Descolonizando as propostas curriculares na educação infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Solange Oliveira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10252699
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64843
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar as estratégias de construção e organização curricular na Educação Infantil, trazendo para o debate as relações étnico-raciais e de gênero. Investiga os limites e os desafios da organização de propostas educativas baseados nas datas comemorativas, analisando as possibilidades de um planejamento educativo que desconstrua as desigualdades e represente a diversidade cultural brasileira. Tem como referencial teórico os campos de estudos: diretrizes curriculares na Educação Infantil, Étnico-raciais e de Gênero. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com gestores/as educacionais. A proposta metodológica utilizou a documentação pedagógica de uma Instituição de Educação Infantil, como meio de suportes fotográficos representativos de fragmentos do cotidiano educativo, para auxiliar nas entrevistas. A pesquisa busca trazer subsídios para a construção de diretrizes e indicadores curriculares descolonizadores que contribuam para a valorização da diversidade e constituição da identidade de gênero e que dê visibilidade para as relações étnico-raciais, respeitando as infâncias e a pluralidade cultural brasileira.
id UFSP_04c765fffa46f14d393ce66182a1a3c4
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/64843
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Ferreira, Solange Oliveira [UNIFESP]Universidade Federal de São PauloFinco, Daniela [UNIFESP]2022-07-25T12:28:18Z2022-07-25T12:28:18Z2020-09-16https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10252699https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64843SOLANGE OLIVEIRA FERREIRA.pdfEsta pesquisa tem por objetivo investigar as estratégias de construção e organização curricular na Educação Infantil, trazendo para o debate as relações étnico-raciais e de gênero. Investiga os limites e os desafios da organização de propostas educativas baseados nas datas comemorativas, analisando as possibilidades de um planejamento educativo que desconstrua as desigualdades e represente a diversidade cultural brasileira. Tem como referencial teórico os campos de estudos: diretrizes curriculares na Educação Infantil, Étnico-raciais e de Gênero. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com gestores/as educacionais. A proposta metodológica utilizou a documentação pedagógica de uma Instituição de Educação Infantil, como meio de suportes fotográficos representativos de fragmentos do cotidiano educativo, para auxiliar nas entrevistas. A pesquisa busca trazer subsídios para a construção de diretrizes e indicadores curriculares descolonizadores que contribuam para a valorização da diversidade e constituição da identidade de gênero e que dê visibilidade para as relações étnico-raciais, respeitando as infâncias e a pluralidade cultural brasileira.This research aims to investigate the strategies of curriculum construction and organization in Early Childhood Education, bringing into the debate ethnic-racial and gender issues. It investigates the limits and challenges of organizing educational proposals based on commemorative dates, analyzing the possibilities of educational planning that deconstructs inequalities and represents Brazilian cultural diversity. Its theoretical framework is the fields of study: curricular guidelines in Early Childhood Education, Ethnic-racial and Gender. The qualitative research was developed from document analysis and semi-structured interviews with educational managers. The methodological proposal used the pedagogical documentation collected in an institution of Early Childhood Education, as a means of photographic supports representing fragments of the daily life of the institution, to support the interviews. The research seeks to provide subsidies for the construction of decolonizing curricular guidelines and indicators that contribute to the valorization of diversity and the constitution of gender identity and that gives visibility to ethnic-racial relations, respecting Brazilian childhoods and cultural plurality.