Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000254m |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31253 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023. |
id |
UFSM_b7cbd33647367ac54dea40606f1ec043 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/31253 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionistaContinuing education and pedagogical qualification in care for students with dyslexia: analysys os an extensionist actionDislexiaFormação continuadaEscola inclusivaDyslexiaContinuing educationInclusive schoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023.Based on an experience with the extension project “Dyslexia: teacher training from the perspective of inclusive education” developed in 2023 at a Municipal Elementary School in Santa Maria (RS), the question is whether continued training enabled qualification of the teaching staff's pedagogical action regarding the teaching and learning process from the perspective of inclusive and equitable quality education for students with dyslexia. In this context, the following objectives were defined for the proposed study: investigate the impacts on teaching based on the continuing training actions proposed by the project; investigate the effects of project actions on the teaching and learning process of students with dyslexia; identify the contributions of collaborative teaching and UDL to the student inclusion process. The work was qualitative research in nature and the questionnaire was the method used to collect data. The instrument was answered by five elementary school teachers who had students diagnosed with dyslexia in their classes. The results indicate that the project's actions provided the participating teachers with relevant knowledge on the proposed themes, in order to qualify teaching action from the perspective of inclusive, equitable and quality education for students with dyslexia.A partir de uma experiência com o projeto de extensão “Dislexia: formação docente na perspectiva da educação inclusiva” desenvolvido no ano de 2023 em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria (RS), questiona-se se a formação continuada possibilitou a qualificação da ação pedagógica do corpo docente no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem na perspectiva educação inclusiva e equitativa de qualidade aos estudantes com dislexia. Neste contexto, para o estudo proposto foram definidos os seguintes objetivos: investigar os impactos na docência a partir das ações de formação continuada propostas pelo projeto; investigar os efeitos das ações do projeto no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com dislexia; identificar as contribuições do ensino colaborativo e do DUA para o processo de inclusão dos estudantes. O trabalho teve como natureza a pesquisa qualitativa e o questionário foi o método utilizado para a coleta de dados. O instrumento foi respondido por cinco professoras do ensino fundamental que tinham em suas turmas estudantes com o diagnóstico de dislexia. Os resultados indicam que as ações do projeto proporcionaram para as professoras participantes os conhecimentos relevantes sobre as temáticas propostas, de modo a qualificar a ação docente na perspectiva da educação inclusiva, equitativa e de qualidade aos estudantes com dislexia.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoTonini, AndréaMoro, Lauriane Oliveira2024-01-24T12:36:07Z2024-01-24T12:36:07Z2023-12-182023Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31253ark:/26339/001300000254mporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2024-01-24T12:36:07Zoai:repositorio.ufsm.br:1/31253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2024-01-24T12:36:07Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista Continuing education and pedagogical qualification in care for students with dyslexia: analysys os an extensionist action |
title |
Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista |
spellingShingle |
Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista Moro, Lauriane Oliveira Dislexia Formação continuada Escola inclusiva Dyslexia Continuing education Inclusive school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
title_short |
Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista |
title_full |
Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista |
title_fullStr |
Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista |
title_full_unstemmed |
Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista |
title_sort |
Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista |
author |
Moro, Lauriane Oliveira |
author_facet |
Moro, Lauriane Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tonini, Andréa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moro, Lauriane Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dislexia Formação continuada Escola inclusiva Dyslexia Continuing education Inclusive school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
topic |
Dislexia Formação continuada Escola inclusiva Dyslexia Continuing education Inclusive school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18 2023 2024-01-24T12:36:07Z 2024-01-24T12:36:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31253 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000254m |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31253 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000254m |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172267874713600 |