Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knak, Jéssica Fagundes
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000pkcx
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16894
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2016.
id UFSM_bca4f614a02e7950c520704074ffa12c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/16894
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitusNeither demure nor from home: the position of women’s work in advertisement agencies based on the perscpectives of fields and habitusMulherTrabalho publicitárioGêneroCampoHabitusWomenAdvertising laborGenderFieldCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2016.In this study, we want to know how advertising, as a field, defines the position of women’s work in agencies, on the matter of gender stereotypes. For this, fundamented on a cartographic thinking, we build a theoretical map of advertising as a field, focused on the work relations, on the power disputes and the issues of gender, examining, based on the perspectives of field and habitus, the division of labor by gender, and analysing if the new studies and iniciatives about the role of women in adversiting concern on the daily routine of agencies. We believe that to better understand how the relations between agents occur in the area, and amongst the subfields of advertising, the best is to privilege the interactions that happen on the work environment, so we made non-participant observations in two agencies of Porto Alegre and in-depth interviews with professionals who work in them. As we can observe, intrinsic to the interactions are the power disputes, that often have the gender as a prevailing fator.Neste estudo, queremos saber como a publicidade, enquanto campo, define o lugar de trabalho das mulheres nas agências a partir dos estereótipos de gênero. Para isso, fundamentadas em um pensamento cartográfico, construímos um mapa teórico da publicidade enquanto campo, com foco nas relações de trabalho, nas disputas de poder e nas questões de gênero, examinando, com base nas perspectivas de campo e habitus, a divisão do trabalho por gênero, e analisando se os novos estudos e iniciativas sobre o papel da mulher na publicidade incidem no dia a dia das agências. Acreditamos que para melhor compreender como ocorrem as relações entre agentes dentro do campo, e entre os subcampos da publicidade, o melhor é privilegiar as interações que acontecem no ambiente de trabalho publicitário, por isso realizamos observações não participante em duas agências de Porto Alegre e entrevistas em profundidade com profissionais que nelas atuam. Como podemos observar, intrínseca às interações estão as disputas de poder, que, muitas vezes, têm o gênero como fator determinanteUniversidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasPetermann, JulianaKnak, Jéssica Fagundes2019-06-11T12:46:12Z2019-06-11T12:46:12Z2016-12-152016Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfKNAK, J. F. Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus. 2016. 128 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16894ark:/26339/001300000pkcxporhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-11-11T13:28:33Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16894Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-11-11T13:28:33Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus
Neither demure nor from home: the position of women’s work in advertisement agencies based on the perscpectives of fields and habitus
title Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus
spellingShingle Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus
Knak, Jéssica Fagundes
Mulher
Trabalho publicitário
Gênero
Campo
Habitus
Women
Advertising labor
Gender
Field
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus
title_full Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus
title_fullStr Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus
title_full_unstemmed Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus
title_sort Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus
author Knak, Jéssica Fagundes
author_facet Knak, Jéssica Fagundes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petermann, Juliana
dc.contributor.author.fl_str_mv Knak, Jéssica Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
Trabalho publicitário
Gênero
Campo
Habitus
Women
Advertising labor
Gender
Field
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Mulher
Trabalho publicitário
Gênero
Campo
Habitus
Women
Advertising labor
Gender
Field
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15
2016
2019-06-11T12:46:12Z
2019-06-11T12:46:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KNAK, J. F. Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus. 2016. 128 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16894
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000pkcx
identifier_str_mv KNAK, J. F. Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus. 2016. 128 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.
ark:/26339/001300000pkcx
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612323816177664