O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Portira Teixeira Machado de
Data de Publicação: 2023
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000015dhq
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31128
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade compreender o processo de inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. A pesquisa tem como objetivo descrever como ocorre o processo de inclusão das crianças com autismo na Educação Infantil, bem como discutir sobre o papel da escola nesse processo. Caberá ainda problematizar a respeito da construção de práticas pedagógicas inclusivas para todas as crianças, inspirada nos pressupostos teóricos da psicanálise. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, enquanto que, para a análise dos resultados será utilizado a análise textual discursiva. Realizou-se um levantamento das publicações sobre a inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil, usando como base de dados o site da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Diante dessa pesquisa foi possível compreender a importância de debatermos a temática da inclusão de crianças com autismo, cada dia mais presente no cotidiano escolar, desafiando os professores quanto às práticas pedagógicas desenvolvidas.
id UFSM_9512bbe8dcfa04933183431287eea4ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/31128
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação InfantilAutismoEducação InfantilInclusãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALO presente trabalho tem como finalidade compreender o processo de inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. A pesquisa tem como objetivo descrever como ocorre o processo de inclusão das crianças com autismo na Educação Infantil, bem como discutir sobre o papel da escola nesse processo. Caberá ainda problematizar a respeito da construção de práticas pedagógicas inclusivas para todas as crianças, inspirada nos pressupostos teóricos da psicanálise. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, enquanto que, para a análise dos resultados será utilizado a análise textual discursiva. Realizou-se um levantamento das publicações sobre a inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil, usando como base de dados o site da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Diante dessa pesquisa foi possível compreender a importância de debatermos a temática da inclusão de crianças com autismo, cada dia mais presente no cotidiano escolar, desafiando os professores quanto às práticas pedagógicas desenvolvidas.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoAlves, Márcia DoralinaFREITAS, Portira Teixeira Machado de2024-01-12T12:55:46Z2024-01-12T12:55:46Z2023-07-062023-07-10Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31128ark:/26339/0013000015dhqporAttribution-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2024-01-12T12:55:46Zoai:repositorio.ufsm.br:1/31128Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2024-01-12T12:55:46Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação Infantil
title O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação Infantil
spellingShingle O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação Infantil
FREITAS, Portira Teixeira Machado de
Autismo
Educação Infantil
Inclusão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação Infantil
title_full O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação Infantil
title_fullStr O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação Infantil
title_full_unstemmed O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação Infantil
title_sort O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação Infantil
author FREITAS, Portira Teixeira Machado de
author_facet FREITAS, Portira Teixeira Machado de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Márcia Doralina
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, Portira Teixeira Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Educação Infantil
Inclusão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
topic Autismo
Educação Infantil
Inclusão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description O presente trabalho tem como finalidade compreender o processo de inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. A pesquisa tem como objetivo descrever como ocorre o processo de inclusão das crianças com autismo na Educação Infantil, bem como discutir sobre o papel da escola nesse processo. Caberá ainda problematizar a respeito da construção de práticas pedagógicas inclusivas para todas as crianças, inspirada nos pressupostos teóricos da psicanálise. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, enquanto que, para a análise dos resultados será utilizado a análise textual discursiva. Realizou-se um levantamento das publicações sobre a inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil, usando como base de dados o site da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Diante dessa pesquisa foi possível compreender a importância de debatermos a temática da inclusão de crianças com autismo, cada dia mais presente no cotidiano escolar, desafiando os professores quanto às práticas pedagógicas desenvolvidas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-06
2023-07-10
2024-01-12T12:55:46Z
2024-01-12T12:55:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31128
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000015dhq
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31128
identifier_str_mv ark:/26339/0013000015dhq
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172452735516672