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)162 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação InfantilDiretrizes CurricularesEstudos Étnico-RaciaisEstudos De GêneroPedagogia DescolonizadoraEarly Childhood EducationCurricular GuidelinesEthnic-Racial StudiesGender StudiesDecolonizing PedagogyDescolonizando as propostas curriculares na educação infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gêneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoEducação: Desigualdade, Diferença E InclusãoORIGINALSOLANGE OLIVEIRA FERREIRA.pdfSOLANGE OLIVEIRA FERREIRA.pdfapplication/pdf3965491${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64843/1/SOLANGE%20OLIVEIRA%20FERREIRA.pdfabba161e903c6bfd853f89316e6471baMD51open accessTEXTSOLANGE OLIVEIRA FERREIRA.pdf.txtSOLANGE OLIVEIRA FERREIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain379418${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64843/8/SOLANGE%20OLIVEIRA%20FERREIRA.pdf.txt7ce3a196993a9493c928216fe7f325adMD58open accessTHUMBNAILSOLANGE OLIVEIRA FERREIRA.pdf.jpgSOLANGE OLIVEIRA FERREIRA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3632${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64843/10/SOLANGE%20OLIVEIRA%20FERREIRA.pdf.jpgde1fd9267d37e5646f2beb1736df9ea3MD510open access11600/648432023-05-15 10:40:56.337open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64843Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:40:56Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Descolonizando as propostas curriculares na educação infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gênero
title Descolonizando as propostas curriculares na educação infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gênero
spellingShingle Descolonizando as propostas curriculares na educação infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gênero
Ferreira, Solange Oliveira [UNIFESP]
Educação Infantil
Diretrizes Curriculares
Estudos Étnico-Raciais
Estudos De Gênero
Pedagogia Descolonizadora
Early Childhood Education
Curricular Guidelines
Ethnic-Racial Studies
Gender Studies
Decolonizing Pedagogy
title_short Descolonizando as propostas curriculares na educação infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gênero
title_full Descolonizando as propostas curriculares na educação infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gênero
title_fullStr Descolonizando as propostas curriculares na educação infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gênero
title_full_unstemmed Descolonizando as propostas curriculares na educação infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gênero
title_sort Descolonizando as propostas curriculares na educação infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gênero
author Ferreira, Solange Oliveira [UNIFESP]
author_facet Ferreira, Solange Oliveira [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Solange Oliveira [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Finco, Daniela [UNIFESP]
contributor_str_mv Finco, Daniela [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Diretrizes Curriculares
Estudos Étnico-Raciais
Estudos De Gênero
Pedagogia Descolonizadora
topic Educação Infantil
Diretrizes Curriculares
Estudos Étnico-Raciais
Estudos De Gênero
Pedagogia Descolonizadora
Early Childhood Education
Curricular Guidelines
Ethnic-Racial Studies
Gender Studies
Decolonizing Pedagogy
dc.subject.eng.fl_str_mv Early Childhood Education
Curricular Guidelines
Ethnic-Racial Studies
Gender Studies
Decolonizing Pedagogy
description Esta pesquisa tem por objetivo investigar as estratégias de construção e organização curricular na Educação Infantil, trazendo para o debate as relações étnico-raciais e de gênero. Investiga os limites e os desafios da organização de propostas educativas baseados nas datas comemorativas, analisando as possibilidades de um planejamento educativo que desconstrua as desigualdades e represente a diversidade cultural brasileira. Tem como referencial teórico os campos de estudos: diretrizes curriculares na Educação Infantil, Étnico-raciais e de Gênero. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com gestores/as educacionais. A proposta metodológica utilizou a documentação pedagógica de uma Instituição de Educação Infantil, como meio de suportes fotográficos representativos de fragmentos do cotidiano educativo, para auxiliar nas entrevistas. A pesquisa busca trazer subsídios para a construção de diretrizes e indicadores curriculares descolonizadores que contribuam para a valorização da diversidade e constituição da identidade de gênero e que dê visibilidade para as relações étnico-raciais, respeitando as infâncias e a pluralidade cultural brasileira.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-25T12:28:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-25T12:28:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10252699
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64843
dc.identifier.file.none.fl_str_mv SOLANGE OLIVEIRA FERREIRA.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10252699
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64843
identifier_str_mv SOLANGE OLIVEIRA FERREIRA.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 162 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64843/1/SOLANGE%20OLIVEIRA%20FERREIRA.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64843/8/SOLANGE%20OLIVEIRA%20FERREIRA.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64843/10/SOLANGE%20OLIVEIRA%20FERREIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv abba161e903c6bfd853f89316e6471ba
7ce3a196993a9493c928216fe7f325ad
de1fd9267d37e5646f2beb1736df9ea3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764248257921024