Descolonizando as propostas curriculares na educação infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10252699 https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64843 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo investigar as estratégias de construção e organização curricular na Educação Infantil, trazendo para o debate as relações étnico-raciais e de gênero. Investiga os limites e os desafios da organização de propostas educativas baseados nas datas comemorativas, analisando as possibilidades de um planejamento educativo que desconstrua as desigualdades e represente a diversidade cultural brasileira. Tem como referencial teórico os campos de estudos: diretrizes curriculares na Educação Infantil, Étnico-raciais e de Gênero. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com gestores/as educacionais. A proposta metodológica utilizou a documentação pedagógica de uma Instituição de Educação Infantil, como meio de suportes fotográficos representativos de fragmentos do cotidiano educativo, para auxiliar nas entrevistas. A pesquisa busca trazer subsídios para a construção de diretrizes e indicadores curriculares descolonizadores que contribuam para a valorização da diversidade e constituição da identidade de gênero e que dê visibilidade para as relações étnico-raciais, respeitando as infâncias e a pluralidade cultural brasileira. |
id |
UFSP_04c765fffa46f14d393ce66182a1a3c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/64843 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Ferreira, Solange Oliveira [UNIFESP]Universidade Federal de São PauloFinco, Daniela [UNIFESP]2022-07-25T12:28:18Z2022-07-25T12:28:18Z2020-09-16https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10252699https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64843SOLANGE OLIVEIRA FERREIRA.pdfEsta pesquisa tem por objetivo investigar as estratégias de construção e organização curricular na Educação Infantil, trazendo para o debate as relações étnico-raciais e de gênero. Investiga os limites e os desafios da organização de propostas educativas baseados nas datas comemorativas, analisando as possibilidades de um planejamento educativo que desconstrua as desigualdades e represente a diversidade cultural brasileira. Tem como referencial teórico os campos de estudos: diretrizes curriculares na Educação Infantil, Étnico-raciais e de Gênero. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com gestores/as educacionais. A proposta metodológica utilizou a documentação pedagógica de uma Instituição de Educação Infantil, como meio de suportes fotográficos representativos de fragmentos do cotidiano educativo, para auxiliar nas entrevistas. A pesquisa busca trazer subsídios para a construção de diretrizes e indicadores curriculares descolonizadores que contribuam para a valorização da diversidade e constituição da identidade de gênero e que dê visibilidade para as relações étnico-raciais, respeitando as infâncias e a pluralidade cultural brasileira.This research aims to investigate the strategies of curriculum construction and organization in Early Childhood Education, bringing into the debate ethnic-racial and gender issues. It investigates the limits and challenges of organizing educational proposals based on commemorative dates, analyzing the possibilities of educational planning that deconstructs inequalities and represents Brazilian cultural diversity. Its theoretical framework is the fields of study: curricular guidelines in Early Childhood Education, Ethnic-racial and Gender. The qualitative research was developed from document analysis and semi-structured interviews with educational managers. The methodological proposal used the pedagogical documentation collected in an institution of Early Childhood Education, as a means of photographic supports representing fragments of the daily life of the institution, to support the interviews. The research seeks to provide subsidies for the construction of decolonizing curricular guidelines and indicators that contribute to the valorization of diversity and the constitution of gender identity and that gives visibility to ethnic-racial relations, respecting Brazilian childhoods and cultural plurality.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)162 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação InfantilDiretrizes CurricularesEstudos Étnico-RaciaisEstudos De GêneroPedagogia DescolonizadoraEarly Childhood EducationCurricular GuidelinesEthnic-Racial StudiesGender StudiesDecolonizing PedagogyDescolonizando as propostas curriculares na educação infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gêneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoEducação: Desigualdade, Diferença E InclusãoORIGINALSOLANGE OLIVEIRA FERREIRA.pdfSOLANGE OLIVEIRA FERREIRA.pdfapplication/pdf3965491${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64843/1/SOLANGE%20OLIVEIRA%20FERREIRA.pdfabba161e903c6bfd853f89316e6471baMD51open accessTEXTSOLANGE OLIVEIRA FERREIRA.pdf.txtSOLANGE OLIVEIRA FERREIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain379418${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64843/8/SOLANGE%20OLIVEIRA%20FERREIRA.pdf.txt7ce3a196993a9493c928216fe7f325adMD58open accessTHUMBNAILSOLANGE OLIVEIRA FERREIRA.pdf.jpgSOLANGE OLIVEIRA FERREIRA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3632${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64843/10/SOLANGE%20OLIVEIRA%20FERREIRA.pdf.jpgde1fd9267d37e5646f2beb1736df9ea3MD510open access11600/648432023-05-15 10:40:56.337open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64843Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:40:56Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Descolonizando as propostas curriculares na educação infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gênero |
