Jogos educacionais no processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000002x80 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14979 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. |
id |
UFSM_753be1d72be211d22b7fcb6302b90ed8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/14979 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos educacionais no processo de alfabetizaçãoEducational games in the literacy processAlfabetizaçãoTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)Jogos educacionaisLiteracyInformation and communication technologiesEducational gamesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.The objective of this work is to investigate how Information and Communication Technologies (ICTs) can help the literacy process of students in elementary school, specifically the 1st Year. In this context, there was a bibliographical survey about the support of ICTs in education, especially games, and research on games that have the potential to support literacy. To verify the feasibility, some educational games were applied in the classroom, analyzing the results of the class. Considering the pre-session questionnaires it was detected that the majority of the class has access to computers, tablets or smartphones in their residences; However, there are indications that this technology has not been used naturally by them for educational purposes because they presented difficulties in the literacy during the activity and did not mention educational games in their preferences. Whereas, during the classes of this project, the development in the formation of words flowed constantly. This clue suggests the importance of teachers in presenting and motivating the use of educational games to students. In this way, Information and Communication Technologies (ICTs) are strong allies in the teaching-learning process of literacy, so much so that teachers can always innovate their lesson plans, as a way to motivate learners. In addition, parent / guardian partnership is also imperative.O objetivo deste trabalho é investigar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ajudar o processo de alfabetização dos estudantes no Ensino Fundamental, mais precisamente o 1ºAno. Neste contexto, houve o levantamento bibliográfico sobre o apoio das TICs na educação, em especial os jogos, e pesquisas sobre jogos que têm o potencial de auxiliar a alfabetização. Para verificar a viabilidade, foram aplicados alguns jogos educacionais em sala de aula, analisando os resultados da turma. Considerando os questionários pré-sessão foi detectado que a maioria da turma tem acesso a computadores, tablets ou smartphones em suas residências; contudo, há indícios de que essa tecnologia não tem sido utilizada naturalmente por eles para fins educativos, pois eles apresentaram dificuldades na lectoescrita durante a atividade e, não mencionaram jogos educativos em suas preferências. Visto que, durante as aulas deste projeto, o desenvolvimento na formação de palavras fluiu constantemente. Este indício sugere a importância dos professores em apresentar e motivar o uso dos jogos educacionais aos alunos. Desta forma, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são fortes aliadas no processo de ensino-aprendizagem da alfabetização, tanto é que os professores podem estar sempre inovando seus planos de aula, como forma de motivar os educandos. Além disto, a parceria dos pais/responsáveis também é imprescindível.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasSilva, Marcos Alexandre RoseMallmann, Angelica Patricia2018-11-29T12:58:08Z2018-11-29T12:58:08Z2017-06-232017Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14979ark:/26339/0013000002x80porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-01-16T12:51:38Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14979Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-01-16T12:51:38Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos educacionais no processo de alfabetização Educational games in the literacy process |
title |
Jogos educacionais no processo de alfabetização |
spellingShingle |
Jogos educacionais no processo de alfabetização Mallmann, Angelica Patricia Alfabetização TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) Jogos educacionais Literacy Information and communication technologies Educational games CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Jogos educacionais no processo de alfabetização |
title_full |
Jogos educacionais no processo de alfabetização |
title_fullStr |
Jogos educacionais no processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Jogos educacionais no processo de alfabetização |
title_sort |
Jogos educacionais no processo de alfabetização |
author |
Mallmann, Angelica Patricia |
author_facet |
Mallmann, Angelica Patricia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Marcos Alexandre Rose |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mallmann, Angelica Patricia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) Jogos educacionais Literacy Information and communication technologies Educational games CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Alfabetização TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) Jogos educacionais Literacy Information and communication technologies Educational games CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-23 2017 2018-11-29T12:58:08Z 2018-11-29T12:58:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14979 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000002x80 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14979 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000002x80 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172272177020928 |