Employer branding, casamento entre marketing e gestão de pessoas: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/63424 |
Resumo: | As empresas possuem o desafio de se manterem competitivas no mercado a fim de atrair candidatos em potencial. Nesse contexto, a estratégia da Marca Empregadora (Employer Branding) se desponta como fonte de diferenciação na atração e retenção de talentos. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar a compreensão e utilização do Employer Branding em uma organização multinacional do ramo farmacêutico. Para isso, procedeu-se, inicialmente, a uma revisão de literatura com foco na discussão acerca do tema de marca empregadora, sua importância, aplicação e desafios. Tendo a literatura como suporte, este trabalho adotou metodologicamente a abordagem qualitativa, de natureza descritiva, realizado por meio de um estudo de caso, selecionando-se uma organização multinacional do ramo farmacêutico. A triangulação foi conseguida por meio da análise de dados secundários para a apresentação e caracterização da empresa escolhida, amparada na observação participante da pesquisadora como membro integrante dela, e levantamento de dados primários com a aplicação de entrevistas semi-estruturadas realizadas junto a quatro gestores da organização. Com isso, foi possível verificar que tanto as estratégias da marca empregadora são aplicadas na empresa, quanto, mais importante, como são percebidas pelos seus colaboradores, tanto de maneira implícita quanto explicitamente. Como resultado foi possível observar que a gestão de marca empregadora impacta diretamente na visibilidade de uma marca e empresa perante o público, sendo crucial para a atração de talentos, bem como, na satisfação, engajamento e retenção dos colaboradores em uma organização. |
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Employer branding, casamento entre marketing e gestão de pessoas: um estudo de casoEmployer BrandingGestão de Marca EmpregadoraDiferencial competitivoEmployer Brand ManagementCompetitive particularityTalentsAttractAs empresas possuem o desafio de se manterem competitivas no mercado a fim de atrair candidatos em potencial. Nesse contexto, a estratégia da Marca Empregadora (Employer Branding) se desponta como fonte de diferenciação na atração e retenção de talentos. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar a compreensão e utilização do Employer Branding em uma organização multinacional do ramo farmacêutico. Para isso, procedeu-se, inicialmente, a uma revisão de literatura com foco na discussão acerca do tema de marca empregadora, sua importância, aplicação e desafios. Tendo a literatura como suporte, este trabalho adotou metodologicamente a abordagem qualitativa, de natureza descritiva, realizado por meio de um estudo de caso, selecionando-se uma organização multinacional do ramo farmacêutico. A triangulação foi conseguida por meio da análise de dados secundários para a apresentação e caracterização da empresa escolhida, amparada na observação participante da pesquisadora como membro integrante dela, e levantamento de dados primários com a aplicação de entrevistas semi-estruturadas realizadas junto a quatro gestores da organização. Com isso, foi possível verificar que tanto as estratégias da marca empregadora são aplicadas na empresa, quanto, mais importante, como são percebidas pelos seus colaboradores, tanto de maneira implícita quanto explicitamente. Como resultado foi possível observar que a gestão de marca empregadora impacta diretamente na visibilidade de uma marca e empresa perante o público, sendo crucial para a atração de talentos, bem como, na satisfação, engajamento e retenção dos colaboradores em uma organização.The companies face the challenge of being competitive in the label market in order to attract potential candidates. In this context, the strategy of Employer Branding sets a difference on attracting and keeping talents. This same study had the goal to identify and analyse the comprehension and usage of Employer Branding in a pharmaceutical multinational company. To do so, it has been, initially, done a review of literature focusing on a discussion around the theme, it´s importance, application and challenges. Having literature as a support, this search has chosen in a methodological way the qualitative approach, in descriptive nature, accomplished through a case study, selecting a pharmaceutical multinational company. The triangulation was achieved through secondary data analysis for presentation and characterization of the chosen company, supported by the participative observation of the researcher and gathering of primary datas with the semi - structured interviews, done among four organization managers. Thus, it was possible to notice that the Employer Branding strategies are applied to the company as importantly as they are noticed by the collaborators implicitly and explicitly. In result, it was possible to assume that the employer brand management impacts directly on a brand and company´s visibility to the public, that being essential to the talent attraction, such as, in the satisfaction, engagement and collaborators´ retention in an organization.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloAndreoliAndreoli, Taís Pasquotto [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4402149857270524Gaspar, Julia Shirazawa [UNIFESP]2022-03-08T11:04:00Z2022-03-08T11:04:00Z2021-01-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion43 F.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/63424porOsasco, SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T19:03:55Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63424Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T19:03:55Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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