title |
Descolonizando as propostas curriculares na educação infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gênero |
spellingShingle |
Descolonizando as propostas curriculares na educação infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gênero Ferreira, Solange Oliveira [UNIFESP] Educação Infantil Diretrizes Curriculares Estudos Étnico-Raciais Estudos De Gênero Pedagogia Descolonizadora Early Childhood Education Curricular Guidelines Ethnic-Racial Studies Gender Studies Decolonizing Pedagogy |
title_short |
Descolonizando as propostas curriculares na educação infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gênero |
title_full |
Descolonizando as propostas curriculares na educação infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gênero |
title_fullStr |
Descolonizando as propostas curriculares na educação infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gênero |
title_full_unstemmed |
Descolonizando as propostas curriculares na educação infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gênero |
title_sort |
Descolonizando as propostas curriculares na educação infantil: uma análise sobre as relações étnico-raciais e de gênero |
author |
Ferreira, Solange Oliveira [UNIFESP] |
author_facet |
Ferreira, Solange Oliveira [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Solange Oliveira [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Finco, Daniela [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Finco, Daniela [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Diretrizes Curriculares Estudos Étnico-Raciais Estudos De Gênero Pedagogia Descolonizadora |
topic |
Educação Infantil Diretrizes Curriculares Estudos Étnico-Raciais Estudos De Gênero Pedagogia Descolonizadora Early Childhood Education Curricular Guidelines Ethnic-Racial Studies Gender Studies Decolonizing Pedagogy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Early Childhood Education Curricular Guidelines Ethnic-Racial Studies Gender Studies Decolonizing Pedagogy |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo investigar as estratégias de construção e organização curricular na Educação Infantil, trazendo para o debate as relações étnico-raciais e de gênero. Investiga os limites e os desafios da organização de propostas educativas baseados nas datas comemorativas, analisando as possibilidades de um planejamento educativo que desconstrua as desigualdades e represente a diversidade cultural brasileira. Tem como referencial teórico os campos de estudos: diretrizes curriculares na Educação Infantil, Étnico-raciais e de Gênero. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir da análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com gestores/as educacionais. A proposta metodológica utilizou a documentação pedagógica de uma Instituição de Educação Infantil, como meio de suportes fotográficos representativos de fragmentos do cotidiano educativo, para auxiliar nas entrevistas. A pesquisa busca trazer subsídios para a construção de diretrizes e indicadores curriculares descolonizadores que contribuam para a valorização da diversidade e constituição da identidade de gênero e que dê visibilidade para as relações étnico-raciais, respeitando as infâncias e a pluralidade cultural brasileira. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-09-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-25T12:28:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-25T12:28:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10252699 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64843 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
SOLANGE OLIVEIRA FERREIRA.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10252699 https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64843 |
identifier_str_mv |
SOLANGE OLIVEIRA FERREIRA.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
162 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64843/1/SOLANGE%20OLIVEIRA%20FERREIRA.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64843/8/SOLANGE%20OLIVEIRA%20FERREIRA.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64843/10/SOLANGE%20OLIVEIRA%20FERREIRA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
abba161e903c6bfd853f89316e6471ba 7ce3a196993a9493c928216fe7f325ad de1fd9267d37e5646f2beb1736df9ea3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764248257921024 |