Tecnologia assistiva e salas de recursos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000wxq9 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12285 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017. |
id |
UFSM_71687b97ebaa44d788292f547f3865de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/12285 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia assistiva e salas de recursosAssistive technology and resource roomsTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)LudicidadeEducação infantilInformation and communication technologiesChild educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.This work aims to understand how the Special Education program is known as the Resource Room and its role in the process of inclusion of students with disabilities / special educational needs in the common teaching, as these rooms have as main objective to offer AEE in order to contribute to the appropriation of the scientific knowledge of these students and, in this way, contribute to their educational and social inclusion process.. When it is used by a student with a disability and aims to break down sensory, motor or cognitive barriers that limit / impede their access to information or limit / impede registration and expression of knowledge acquired by him; When they favor their access and active and autonomous participation in pedagogical projects; When they allow the manipulation of objects of study; When we realized that without this technological resource the active participation of the student in the learning challenge would be restricted or non-existent. Examples of AT in the educational context are differentiated mouse, virtual keyboards with scans and triggers, alternative communication software, text readers, extended texts, Braille texts, texts with symbols, accessible furniture, personal mobility resources, etc.Este trabalho visa compreender como se constitui o programa de educação especial denominado Sala de Recursos e seu papel no processo de inclusão de alunos com deficiência/necessidades educacionais especiais no ensino comum. Essas salas têm como principal objetivo oferecer Atendimento Educacional Especializado (AEE), de forma a contribuir para com a apropriação do conhecimento científico desses alunos e, dessa forma, contribuir para seu processo de inclusão escolar e social. Quando ela é utilizada por um aluno com deficiência e tem por objetivo romper barreiras sensoriais, motoras ou cognitivas que limitam/impedem seu acesso às informações ou limitam/impedem o registro e expressão sobre os conhecimentos adquiridos por ele; quando favorecem seu acesso e participação ativa e autônoma em projetos pedagógicos; quando possibilitam a manipulação de objetos de estudos; quando percebe-se que sem este recurso tecnológico a participação ativa do aluno no desafio de aprendizagem seria restrita ou inexistente.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de TecnologiaPereira, Adriana SoaresDelavy, Rozeni Centenaro2018-01-19T11:22:09Z2018-01-19T11:22:09Z2017-10-272017Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12285ark:/26339/001300000wxq9porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-01-19T11:22:10Zoai:repositorio.ufsm.br:1/12285Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-01-19T11:22:10Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva e salas de recursos Assistive technology and resource rooms |
title |
Tecnologia assistiva e salas de recursos |
spellingShingle |
Tecnologia assistiva e salas de recursos Delavy, Rozeni Centenaro TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) Ludicidade Educação infantil Information and communication technologies Child education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Tecnologia assistiva e salas de recursos |
title_full |
Tecnologia assistiva e salas de recursos |
title_fullStr |
Tecnologia assistiva e salas de recursos |
title_full_unstemmed |
Tecnologia assistiva e salas de recursos |
title_sort |
Tecnologia assistiva e salas de recursos |
author |
Delavy, Rozeni Centenaro |
author_facet |
Delavy, Rozeni Centenaro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Adriana Soares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delavy, Rozeni Centenaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) Ludicidade Educação infantil Information and communication technologies Child education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) Ludicidade Educação infantil Information and communication technologies Child education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-27 2017 2018-01-19T11:22:09Z 2018-01-19T11:22:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12285 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000wxq9 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12285 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000wxq9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172409956761600 |