Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taborda, Douglas dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6744
Resumo: Introduction: This study accomplished a theoretical-conceptual approach between Motor Praxeology and Proposal Didactic and Pedagogical Transformation of Sport (TDPE). The objectives were: a) Theoretical Review about motor praxeology; b) Theoretical Review about TDPE ; c) Praxeological Review on the criteria used for the preparation of tasks of teaching and learning cooperation/opposition sports TDPE included in the proposal; and d) the development of educational-learning examples approaching knowledge of motive praxiology with the pedagogical assumptions of the TDPE Proposal. Methodology: It was characterized by a theoretical research (DEMO 2000) since it allowed to analyze, to reflect, to organize and to rebuild didactic and pedagogical knowledge. Results: The analyzes allowed to discuss / reflect on didactic-methodological alternatives for teaching opposition/cooperation sports in a school context, guided by the theories /proposals here analyzed. Conclusions: This study allowed emphasizing the relevance of praxeological knowledge as theoretical-pedagogical instrumentalization to the physical education teacher, as well as demonstrated how motor praxeology can dialogue with the Sport Didactic and Pedagogical Transformation Proposal.
id UFSM_fd39159730dde2beeaafb4f745d060d3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/6744
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidadeTheoretical approximations between motor praxiology and the motion of didactic-educational transformation of the sport: for a dialogue of possibilityEsporte escolarPraxiologia motrizTransformação didáticaSchool sportsMotor praxeologyDidactic transformationCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAIntroduction: This study accomplished a theoretical-conceptual approach between Motor Praxeology and Proposal Didactic and Pedagogical Transformation of Sport (TDPE). The objectives were: a) Theoretical Review about motor praxeology; b) Theoretical Review about TDPE ; c) Praxeological Review on the criteria used for the preparation of tasks of teaching and learning cooperation/opposition sports TDPE included in the proposal; and d) the development of educational-learning examples approaching knowledge of motive praxiology with the pedagogical assumptions of the TDPE Proposal. Methodology: It was characterized by a theoretical research (DEMO 2000) since it allowed to analyze, to reflect, to organize and to rebuild didactic and pedagogical knowledge. Results: The analyzes allowed to discuss / reflect on didactic-methodological alternatives for teaching opposition/cooperation sports in a school context, guided by the theories /proposals here analyzed. Conclusions: This study allowed emphasizing the relevance of praxeological knowledge as theoretical-pedagogical instrumentalization to the physical education teacher, as well as demonstrated how motor praxeology can dialogue with the Sport Didactic and Pedagogical Transformation Proposal.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIntrodução: Este estudo realizou uma aproximação teórico-conceitual entre a Praxiologia Motriz e a Proposta Transformação Didático-Pedagógica do Esporte (TDPE). Os objetivos foram: a) Revisão teórica da Praxiologia Motriz; b) Revisão teórica da TDPE; c) Análise praxiológica sobre os critérios utilizados para a elaboração de tarefas de ensino-aprendizagem dos esportes de cooperação-oposição presentes na proposta TDPE; e, d) Elaboração de exemplos didático-pedagógicos aproximando os conhecimentos da Praxiologia Motriz com os pressupostos pedagógicos da Proposta TDPE. Metodologia: Caracterizou-se por uma pesquisa teórica (DEMO, 2000), pois permitiu analisar, refletir, sistematizar e reconstruir conhecimentos didático-pedagógicos. Resultados: As análises permitiram discutir/refletir sobre alternativas didático-metodológicas para o ensino dos esportes de cooperação-oposição no contexto escolar pautados pelas teorias/propostas analisadas. Conclusões: O estudo permitiu enfatizar a pertinência do conhecimento praxiológico como instrumentalização téorico-pedagógica ao professor de Educação Física, bem como, demonstrar como a Praxiologia Motriz pode dialogar com a Proposta Pedagógica Transformação Didático-Pedagógica do Esporte.Universidade Federal de Santa MariaBREducação FísicaUFSMPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaRibas, João Francisco Magnohttp://lattes.cnpq.br/2539825151216671Kunz, Elenorhttp://lattes.cnpq.br/0451631464832830Burgués, Pere LavegaGonzález, Fernando Jaimehttp://lattes.cnpq.br/2914978770769541Taborda, Douglas dos Santos2016-11-162016-11-162014-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfTABORDA, Douglas dos Santos. Theoretical approximations between motor praxiology and the motion of didactic-educational transformation of the sport: for a dialogue of possibility.. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-06-27T15:13:37Zoai:repositorio.ufsm.br:1/6744Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-06-27T15:13:37Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade
Theoretical approximations between motor praxiology and the motion of didactic-educational transformation of the sport: for a dialogue of possibility
title Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade
spellingShingle Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade
Taborda, Douglas dos Santos
Esporte escolar
Praxiologia motriz
Transformação didática
School sports
Motor praxeology
Didactic transformation
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
title_short Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade
title_full Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade
title_fullStr Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade
title_full_unstemmed Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade
title_sort Aproximações teóricas entre a praxiologia motriz e a proposta transformação didático-pedagógica do esporte: por um diálogo da possibilidade
author Taborda, Douglas dos Santos
author_facet Taborda, Douglas dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribas, João Francisco Magno
http://lattes.cnpq.br/2539825151216671
Kunz, Elenor
http://lattes.cnpq.br/0451631464832830
Burgués, Pere Lavega
González, Fernando Jaime
http://lattes.cnpq.br/2914978770769541
dc.contributor.author.fl_str_mv Taborda, Douglas dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Esporte escolar
Praxiologia motriz
Transformação didática
School sports
Motor praxeology
Didactic transformation
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic Esporte escolar
Praxiologia motriz
Transformação didática
School sports
Motor praxeology
Didactic transformation
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description Introduction: This study accomplished a theoretical-conceptual approach between Motor Praxeology and Proposal Didactic and Pedagogical Transformation of Sport (TDPE). The objectives were: a) Theoretical Review about motor praxeology; b) Theoretical Review about TDPE ; c) Praxeological Review on the criteria used for the preparation of tasks of teaching and learning cooperation/opposition sports TDPE included in the proposal; and d) the development of educational-learning examples approaching knowledge of motive praxiology with the pedagogical assumptions of the TDPE Proposal. Methodology: It was characterized by a theoretical research (DEMO 2000) since it allowed to analyze, to reflect, to organize and to rebuild didactic and pedagogical knowledge. Results: The analyzes allowed to discuss / reflect on didactic-methodological alternatives for teaching opposition/cooperation sports in a school context, guided by the theories /proposals here analyzed. Conclusions: This study allowed emphasizing the relevance of praxeological knowledge as theoretical-pedagogical instrumentalization to the physical education teacher, as well as demonstrated how motor praxeology can dialogue with the Sport Didactic and Pedagogical Transformation Proposal.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-28
2016-11-16
2016-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TABORDA, Douglas dos Santos. Theoretical approximations between motor praxiology and the motion of didactic-educational transformation of the sport: for a dialogue of possibility.. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6744
identifier_str_mv TABORDA, Douglas dos Santos. Theoretical approximations between motor praxiology and the motion of didactic-educational transformation of the sport: for a dialogue of possibility.. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Educação Física
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Educação Física
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922034858852352