O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hermes, Simoni Timm
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000012jb9
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2162
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
id UFSM_725b8b5cd1c96aeb49fd15f5da5a2547
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2162
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusivaPolítica educacional brasileiraAtendimento educacional especializadoPráticas de governamentoMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.The current Brasilian educational policy in its intersection of Inclusive education and Spectial education has enabled to made this monograph. The main goal was to comprehend the specialized educational servers in the Brazilian educational policies in order to problematize the government practices in inclusive school. The study was based on Foucault theoretical approach. I investigated the following documents: a Política Nacional de Educação Especial2 (1994), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 3(2008), o Decreto nº 6.571, de 17th September, 2008;4 a Resolução CNE/CEB nº 4, de 2nd October, 20095; and Parecer CNE/CEB nº 13, 3rd June, 20096. In the analysis and discussion two unities were built the inclusion on preference condition and the inclusion on mandatory condition. The settings and the productivity in the specialized educational service in our educational policies proved to be possible due to inclusion time and spaces for the students with special needs in special services or in inclusive schools. In this context the logic and the operation in the Specialized Educational Service are developed man from the teachers’ continuous formation, from multi-resource rooms, from networks between family, professionals and communities. These materiality axes of Specialized Educational Service firmed on the rationality of risk management policy, mobilized for the management of education and schools, are running it and gather more subjects, more inclusive school action.A atual Política Educacional Brasileira, especificamente, os cruzamentos da Educação Inclusiva com a Educação Especial nesta, possibilitou a produção desta monografia. Nesta, objetivou-se compreender o atendimento educacional especializado nas políticas educacionais brasileiras a fim de problematizar as práticas de governamento na escola inclusiva. Para tal, tendo como referencial teórico os Estudos Foucaultianos em Educação, foram investigados os seguintes documentos: a Política Nacional de Educação Especial (1994) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), bem como o Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008; a Resolução CNE/CEB nº 4, de 02 de outubro de 2009; e o Parecer CNE/CEB nº 13, de 03 de junho de 2009. Na análise e discussão, constituíram-se duas unidades analíticas: a inclusão na condição de preferência e a inclusão na condição de obrigatoriedade. As configurações e a produtividade do atendimento educacional especializado nas políticas educacionais de nosso país mostraram-se possíveis devido aos espaços-tempos de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas modalidades de atendimento da Educação Especial e, na contemporaneidade, pela inclusão destes nas escolas inclusivas. Neste contexto, as lógicas e as operações do Atendimento Educacional Especializado desenvolvem-se a partir da formação continuada de professores, das salas de recursos multifuncionais, das redes entre família, profissionais e comunidade. Esses eixos de materialidade do AEE, calcados na racionalidade política da gerência do risco, mobilizada pela gestão da educação e da escola, fazem funcioná-lo e congregam cada vez mais sujeitos, cada vez mais ações na escola inclusiva.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoKrum, Myrian CunhaHermes, Simoni Timm2016-09-14T13:11:25Z2016-09-14T13:11:25Z2011-09-162011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2162ark:/26339/0013000012jb9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:59:21Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2162Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:59:21Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusiva
title O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusiva
spellingShingle O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusiva
Hermes, Simoni Timm
Política educacional brasileira
Atendimento educacional especializado
Práticas de governamento
title_short O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusiva
title_full O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusiva
title_fullStr O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusiva
title_full_unstemmed O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusiva
title_sort O atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusiva
author Hermes, Simoni Timm
author_facet Hermes, Simoni Timm
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Krum, Myrian Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Hermes, Simoni Timm
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional brasileira
Atendimento educacional especializado
Práticas de governamento
topic Política educacional brasileira
Atendimento educacional especializado
Práticas de governamento
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-16
2011
2016-09-14T13:11:25Z
2016-09-14T13:11:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2162
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000012jb9
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2162
identifier_str_mv ark:/26339/0013000012jb9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172436877901824