O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000015dhq |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31128 |
Resumo: | O presente trabalho tem como finalidade compreender o processo de inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. A pesquisa tem como objetivo descrever como ocorre o processo de inclusão das crianças com autismo na Educação Infantil, bem como discutir sobre o papel da escola nesse processo. Caberá ainda problematizar a respeito da construção de práticas pedagógicas inclusivas para todas as crianças, inspirada nos pressupostos teóricos da psicanálise. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, enquanto que, para a análise dos resultados será utilizado a análise textual discursiva. Realizou-se um levantamento das publicações sobre a inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil, usando como base de dados o site da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Diante dessa pesquisa foi possível compreender a importância de debatermos a temática da inclusão de crianças com autismo, cada dia mais presente no cotidiano escolar, desafiando os professores quanto às práticas pedagógicas desenvolvidas. |
id |
UFSM_9512bbe8dcfa04933183431287eea4ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/31128 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação InfantilAutismoEducação InfantilInclusãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALO presente trabalho tem como finalidade compreender o processo de inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. A pesquisa tem como objetivo descrever como ocorre o processo de inclusão das crianças com autismo na Educação Infantil, bem como discutir sobre o papel da escola nesse processo. Caberá ainda problematizar a respeito da construção de práticas pedagógicas inclusivas para todas as crianças, inspirada nos pressupostos teóricos da psicanálise. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, enquanto que, para a análise dos resultados será utilizado a análise textual discursiva. Realizou-se um levantamento das publicações sobre a inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil, usando como base de dados o site da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Diante dessa pesquisa foi possível compreender a importância de debatermos a temática da inclusão de crianças com autismo, cada dia mais presente no cotidiano escolar, desafiando os professores quanto às práticas pedagógicas desenvolvidas.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoAlves, Márcia DoralinaFREITAS, Portira Teixeira Machado de2024-01-12T12:55:46Z2024-01-12T12:55:46Z2023-07-062023-07-10Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31128ark:/26339/0013000015dhqporAttribution-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2024-01-12T12:55:46Zoai:repositorio.ufsm.br:1/31128Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2024-01-12T12:55:46Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação Infantil |
title |
O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação Infantil |
spellingShingle |
O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação Infantil FREITAS, Portira Teixeira Machado de Autismo Educação Infantil Inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
title_short |
O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação Infantil |
title_full |
O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação Infantil |
title_fullStr |
O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação Infantil |
title_sort |
O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação Infantil |
author |
FREITAS, Portira Teixeira Machado de |
author_facet |
FREITAS, Portira Teixeira Machado de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Márcia Doralina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FREITAS, Portira Teixeira Machado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Educação Infantil Inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
topic |
Autismo Educação Infantil Inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
O presente trabalho tem como finalidade compreender o processo de inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. A pesquisa tem como objetivo descrever como ocorre o processo de inclusão das crianças com autismo na Educação Infantil, bem como discutir sobre o papel da escola nesse processo. Caberá ainda problematizar a respeito da construção de práticas pedagógicas inclusivas para todas as crianças, inspirada nos pressupostos teóricos da psicanálise. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, enquanto que, para a análise dos resultados será utilizado a análise textual discursiva. Realizou-se um levantamento das publicações sobre a inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil, usando como base de dados o site da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Diante dessa pesquisa foi possível compreender a importância de debatermos a temática da inclusão de crianças com autismo, cada dia mais presente no cotidiano escolar, desafiando os professores quanto às práticas pedagógicas desenvolvidas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-06 2023-07-10 2024-01-12T12:55:46Z 2024-01-12T12:55:46Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31128 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000015dhq |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31128 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000015dhq |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172452735516672 |