ZH em ZH: valores agenciados na discursivização da cultura organizacional em Cartas do Editor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6293 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
UFSM_a43ee3e2d3b24e24eb59e3a8bff75b8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/6293 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
ZH em ZH: valores agenciados na discursivização da cultura organizacional em Cartas do EditorOrganizaçãoAuto-referencialidadeCultura organizacionalValoresCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorToda organização estabelece uma relação de comunicação com seus públicos a fim de fidelizá-los e, assim, preservar sua existência. Zero Hora (ZH), enquanto organização, do mesmo modo necessita conquistar a credibilidade de seus públicos e, para isso, age estrategicamente falando de si em Cartas do Editor . O foco de análise são as operações auto-referenciais pelas quais a enunciação da organização midiática indica valores de sua cultura, discursivizando seus modos de ser, pensar e agir. A discursivização da cultura organizacional pela estratégia auto-referencial é uma escolha do enunciador operada com o intuito de produzir efeitos de imagem sobre si. A partir destas considerações, foi-se em busca de desvendar como se dá o processo de significação do discurso da cultura organizacional em Cartas do Editor de Zero Hora a partir da análise dos discursos verbais e icônicos sob a perspectiva semiológica. Observou-se que os principais valores agenciados foram os de credibilidade, qualidade e responsabilidade com fins de produzir efeitos de sentido de imagem sobre si.Universidade Federal de Santa MariaBRComunicaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPeruzzolo, Adair Caetanohttp://lattes.cnpq.br/4460592682333218Mortari, Elisângela Carlosso Machadohttp://lattes.cnpq.br/4669995023840359Borelli, Vivianehttp://lattes.cnpq.br/0710124685911526Casaroli, Lutiana2017-02-062017-02-062009-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCASAROLI, Lutiana. ZH em ZH: valores agenciados na discursivização da cultura organizacional em Cartas do Editor . 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6293porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-08-15T13:25:18Zoai:repositorio.ufsm.br:1/6293Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-08-15T13:25:18Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ZH em ZH: valores agenciados na discursivização da cultura organizacional em Cartas do Editor |
title |
ZH em ZH: valores agenciados na discursivização da cultura organizacional em Cartas do Editor |
spellingShingle |
ZH em ZH: valores agenciados na discursivização da cultura organizacional em Cartas do Editor Casaroli, Lutiana Organização Auto-referencialidade Cultura organizacional Valores CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
ZH em ZH: valores agenciados na discursivização da cultura organizacional em Cartas do Editor |
title_full |
ZH em ZH: valores agenciados na discursivização da cultura organizacional em Cartas do Editor |
title_fullStr |
ZH em ZH: valores agenciados na discursivização da cultura organizacional em Cartas do Editor |
title_full_unstemmed |
ZH em ZH: valores agenciados na discursivização da cultura organizacional em Cartas do Editor |
title_sort |
ZH em ZH: valores agenciados na discursivização da cultura organizacional em Cartas do Editor |
author |
Casaroli, Lutiana |
author_facet |
Casaroli, Lutiana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peruzzolo, Adair Caetano http://lattes.cnpq.br/4460592682333218 Mortari, Elisângela Carlosso Machado http://lattes.cnpq.br/4669995023840359 Borelli, Viviane http://lattes.cnpq.br/0710124685911526 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casaroli, Lutiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização Auto-referencialidade Cultura organizacional Valores CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Organização Auto-referencialidade Cultura organizacional Valores CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-23 2017-02-06 2017-02-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASAROLI, Lutiana. ZH em ZH: valores agenciados na discursivização da cultura organizacional em Cartas do Editor . 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6293 |
identifier_str_mv |
CASAROLI, Lutiana. ZH em ZH: valores agenciados na discursivização da cultura organizacional em Cartas do Editor . 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009. |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria BR Comunicação UFSM Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria BR Comunicação UFSM Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1805922018552446976 |