Comunicação estratégica: a construção do posicionamento da marca Boca Rosa Beauty

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Isabel Kummer de
Data de Publicação: 2023
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
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Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32247
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Comunicação Social Relações Públicas do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social Relações Públicas.
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spelling Comunicação estratégica: a construção do posicionamento da marca Boca Rosa BeautyStrategic communication: the construction of Boca Rosa Beauty brand positionComunicação estratégicaposicionamento de marcaBrandingBoca Rosa BeautyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Comunicação Social Relações Públicas do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social Relações Públicas.This academic work analyzes the construction of Boca Rosa Beauty's brand positioning through the strategies used on the brand's Instagram social network and Bianca Andrade's professional profile during her participation in the reality show Big Brother Brasil 2020. The research presents theoretical approaches regarding strategic communication in contemporary organizations (KUNSCH, 2003) and communication strategy (JORGE DUARTE, 2020). It also seeks to understand strategic communication in the digital environment (BUENO, 2003; TORRES, 2009; LAS CASAS, 2010; GABRIEL, 2010; TURCHI, 2018 PÚBLIO, 2008) and communication strategies in brand positioning (KOTLER AND PFOERTSCH, 2008; JACK TROUT AND AL RIES 1989; LUPETTI, 2007). Given the theoretical framework, the case study methodology is used for a detailed analysis of a phenomenon, that is, an object of study, in this case the case of the Boca Rosa Beauty brand. Therefore, we can understand that when we analyze the strategies, Bianca used her image through strategic communication to promote her brand, in addition, with the use of communication strategies she managed to consolidate the positioning of Boca Rosa Beauty in the market. Furthermore, we found that in the research the use of self-referencing, which Bianca uses as a way of promoting her image through strategies, can help companies put strategies into practice in the digital environment, and contribute to communication studies.O presente trabalho acadêmico analisa a construção do posicionamento de marca da Boca Rosa Beauty por meio das estratégias utilizadas na rede social do Instagram da marca e do perfil profissional de Bianca Andrade durante a sua participação no programa de reality show Big Brother Brasil 2020. A pesquisa apresenta abordagens teóricas a respeito da comunicação estratégica nas organizações contemporâneas (KUNSCH, 2003) e a estratégia da comunicação (JORGE DUARTE, 2020). Também busca compreender a comunicação estratégica na ambiência digital (BUENO, 2003; TORRES, 2009; LAS CASAS, 2010; GABRIEL, 2010; TURCHI, 2018 PÚBLIO, 2008) e as estratégias comunicacionais no posicionamento de marca (KOTLER E PFOERTSCH, 2008; JACK TROUT E AL RIES 1989; LUPETTI, 2007). Perante o referencial teórico, é empregado a metodologia de estudo de caso para análise detalhada de um fenômeno, ou seja, de um objeto de estudo, no caso o case da marca Boca Rosa Beauty. Podemos compreender que Bianca utilizou da sua imagem por meio da comunicação estratégica para promover a sua marca, além disso, com o acionamento de estratégias comunicacionais, conseguiu consolidar o posicionamento da Boca Rosa Beauty no mercado. Ainda, constatamos o uso da autorreferenciação de si (FIORINI e CARVALHO, 2019), em que Bianca constrói sua visibilidade por meio de discursos em que frequentemente está se autorreferenciando nas mídias. Os achados desta pesquisa podem auxiliar empresas e marcas a colocar em prática estratégias na ambiência digital e, consequentemente, contribuir para os estudos do campo da comunicação.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasPozobon, Rejane de OliveiraArruda, Isabel Kummer de2024-07-09T13:15:35Z2024-07-09T13:15:35Z2023-122023Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32247ark:/26339/001300000mx6kporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2024-07-09T13:15:35Zoai:repositorio.ufsm.br:1/32247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2024-07-09T13:15:35Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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