Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moro, Lauriane Oliveira
Data de Publicação: 2023
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000254m
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31253
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023.
id UFSM_b7cbd33647367ac54dea40606f1ec043
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/31253
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionistaContinuing education and pedagogical qualification in care for students with dyslexia: analysys os an extensionist actionDislexiaFormação continuadaEscola inclusivaDyslexiaContinuing educationInclusive schoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023.Based on an experience with the extension project “Dyslexia: teacher training from the perspective of inclusive education” developed in 2023 at a Municipal Elementary School in Santa Maria (RS), the question is whether continued training enabled qualification of the teaching staff's pedagogical action regarding the teaching and learning process from the perspective of inclusive and equitable quality education for students with dyslexia. In this context, the following objectives were defined for the proposed study: investigate the impacts on teaching based on the continuing training actions proposed by the project; investigate the effects of project actions on the teaching and learning process of students with dyslexia; identify the contributions of collaborative teaching and UDL to the student inclusion process. The work was qualitative research in nature and the questionnaire was the method used to collect data. The instrument was answered by five elementary school teachers who had students diagnosed with dyslexia in their classes. The results indicate that the project's actions provided the participating teachers with relevant knowledge on the proposed themes, in order to qualify teaching action from the perspective of inclusive, equitable and quality education for students with dyslexia.A partir de uma experiência com o projeto de extensão “Dislexia: formação docente na perspectiva da educação inclusiva” desenvolvido no ano de 2023 em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria (RS), questiona-se se a formação continuada possibilitou a qualificação da ação pedagógica do corpo docente no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem na perspectiva educação inclusiva e equitativa de qualidade aos estudantes com dislexia. Neste contexto, para o estudo proposto foram definidos os seguintes objetivos: investigar os impactos na docência a partir das ações de formação continuada propostas pelo projeto; investigar os efeitos das ações do projeto no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com dislexia; identificar as contribuições do ensino colaborativo e do DUA para o processo de inclusão dos estudantes. O trabalho teve como natureza a pesquisa qualitativa e o questionário foi o método utilizado para a coleta de dados. O instrumento foi respondido por cinco professoras do ensino fundamental que tinham em suas turmas estudantes com o diagnóstico de dislexia. Os resultados indicam que as ações do projeto proporcionaram para as professoras participantes os conhecimentos relevantes sobre as temáticas propostas, de modo a qualificar a ação docente na perspectiva da educação inclusiva, equitativa e de qualidade aos estudantes com dislexia.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoTonini, AndréaMoro, Lauriane Oliveira2024-01-24T12:36:07Z2024-01-24T12:36:07Z2023-12-182023Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31253ark:/26339/001300000254mporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2024-01-24T12:36:07Zoai:repositorio.ufsm.br:1/31253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2024-01-24T12:36:07Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista
Continuing education and pedagogical qualification in care for students with dyslexia: analysys os an extensionist action
title Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista
spellingShingle Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista
Moro, Lauriane Oliveira
Dislexia
Formação continuada
Escola inclusiva
Dyslexia
Continuing education
Inclusive school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista
title_full Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista
title_fullStr Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista
title_full_unstemmed Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista
title_sort Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista
author Moro, Lauriane Oliveira
author_facet Moro, Lauriane Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tonini, Andréa
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Lauriane Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Formação continuada
Escola inclusiva
Dyslexia
Continuing education
Inclusive school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
topic Dislexia
Formação continuada
Escola inclusiva
Dyslexia
Continuing education
Inclusive school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18
2023
2024-01-24T12:36:07Z
2024-01-24T12:36:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31253
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000254m
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31253
identifier_str_mv ark:/26339/001300000254m
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172267874713600