Como o material didático do governo de São Paulo tem trabalhado a questão da água no 5º ano do Ensino Fundamental?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68715 |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objetivo identificar sob qual macrotendência da Educação Ambiental Brasileira o livro didático do estado de São Paulo se orienta, e como isso afeta a formação de cidadãos críticos, conscientes e transformadores. Analisamos o conteúdo “Recursos Hídricos”, abordado dentro do “Currículo em Ação: Ler e Escrever & Sociedade e Natureza”, destinado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. As pesquisas de Layrargues e Lima (2014), orientam essa monografia, pois eles investigaram as tendências político-pedagógicas da EA, apontando os grupos sociais e instituições que se beneficiam de acordo com a orientação atual do campo, que varia entre o conservadorismo ao transformacionismo. Essa pesquisa é de natureza qualitativa do tipo descritiva, pois os seus objetivos consistem na descrição de características de determinadas populações ou fenômenos (Gil, 2008; Minayo, 1996). As informações foram analisadas de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2004), e o conteúdo do material selecionado foi analisado a partir de seis dimensões de análise proposta por Marpica (2008). Os capítulos apresentam conceitos e dados sobre a gestão dos recursos hídricos, bem como sua disponibilidade no mundo e no Brasil, questões vinculadas ao consumo, os principais documentos vinculados à Educação Ambiental, e finalmente, a forma como o livro didático escolhido expõe e trabalha tais assuntos. A hipótese inicial a ser verificada é a de que o livro tem trabalhado a questão da água de forma reducionista, dentro de uma corrente ambiental conservacionista e pragmática. Através da análise, chegamos à conclusão, que o livro apresenta mais dados ligados à disponibilidade física e aspectos concretos que influenciam na qualidade e quantidade da água, sem muito considerar questões socioeconômicas, ainda, a seção dedicada a trabalhar o assunto é muito reducionista, entretanto, sempre propõe diálogos, investigações e paralelos com a realidade, que se bem orientados pelos professores, possibilitam o desenvolvimento da criticidade para analisar os impactos ambientais sob outra ótica. |
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Como o material didático do governo de São Paulo tem trabalhado a questão da água no 5º ano do Ensino Fundamental?How has São Paulo government's teaching material adressed the water issue in 5th grade of elementary school?Crise HídricaEducação AmbientalEnsino de CiênciasMaterial DidáticoRecursos HídricosEssa pesquisa tem como objetivo identificar sob qual macrotendência da Educação Ambiental Brasileira o livro didático do estado de São Paulo se orienta, e como isso afeta a formação de cidadãos críticos, conscientes e transformadores. Analisamos o conteúdo “Recursos Hídricos”, abordado dentro do “Currículo em Ação: Ler e Escrever & Sociedade e Natureza”, destinado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. As pesquisas de Layrargues e Lima (2014), orientam essa monografia, pois eles investigaram as tendências político-pedagógicas da EA, apontando os grupos sociais e instituições que se beneficiam de acordo com a orientação atual do campo, que varia entre o conservadorismo ao transformacionismo. Essa pesquisa é de natureza qualitativa do tipo descritiva, pois os seus objetivos consistem na descrição de características de determinadas populações ou fenômenos (Gil, 2008; Minayo, 1996). As informações foram analisadas de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2004), e o conteúdo do material selecionado foi analisado a partir de seis dimensões de análise proposta por Marpica (2008). Os capítulos apresentam conceitos e dados sobre a gestão dos recursos hídricos, bem como sua disponibilidade no mundo e no Brasil, questões vinculadas ao consumo, os principais documentos vinculados à Educação Ambiental, e finalmente, a forma como o livro didático escolhido expõe e trabalha tais assuntos. A hipótese inicial a ser verificada é a de que o livro tem trabalhado a questão da água de forma reducionista, dentro de uma corrente ambiental conservacionista e pragmática. Através da análise, chegamos à conclusão, que o livro apresenta mais dados ligados à disponibilidade física e aspectos concretos que influenciam na qualidade e quantidade da água, sem muito considerar questões socioeconômicas, ainda, a seção dedicada a trabalhar o assunto é muito reducionista, entretanto, sempre propõe diálogos, investigações e paralelos com a realidade, que se bem orientados pelos professores, possibilitam o desenvolvimento da criticidade para analisar os impactos ambientais sob outra ótica.This research aims to identify which macrotendency of Brazilian Environmental Education the São Paulo’s teaching material aligns with and how it impacts the formation of critical, conscious and transformative citizens. “Water Resources” was the content we analyzed presented in the “Currículo em Ação: Ler e Escrever & Sociedade e Natureza” book, produced for 5th grade students from elementary school. The research by Layrargues and Lima (2014), guides this monograph as they investigated the political-pedagogical tendencies of Environmental Education, highlighting the social groups and institutions that benefit from the current orientation of the field, which fluctuate between conservatism and transformationism approaches. This research is of a qualitative nature, specifically descriptive, as its objectives involve describing characteristics of specific populations or phenomena (Gil, 2008; Minayo, 1996). The information was analyzed using Bardin's (2004) content analysis approach, and the selected material's content was analyzed based on six dimensions of analysis proposed by Marpica (2008). The chapters present concepts and data about water resource management, its availability worldwide and in Brazil, issues related to consumption, documents about Environmental Education, and finally, how the chosen teaching material addresses and explores these subjects. The initial hypothesis to be tested is that the teaching material approaches the water issue in a reductionist manner, within a conservationist environmental perspective. Through analysis, we conclude that the book provides more data related to the physical availability and concrete aspects that influence water quality and quantity, without giving much consideration to socioeconomic issues. Furthermore, the section dedicated to addressing the topic is very short, however, it proposes dialogues, investigations, and parallels with reality that, if properly guided by teachers, empower the development of critical thinking to analyze environmental impacts from different perspectives.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloBraga, Adriana Regina [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3465256917218630Nascimento, Ana Luisa de Oliveira [UNIFESP]2023-07-21T14:52:52Z2023-07-21T14:52:52Z2023-07-12info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion63 f.application/pdfNASCIMENTO, Ana Luisa de Oliveira. Como o material didático do governo do estado de São Paulo tem trabalhado a questão da água no 5º ano do Ensino Fundamental?. Orientadora: Adriana Regina Braga. 2023. 63f. TCC (Graduação) – Pedagogia, Departamento de Educação, UNIFESP, Guarulhos. 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68715porUniversidade Federal de São Paulo. 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