Employer branding, casamento entre marketing e gestão de pessoas: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Julia Shirazawa [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/63424
Resumo: As empresas possuem o desafio de se manterem competitivas no mercado a fim de atrair candidatos em potencial. Nesse contexto, a estratégia da Marca Empregadora (Employer Branding) se desponta como fonte de diferenciação na atração e retenção de talentos. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar a compreensão e utilização do Employer Branding em uma organização multinacional do ramo farmacêutico. Para isso, procedeu-se, inicialmente, a uma revisão de literatura com foco na discussão acerca do tema de marca empregadora, sua importância, aplicação e desafios. Tendo a literatura como suporte, este trabalho adotou metodologicamente a abordagem qualitativa, de natureza descritiva, realizado por meio de um estudo de caso, selecionando-se uma organização multinacional do ramo farmacêutico. A triangulação foi conseguida por meio da análise de dados secundários para a apresentação e caracterização da empresa escolhida, amparada na observação participante da pesquisadora como membro integrante dela, e levantamento de dados primários com a aplicação de entrevistas semi-estruturadas realizadas junto a quatro gestores da organização. Com isso, foi possível verificar que tanto as estratégias da marca empregadora são aplicadas na empresa, quanto, mais importante, como são percebidas pelos seus colaboradores, tanto de maneira implícita quanto explicitamente. Como resultado foi possível observar que a gestão de marca empregadora impacta diretamente na visibilidade de uma marca e empresa perante o público, sendo crucial para a atração de talentos, bem como, na satisfação, engajamento e retenção dos colaboradores em uma organização.
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