning in relation to cognitive, affective, physical and social. So if we want know the world in which the child lives, their games and their toys should be part of our daily lives. Finally, playfulness is an inner need which the child is preparing for life learning to cooperate with his fellows, living as a social being. Teacher and school should review their methodologies to make their lessons more enjoyable and arousing greater interest in learning. Every professional conscious of this reality, know how to use the playful in maximizing the potential of the child and his education as a whole. The organization and management of school work requires constant professional development, political, scientific, educational - of all school staff. Driving a school means knowing your reality, conduct monitoring and constant evaluation of the development of teachinglearning process, and analyze the results objectively, share successful experiences.O estudo teve como objetivos a contextualização e o desenvolvimento da ação docente nos seus aspectos pedagógicos e educacionais, observando entre outros, o planejamento e a implementação dos planos pedagógicos, bem como a estrutura organizacional na tentativa de resgatar a motivação dos alunos pelo ato de aprender. O que se fez, portanto, foi um estudo de natureza exploratória e descritiva na forma de pesquisa bibliográfica. Com este trabalho pretende-se proporcionar reflexões acerca do assunto uma vez que o mesmo é de fundamental importância para o processo ensino-aprendizagem. Estudos referentes ao tema proposto buscam sintetizar a importância do lúdico na educação, na busca de uma aprendizagem com mais sentido no que se refere ao desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social. Diante disso, se desejamos conhecer bem o mundo em que a criança vive, devemos fazer parte de seus brinquedos e brincadeiras. Enfim, ludicidade é uma necessidade interior onde a criança se prepara para a vida aprendendo a cooperar com seus semelhantes, convivendo como ser social. Cabe ao professor e a escola rever suas metodologias para tornar suas aulas mais prazerosas e despertar maior interesse na aprendizagem. Todo profissional consciente, desta realidade, saberá como utilizar o lúdico na valorização das potencialidades da criança e na sua educação como um todo. A organização e a gestão do trabalho escolar requerem o constante aperfeiçoamento profissionalpolítico, científico, pedagógico - de toda a equipe escolar. Dirigir uma escola implica conhecer bem seu estado real, observar e avaliar constantemente o desenvolvimento do processo de ensino, analisar com objetividade os resultados, e fazer compartilhar as experiências docentes bem-sucedidas.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoKrum, Myrian CunhaCervo, Irinita Bisognin2018-08-01T15:40:16Z2018-08-01T15:40:16Z2010-06-272010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13980ark:/26339/001300000kd14porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-08-01T15:40:16Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13980Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-08-01T15:40:16Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar Use playful in the construction of knowledge |
title |
O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar |
spellingShingle |
O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar Cervo, Irinita Bisognin Lúdico Ensino e aprendizagem Construção do conhecimento Playful Education and learning Construction of knowledge CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar |
title_full |
O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar |
title_fullStr |
O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar |
title_sort |
O lúdico como perspectiva pedagógica no contexto escolar |
author |
Cervo, Irinita Bisognin |
author_facet |
Cervo, Irinita Bisognin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Krum, Myrian Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cervo, Irinita Bisognin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lúdico Ensino e aprendizagem Construção do conhecimento Playful Education and learning Construction of knowledge CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Lúdico Ensino e aprendizagem Construção do conhecimento Playful Education and learning Construction of knowledge CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-27 2010 2018-08-01T15:40:16Z 2018-08-01T15:40:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13980 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000kd14 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13980 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000kd14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172355789422592 |