Programa "Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação" e ações de formação continuada de professores e nas práticas escolares: um estudo de caso no município de Arroio do Tigre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hermes, Rosméri
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000pwkx
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2157
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
id UFSM_7d19fd09d387ec74e2de2d74c3eac8e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2157
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Programa "Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação" e ações de formação continuada de professores e nas práticas escolares: um estudo de caso no município de Arroio do Tigre/RS“Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação” program and continued teacher’s formation actions in scholar practices: a study case in Arroio do Tigre/RSGestão educacionalGestão escolarFormação continuada de professoresAlfabetizar letrandoMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.Basic education’s quality is legitimized in legal documents which regulate public education in different modalities and levels. Thus public school education’s quality is related to scholar management changes, as well as in the government agencies. Due to the relation between scholar management and educational management, there is this monograph. Comprehending the “Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação3” program managemnt, the work aimed to analyse and discuss organization and contribution from “Pró-Letramento – Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental – Alfabetização e Linguagem4” course to local scholar practices. In order to achieve this goal a case study with qualitative approach was chosen. Based on data analysis and discussion major changes in the learning and children’s development processes were recognized during the application of this method of literacy, that particularly was based in theoretical and practical systematization of capacities, knowledge and attitudes that might be introduced, worked and consolidated in the first three years of literacy around the distinct axes of Portuguese language teaching. Consequently, it is possible to understand the urgency in the articulation of continued teacher’s formation attempting to retrieve all teachers in the same study line. So to comprehend the needy of linking together scholar management and educational management is indispensable to corroborate to pedagogical practices changes and exclusion process overcoming inside schools.A qualidade da Educação Básica está legitimada nos documentos legais que normatizam a educação pública nos diferentes níveis e modalidades. Nesse sentido, a qualidade da educação das escolas públicas passa pelas mudanças no âmbito da gestão escolar, bem como das Secretarias de Educação. Diante dessa relação entre gestão educacional e gestão escolar, inscreve-se esta monografia de especialização. Ao compreender a gestão do programa “Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação” objetivou-se analisar e discutir a organização e as contribuições do Curso “Pró-Letramento – Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental – Alfabetização e Linguagem” nas práticas escolares arroiotigrenses. Para tal, optouse pela abordagem de cunho qualitativo na qual se encontra o estudo de caso. A partir da análise e discussão dos dados, pode-se perceber mudanças significativas nos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças/adolescentes que vivenciaram a proposta pedagógica que consiste em alfabetizar letrando, especificamente, embasada numa sistematização teórica e prática de capacidades, conhecimentos e atitudes que devem ser introduzidas, trabalhadas e consolidadas no decorrer do 1º, 2º, 3º anos iniciais de alfabetização, nos distintos eixos da língua portuguesa. Dessa maneira, entende-se a urgência em articular cursos de formação continuada de professores no intuito de resgatar todo o quadro de profissionais numa mesma linha de estudo. Portanto, compreender a necessidade de ligação entre a gestão escolar e a gestão educacional faz-se imprescindível para contribuir com as mudanças nas práticas pedagógicas e com a superação dos processos de exclusão existentes dentro das próprias instituições escolares.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoKrum, Myrian CunhaHermes, Rosméri2016-09-13T14:37:36Z2016-09-13T14:37:36Z2011-09-162011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2157ark:/26339/001300000pwkxporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T23:00:16Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T23:00:16Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa "Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação" e ações de formação continuada de professores e nas práticas escolares: um estudo de caso no município de Arroio do Tigre/RS
“Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação” program and continued teacher’s formation actions in scholar practices: a study case in Arroio do Tigre/RS
title Programa "Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação" e ações de formação continuada de professores e nas práticas escolares: um estudo de caso no município de Arroio do Tigre/RS
spellingShingle Programa "Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação" e ações de formação continuada de professores e nas práticas escolares: um estudo de caso no município de Arroio do Tigre/RS
Hermes, Rosméri
Gestão educacional
Gestão escolar
Formação continuada de professores
Alfabetizar letrando
title_short Programa "Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação" e ações de formação continuada de professores e nas práticas escolares: um estudo de caso no município de Arroio do Tigre/RS
title_full Programa "Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação" e ações de formação continuada de professores e nas práticas escolares: um estudo de caso no município de Arroio do Tigre/RS
title_fullStr Programa "Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação" e ações de formação continuada de professores e nas práticas escolares: um estudo de caso no município de Arroio do Tigre/RS
title_full_unstemmed Programa "Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação" e ações de formação continuada de professores e nas práticas escolares: um estudo de caso no município de Arroio do Tigre/RS
title_sort Programa "Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação" e ações de formação continuada de professores e nas práticas escolares: um estudo de caso no município de Arroio do Tigre/RS
author Hermes, Rosméri
author_facet Hermes, Rosméri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Krum, Myrian Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Hermes, Rosméri
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão educacional
Gestão escolar
Formação continuada de professores
Alfabetizar letrando
topic Gestão educacional
Gestão escolar
Formação continuada de professores
Alfabetizar letrando
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-16
2011
2016-09-13T14:37:36Z
2016-09-13T14:37:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2157
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000pwkx
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2157
identifier_str_mv ark:/26339/001300000pwkx
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172375739629568