A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Vany de Souza Carneiro e
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000013rt2
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17718
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010.
id UFSM_9eefd5a985695d9eb8ce8d14323b709d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/17718
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regularThe inclusion of students with deafness in regular school common roomInclusãoEnsino regularNecessidades educacionais especiaisRegular school inclusionSpecial educational needsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010.This study is about the inclusion of students with deafness in regular school common room. The interest in addressing this issue is due to my involvement in issues of inclusive education, especially for the deaf student. The search is directed from the following problem: how to face the challenge of literate children with deafness in regular school common room? The goals of this research is to acquire knowledge of the instruments that enable the construction of knowledge learners, in the process of inclusion of students with deafness in regular school common room and share experiences that contribute to the production of alternative materials and educational methodologies that recognise and value the deaf identity in teaching learning process. The subjects involved are teachers, students and families. As the methodology I chose a field research, through observation and interviews with professionals in the school. It is therefore concluded that students with deafness, are entitled to study in regular schools, regardless of their degree or type of deafness, which are multiple. However it is the duty of the education system through their responsible, promote the necessary adaptations for accessibility professionals, educational material, adapted curriculum, bilingual education, instructor and interpreter pounds (Brazilian sign language), to provide the student with deafnessa satisfactory income from his learning. Therefore realizes that today all people are worthy of the same rights.Este estudo trata sobre a inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular. O interesse em abordar este tema deve-se ao meu envolvimento nas questões de educação inclusiva, principalmente no que diz respeito ao aluno surdo. A pesquisa é direcionada a partir do seguinte problema: Como enfrentar o desafio de alfabetizar a criança com surdez na sala comum do ensino regular? Os objetivos desta pesquisa é adquirir conhecimentos dos instrumentos que possibilitam a construção dos saberes discentes, no processo de inclusão de alunos com surdez em sala comum do ensino regular e compartilhar experiências pedagógicas que contribuam com a confecção de materiais didáticos alternativos e de metodologias educacionais que reconheçam e valorizam a identidade surda no processo ensino aprendizagem.Os sujeitos envolvidos são os docentes, os discentes e as famílias. Como metodologia optei por uma pesquisa de campo, através da observação e entrevistas com os profissionais da escola. Conclui-se, que os alunos com surdez, têm direito de estudar em escolas regulares, independente do seu grau ou tipo de surdez, que são vários. Porém é dever do sistema de ensino através de seus responsáveis, promover as adaptações necessárias no que diz respeito a acessibilidade, profissionais capacitados, material pedagógico, currículo adaptado, educação bilíngüe, instrutor e intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), para proporcionar ao aluno com surdez, um rendimento satisfatório de sua aprendizagem. Portanto percebe-se que atualmente todas as pessoas são dignas dos mesmos direitos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoCosta, Fátima Terezinha Lopes daTeixeira, Vany de Souza Carneiro e2019-08-06T15:47:49Z2019-08-06T15:47:49Z2010-12-202010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17718ark:/26339/0013000013rt2porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-08-07T06:03:21Zoai:repositorio.ufsm.br:1/17718Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-08-07T06:03:21Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular
The inclusion of students with deafness in regular school common room
title A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular
spellingShingle A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular
Teixeira, Vany de Souza Carneiro e
Inclusão
Ensino regular
Necessidades educacionais especiais
Regular school inclusion
Special educational needs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular
title_full A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular
title_fullStr A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular
title_full_unstemmed A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular
title_sort A inclusão escolar de alunos com surdez em sala comum do ensino regular
author Teixeira, Vany de Souza Carneiro e
author_facet Teixeira, Vany de Souza Carneiro e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fátima Terezinha Lopes da
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Vany de Souza Carneiro e
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Ensino regular
Necessidades educacionais especiais
Regular school inclusion
Special educational needs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Inclusão
Ensino regular
Necessidades educacionais especiais
Regular school inclusion
Special educational needs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-20
2010
2019-08-06T15:47:49Z
2019-08-06T15:47:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17718
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000013rt2
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17718
identifier_str_mv ark:/26339/0013000013rt2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172443516436480