A utilização de jogos educacionais digitais como proposta de metodologia ativa de ensino para uma aprendizagem significativa na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/00130000007f8 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24239 |
Resumo: | This paper presents a case study on the use of Digital Educational Games as a form of Active Teaching Methodology, to provide a meaningful learning to Basic Education students. An analysis was made of the number of teachers who make use of this resource and, in view of these numbers, it was investigated why they were used. And, finally, we report the experience of the internship, where it was worked with Digital Games, bringing the students' opinion about this educational resource. |
id |
UFSM_dc4aa36b59d8359cb24b2bf597c9df3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/24239 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização de jogos educacionais digitais como proposta de metodologia ativa de ensino para uma aprendizagem significativa na educação básicaJogos educacionais digitaisAprendizagem significativaMetodologias ativas de aprendizagemCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOThis paper presents a case study on the use of Digital Educational Games as a form of Active Teaching Methodology, to provide a meaningful learning to Basic Education students. An analysis was made of the number of teachers who make use of this resource and, in view of these numbers, it was investigated why they were used. And, finally, we report the experience of the internship, where it was worked with Digital Games, bringing the students' opinion about this educational resource.Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a utilização dos Jogos Educacionais Digitais como forma de Metodologia Ativa de Ensino, para oportunizar uma Aprendizagem Significativa aos alunos da Educação Básica. Realizou-se uma análise do número de professores que fazem uso deste recurso e, diante destes números, investigou-se o porquê dos mesmos. E, por fim, relata-se a vivência do estágio, onde foi trabalhado com Jogos Digitais, trazendo a opinião dos alunos sobre este recurso educacional.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMUFSM Frederico WestphalenParreira, Fábio JoséGuzzo, Dagoberto André2022-05-02T22:45:49Z2022-05-02T22:45:49Z2020-12-082020-11-08Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24239ark:/26339/00130000007f8porAttribution-NonCommercial 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-05-10T15:06:42Zoai:repositorio.ufsm.br:1/24239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-05-10T15:06:42Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de jogos educacionais digitais como proposta de metodologia ativa de ensino para uma aprendizagem significativa na educação básica |
title |
A utilização de jogos educacionais digitais como proposta de metodologia ativa de ensino para uma aprendizagem significativa na educação básica |
spellingShingle |
A utilização de jogos educacionais digitais como proposta de metodologia ativa de ensino para uma aprendizagem significativa na educação básica Guzzo, Dagoberto André Jogos educacionais digitais Aprendizagem significativa Metodologias ativas de aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
title_short |
A utilização de jogos educacionais digitais como proposta de metodologia ativa de ensino para uma aprendizagem significativa na educação básica |
title_full |
A utilização de jogos educacionais digitais como proposta de metodologia ativa de ensino para uma aprendizagem significativa na educação básica |
title_fullStr |
A utilização de jogos educacionais digitais como proposta de metodologia ativa de ensino para uma aprendizagem significativa na educação básica |
title_full_unstemmed |
A utilização de jogos educacionais digitais como proposta de metodologia ativa de ensino para uma aprendizagem significativa na educação básica |
title_sort |
A utilização de jogos educacionais digitais como proposta de metodologia ativa de ensino para uma aprendizagem significativa na educação básica |
author |
Guzzo, Dagoberto André |
author_facet |
Guzzo, Dagoberto André |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Parreira, Fábio José |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guzzo, Dagoberto André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos educacionais digitais Aprendizagem significativa Metodologias ativas de aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
topic |
Jogos educacionais digitais Aprendizagem significativa Metodologias ativas de aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
description |
This paper presents a case study on the use of Digital Educational Games as a form of Active Teaching Methodology, to provide a meaningful learning to Basic Education students. An analysis was made of the number of teachers who make use of this resource and, in view of these numbers, it was investigated why they were used. And, finally, we report the experience of the internship, where it was worked with Digital Games, bringing the students' opinion about this educational resource. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-08 2020-11-08 2022-05-02T22:45:49Z 2022-05-02T22:45:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24239 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/00130000007f8 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24239 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/00130000007f8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM UFSM Frederico Westphalen |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM UFSM Frederico Westphalen |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172255737446400 |