O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000012jb9 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2162 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. |
id |
UFSM_725b8b5cd1c96aeb49fd15f5da5a2547 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2162 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusivaPolítica educacional brasileiraAtendimento educacional especializadoPráticas de governamentoMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.The current Brasilian educational policy in its intersection of Inclusive education and Spectial education has enabled to made this monograph. The main goal was to comprehend the specialized educational servers in the Brazilian educational policies in order to problematize the government practices in inclusive school. The study was based on Foucault theoretical approach. I investigated the following documents: a Política Nacional de Educação Especial2 (1994), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 3(2008), o Decreto nº 6.571, de 17th September, 2008;4 a Resolução CNE/CEB nº 4, de 2nd October, 20095; and Parecer CNE/CEB nº 13, 3rd June, 20096. In the analysis and discussion two unities were built the inclusion on preference condition and the inclusion on mandatory condition. The settings and the productivity in the specialized educational service in our educational policies proved to be possible due to inclusion time and spaces for the students with special needs in special services or in inclusive schools. In this context the logic and the operation in the Specialized Educational Service are developed man from the teachers’ continuous formation, from multi-resource rooms, from networks between family, professionals and communities. These materiality axes of Specialized Educational Service firmed on the rationality of risk management policy, mobilized for the management of education and schools, are running it and gather more subjects, more inclusive school action.A atual Política Educacional Brasileira, especificamente, os cruzamentos da Educação Inclusiva com a Educação Especial nesta, possibilitou a produção desta monografia. Nesta, objetivou-se compreender o atendimento educacional especializado nas políticas educacionais brasileiras a fim de problematizar as práticas de governamento na escola inclusiva. Para tal, tendo como referencial teórico os Estudos Foucaultianos em Educação, foram investigados os seguintes documentos: a Política Nacional de Educação Especial (1994) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), bem como o Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008; a Resolução CNE/CEB nº 4, de 02 de outubro de 2009; e o Parecer CNE/CEB nº 13, de 03 de junho de 2009. Na análise e discussão, constituíram-se duas unidades analíticas: a inclusão na condição de preferência e a inclusão na condição de obrigatoriedade. As configurações e a produtividade do atendimento educacional especializado nas políticas educacionais de nosso país mostraram-se possíveis devido aos espaços-tempos de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas modalidades de atendimento da Educação Especial e, na contemporaneidade, pela inclusão destes nas escolas inclusivas. Neste contexto, as lógicas e as operações do Atendimento Educacional Especializado desenvolvem-se a partir da formação continuada de professores, das salas de recursos multifuncionais, das redes entre família, profissionais e comunidade. Esses eixos de materialidade do AEE, calcados na racionalidade política da gerência do risco, mobilizada pela gestão da educação e da escola, fazem funcioná-lo e congregam cada vez mais sujeitos, cada vez mais ações na escola inclusiva.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoKrum, Myrian CunhaHermes, Simoni Timm2016-09-14T13:11:25Z2016-09-14T13:11:25Z2011-09-162011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2162ark:/26339/0013000012jb9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:59:21Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2162Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:59:21Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusiva |
title |
O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusiva |
spellingShingle |
O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusiva Hermes, Simoni Timm Política educacional brasileira Atendimento educacional especializado Práticas de governamento |
title_short |
O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusiva |
title_full |
O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusiva |
title_fullStr |
O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusiva |
title_full_unstemmed |
O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusiva |
title_sort |
O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusiva |
author |
Hermes, Simoni Timm |
author_facet |
Hermes, Simoni Timm |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Krum, Myrian Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hermes, Simoni Timm |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educacional brasileira Atendimento educacional especializado Práticas de governamento |
topic |
Política educacional brasileira Atendimento educacional especializado Práticas de governamento |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-16 2011 2016-09-14T13:11:25Z 2016-09-14T13:11:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2162 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000012jb9 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2162 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000012jb9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172436877901824 |