A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000013rt2 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17718 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010. |
id |
UFSM_9eefd5a985695d9eb8ce8d14323b709d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/17718 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regularThe inclusion of students with deafness in regular school common roomInclusãoEnsino regularNecessidades educacionais especiaisRegular school inclusionSpecial educational needsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010.This study is about the inclusion of students with deafness in regular school common room. The interest in addressing this issue is due to my involvement in issues of inclusive education, especially for the deaf student. The search is directed from the following problem: how to face the challenge of literate children with deafness in regular school common room? The goals of this research is to acquire knowledge of the instruments that enable the construction of knowledge learners, in the process of inclusion of students with deafness in regular school common room and share experiences that contribute to the production of alternative materials and educational methodologies that recognise and value the deaf identity in teaching learning process. The subjects involved are teachers, students and families. As the methodology I chose a field research, through observation and interviews with professionals in the school. It is therefore concluded that students with deafness, are entitled to study in regular schools, regardless of their degree or type of deafness, which are multiple. However it is the duty of the education system through their responsible, promote the necessary adaptations for accessibility professionals, educational material, adapted curriculum, bilingual education, instructor and interpreter pounds (Brazilian sign language), to provide the student with deafnessa satisfactory income from his learning. Therefore realizes that today all people are worthy of the same rights.Este estudo trata sobre a inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular. O interesse em abordar este tema deve-se ao meu envolvimento nas questões de educação inclusiva, principalmente no que diz respeito ao aluno surdo. A pesquisa é direcionada a partir do seguinte problema: Como enfrentar o desafio de alfabetizar a criança com surdez na sala comum do ensino regular? Os objetivos desta pesquisa é adquirir conhecimentos dos instrumentos que possibilitam a construção dos saberes discentes, no processo de inclusão de alunos com surdez em sala comum do ensino regular e compartilhar experiências pedagógicas que contribuam com a confecção de materiais didáticos alternativos e de metodologias educacionais que reconheçam e valorizam a identidade surda no processo ensino aprendizagem.Os sujeitos envolvidos são os docentes, os discentes e as famílias. Como metodologia optei por uma pesquisa de campo, através da observação e entrevistas com os profissionais da escola. Conclui-se, que os alunos com surdez, têm direito de estudar em escolas regulares, independente do seu grau ou tipo de surdez, que são vários. Porém é dever do sistema de ensino através de seus responsáveis, promover as adaptações necessárias no que diz respeito a acessibilidade, profissionais capacitados, material pedagógico, currículo adaptado, educação bilíngüe, instrutor e intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), para proporcionar ao aluno com surdez, um rendimento satisfatório de sua aprendizagem. Portanto percebe-se que atualmente todas as pessoas são dignas dos mesmos direitos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoCosta, Fátima Terezinha Lopes daTeixeira, Vany de Souza Carneiro e2019-08-06T15:47:49Z2019-08-06T15:47:49Z2010-12-202010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17718ark:/26339/0013000013rt2porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-08-07T06:03:21Zoai:repositorio.ufsm.br:1/17718Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-08-07T06:03:21Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular The inclusion of students with deafness in regular school common room |
title |
A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular |
spellingShingle |
A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular Teixeira, Vany de Souza Carneiro e Inclusão Ensino regular Necessidades educacionais especiais Regular school inclusion Special educational needs CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular |
title_full |
A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular |
title_fullStr |
A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular |
title_full_unstemmed |
A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular |
title_sort |
A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular |
author |
Teixeira, Vany de Souza Carneiro e |
author_facet |
Teixeira, Vany de Souza Carneiro e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Fátima Terezinha Lopes da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Vany de Souza Carneiro e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Ensino regular Necessidades educacionais especiais Regular school inclusion Special educational needs CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Inclusão Ensino regular Necessidades educacionais especiais Regular school inclusion Special educational needs CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-20 2010 2019-08-06T15:47:49Z 2019-08-06T15:47:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17718 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000013rt2 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17718 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000013rt2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172443516436480 |