Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000pkcx |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16894 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2016. |
id |
UFSM_bca4f614a02e7950c520704074ffa12c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/16894 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitusNeither demure nor from home: the position of women’s work in advertisement agencies based on the perscpectives of fields and habitusMulherTrabalho publicitárioGêneroCampoHabitusWomenAdvertising laborGenderFieldCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2016.In this study, we want to know how advertising, as a field, defines the position of women’s work in agencies, on the matter of gender stereotypes. For this, fundamented on a cartographic thinking, we build a theoretical map of advertising as a field, focused on the work relations, on the power disputes and the issues of gender, examining, based on the perspectives of field and habitus, the division of labor by gender, and analysing if the new studies and iniciatives about the role of women in adversiting concern on the daily routine of agencies. We believe that to better understand how the relations between agents occur in the area, and amongst the subfields of advertising, the best is to privilege the interactions that happen on the work environment, so we made non-participant observations in two agencies of Porto Alegre and in-depth interviews with professionals who work in them. As we can observe, intrinsic to the interactions are the power disputes, that often have the gender as a prevailing fator.Neste estudo, queremos saber como a publicidade, enquanto campo, define o lugar de trabalho das mulheres nas agências a partir dos estereótipos de gênero. Para isso, fundamentadas em um pensamento cartográfico, construímos um mapa teórico da publicidade enquanto campo, com foco nas relações de trabalho, nas disputas de poder e nas questões de gênero, examinando, com base nas perspectivas de campo e habitus, a divisão do trabalho por gênero, e analisando se os novos estudos e iniciativas sobre o papel da mulher na publicidade incidem no dia a dia das agências. Acreditamos que para melhor compreender como ocorrem as relações entre agentes dentro do campo, e entre os subcampos da publicidade, o melhor é privilegiar as interações que acontecem no ambiente de trabalho publicitário, por isso realizamos observações não participante em duas agências de Porto Alegre e entrevistas em profundidade com profissionais que nelas atuam. Como podemos observar, intrínseca às interações estão as disputas de poder, que, muitas vezes, têm o gênero como fator determinanteUniversidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasPetermann, JulianaKnak, Jéssica Fagundes2019-06-11T12:46:12Z2019-06-11T12:46:12Z2016-12-152016Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfKNAK, J. F. Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus. 2016. 128 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16894ark:/26339/001300000pkcxporhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-11-11T13:28:33Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16894Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-11-11T13:28:33Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus Neither demure nor from home: the position of women’s work in advertisement agencies based on the perscpectives of fields and habitus |
title |
Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus |
spellingShingle |
Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus Knak, Jéssica Fagundes Mulher Trabalho publicitário Gênero Campo Habitus Women Advertising labor Gender Field CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus |
title_full |
Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus |
title_fullStr |
Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus |
title_full_unstemmed |
Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus |
title_sort |
Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus |
author |
Knak, Jéssica Fagundes |
author_facet |
Knak, Jéssica Fagundes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Petermann, Juliana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Knak, Jéssica Fagundes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulher Trabalho publicitário Gênero Campo Habitus Women Advertising labor Gender Field CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Mulher Trabalho publicitário Gênero Campo Habitus Women Advertising labor Gender Field CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-15 2016 2019-06-11T12:46:12Z 2019-06-11T12:46:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
KNAK, J. F. Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus. 2016. 128 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16894 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000pkcx |
identifier_str_mv |
KNAK, J. F. Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus. 2016. 128 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016. ark:/26339/001300000pkcx |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1822612323816177664 |