Jogos educacionais no processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mallmann, Angelica Patricia
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000002x80
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14979
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.
id UFSM_753be1d72be211d22b7fcb6302b90ed8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/14979
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Jogos educacionais no processo de alfabetizaçãoEducational games in the literacy processAlfabetizaçãoTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)Jogos educacionaisLiteracyInformation and communication technologiesEducational gamesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.The objective of this work is to investigate how Information and Communication Technologies (ICTs) can help the literacy process of students in elementary school, specifically the 1st Year. In this context, there was a bibliographical survey about the support of ICTs in education, especially games, and research on games that have the potential to support literacy. To verify the feasibility, some educational games were applied in the classroom, analyzing the results of the class. Considering the pre-session questionnaires it was detected that the majority of the class has access to computers, tablets or smartphones in their residences; However, there are indications that this technology has not been used naturally by them for educational purposes because they presented difficulties in the literacy during the activity and did not mention educational games in their preferences. Whereas, during the classes of this project, the development in the formation of words flowed constantly. This clue suggests the importance of teachers in presenting and motivating the use of educational games to students. In this way, Information and Communication Technologies (ICTs) are strong allies in the teaching-learning process of literacy, so much so that teachers can always innovate their lesson plans, as a way to motivate learners. In addition, parent / guardian partnership is also imperative.O objetivo deste trabalho é investigar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ajudar o processo de alfabetização dos estudantes no Ensino Fundamental, mais precisamente o 1ºAno. Neste contexto, houve o levantamento bibliográfico sobre o apoio das TICs na educação, em especial os jogos, e pesquisas sobre jogos que têm o potencial de auxiliar a alfabetização. Para verificar a viabilidade, foram aplicados alguns jogos educacionais em sala de aula, analisando os resultados da turma. Considerando os questionários pré-sessão foi detectado que a maioria da turma tem acesso a computadores, tablets ou smartphones em suas residências; contudo, há indícios de que essa tecnologia não tem sido utilizada naturalmente por eles para fins educativos, pois eles apresentaram dificuldades na lectoescrita durante a atividade e, não mencionaram jogos educativos em suas preferências. Visto que, durante as aulas deste projeto, o desenvolvimento na formação de palavras fluiu constantemente. Este indício sugere a importância dos professores em apresentar e motivar o uso dos jogos educacionais aos alunos. Desta forma, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são fortes aliadas no processo de ensino-aprendizagem da alfabetização, tanto é que os professores podem estar sempre inovando seus planos de aula, como forma de motivar os educandos. Além disto, a parceria dos pais/responsáveis também é imprescindível.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasSilva, Marcos Alexandre RoseMallmann, Angelica Patricia2018-11-29T12:58:08Z2018-11-29T12:58:08Z2017-06-232017Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14979ark:/26339/0013000002x80porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-01-16T12:51:38Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14979Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-01-16T12:51:38Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos educacionais no processo de alfabetização
Educational games in the literacy process
title Jogos educacionais no processo de alfabetização
spellingShingle Jogos educacionais no processo de alfabetização
Mallmann, Angelica Patricia
Alfabetização
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)
Jogos educacionais
Literacy
Information and communication technologies
Educational games
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Jogos educacionais no processo de alfabetização
title_full Jogos educacionais no processo de alfabetização
title_fullStr Jogos educacionais no processo de alfabetização
title_full_unstemmed Jogos educacionais no processo de alfabetização
title_sort Jogos educacionais no processo de alfabetização
author Mallmann, Angelica Patricia
author_facet Mallmann, Angelica Patricia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marcos Alexandre Rose
dc.contributor.author.fl_str_mv Mallmann, Angelica Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)
Jogos educacionais
Literacy
Information and communication technologies
Educational games
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Alfabetização
TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)
Jogos educacionais
Literacy
Information and communication technologies
Educational games
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-23
2017
2018-11-29T12:58:08Z
2018-11-29T12:58:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14979
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000002x80
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14979
identifier_str_mv ark:/26339/0013000002x80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172272177020928