Um olhar sobre as dinâmicas e processos das disciplinas de metodologia e estágio na formação de professores a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maiara Sobral
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000018pnj
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7204
Resumo: This work took as its starting point the need to investigate and reflect on the processes of teaching the disciplines of Education and Training Methodology in the Bachelor's Degree in Chemistry, in the form of distance learning. To this end, the following methodology was adopted: interviews with students from an undergraduate course distance of the State of Tocantins , as well as observation of actual classes of a degree course in the State of Rio Grande do Sul Through these observed If the processes and dynamics of teaching and learning in Distance Education. In addition, it sought to reverse the message flow, listening to the students involved in this process, their anxieties and expectations. Thus, with this study, I think another perspective of this form of education, leaving some focus on the material and history, to listen to those who are being trained in this form of teaching training of future teachers.
id UFSM_e8c88f0eeea444dac4f9b8bcad42ca89
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/7204
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Um olhar sobre as dinâmicas e processos das disciplinas de metodologia e estágio na formação de professores a distânciaA look on the dynamics and processes of the methodology and training courses in teacher education distanceEducação a distânciaProcesso de ensinoDinâmica de ensinoFormação de professores a distânciaDistance educationTeaching processTeaching dynamicTeacher training at a distanceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis work took as its starting point the need to investigate and reflect on the processes of teaching the disciplines of Education and Training Methodology in the Bachelor's Degree in Chemistry, in the form of distance learning. To this end, the following methodology was adopted: interviews with students from an undergraduate course distance of the State of Tocantins , as well as observation of actual classes of a degree course in the State of Rio Grande do Sul Through these observed If the processes and dynamics of teaching and learning in Distance Education. In addition, it sought to reverse the message flow, listening to the students involved in this process, their anxieties and expectations. Thus, with this study, I think another perspective of this form of education, leaving some focus on the material and history, to listen to those who are being trained in this form of teaching training of future teachers.O presente trabalho teve como ponto de partida a necessidade por investigar e refletir sobre os processos de ensino das disciplinas de Metodologia do Ensino e Estágio no curso de Licenciatura em Química, na forma de ensino a distância. Para tanto, foi adotada a seguinte metodologia: realizadas entrevistas com estudantes de um curso de licenciatura a distância do Estado do Tocantins, além da observação das aulas presenciais de um curso de licenciatura localizado no Estado do Rio Grande do Sul. Por meio destas, observou-se quais os processos e dinâmicas do ensinar e do aprender no Ensino a Distância. Além disso, buscou-se inverter o fluxo da mensagem, ouvindo os estudantes envolvidos nesse processo, suas angústias e expectativas. Desse modo, com esse estudo foi possível pensar outro viés dessa forma de ensino, saindo um pouco do foco no material e história, para ouvir aqueles que estão sendo formados nessa forma de ensino de formação dos futuros professores.Universidade Federal de Santa MariaBREducaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCorrêa, Guilherme Carloshttp://lattes.cnpq.br/6795467308135033Preve, Ana Maria Hoepershttp://lattes.cnpq.br/6730026617590457Cunha, Jorge Luiz dahttp://lattes.cnpq.br/7227767555433465Freitas, Deisi Sangoihttp://lattes.cnpq.br/1136434717168776Silva, Maiara Sobral2016-03-102016-03-102015-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Maiara Sobral. A look on the dynamics and processes of the methodology and training courses in teacher education distance. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7204ark:/26339/0013000018pnjporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-08-30T19:46:14Zoai:repositorio.ufsm.br:1/7204Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-08-30T19:46:14Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre as dinâmicas e processos das disciplinas de metodologia e estágio na formação de professores a distância
A look on the dynamics and processes of the methodology and training courses in teacher education distance
title Um olhar sobre as dinâmicas e processos das disciplinas de metodologia e estágio na formação de professores a distância
spellingShingle Um olhar sobre as dinâmicas e processos das disciplinas de metodologia e estágio na formação de professores a distância
Silva, Maiara Sobral
Educação a distância
Processo de ensino
Dinâmica de ensino
Formação de professores a distância
Distance education
Teaching process
Teaching dynamic
Teacher training at a distance
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Um olhar sobre as dinâmicas e processos das disciplinas de metodologia e estágio na formação de professores a distância
title_full Um olhar sobre as dinâmicas e processos das disciplinas de metodologia e estágio na formação de professores a distância
title_fullStr Um olhar sobre as dinâmicas e processos das disciplinas de metodologia e estágio na formação de professores a distância
title_full_unstemmed Um olhar sobre as dinâmicas e processos das disciplinas de metodologia e estágio na formação de professores a distância
title_sort Um olhar sobre as dinâmicas e processos das disciplinas de metodologia e estágio na formação de professores a distância
author Silva, Maiara Sobral
author_facet Silva, Maiara Sobral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Corrêa, Guilherme Carlos
http://lattes.cnpq.br/6795467308135033
Preve, Ana Maria Hoepers
http://lattes.cnpq.br/6730026617590457
Cunha, Jorge Luiz da
http://lattes.cnpq.br/7227767555433465
Freitas, Deisi Sangoi
http://lattes.cnpq.br/1136434717168776
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maiara Sobral
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Processo de ensino
Dinâmica de ensino
Formação de professores a distância
Distance education
Teaching process
Teaching dynamic
Teacher training at a distance
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação a distância
Processo de ensino
Dinâmica de ensino
Formação de professores a distância
Distance education
Teaching process
Teaching dynamic
Teacher training at a distance
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work took as its starting point the need to investigate and reflect on the processes of teaching the disciplines of Education and Training Methodology in the Bachelor's Degree in Chemistry, in the form of distance learning. To this end, the following methodology was adopted: interviews with students from an undergraduate course distance of the State of Tocantins , as well as observation of actual classes of a degree course in the State of Rio Grande do Sul Through these observed If the processes and dynamics of teaching and learning in Distance Education. In addition, it sought to reverse the message flow, listening to the students involved in this process, their anxieties and expectations. Thus, with this study, I think another perspective of this form of education, leaving some focus on the material and history, to listen to those who are being trained in this form of teaching training of future teachers.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-15
2016-03-10
2016-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Maiara Sobral. A look on the dynamics and processes of the methodology and training courses in teacher education distance. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7204
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000018pnj
identifier_str_mv SILVA, Maiara Sobral. A look on the dynamics and processes of the methodology and training courses in teacher education distance. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
ark:/26339/0013000018pnj
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172473042239488