O olhar masculino como formador da representação da mulher: o caso do filme noir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Joice Oliveira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67607
Resumo: Through film analysis from the movies Gilda (1946), The Killers (1946) and Gun Crazy (or Deadly is the Female - 1950) the intention is to identify and discuss the way woman is constructed in the 1940-50‟s cinema. Such analysis will be articulated with the social context from this period. The hypothesis is that although film noir (genre on which the three movies above can be placed) seems to be libertarian to woman‟s representation, it also brings contradictions that lead to a conservative gaze, because female characters were seen inside a male order that set them more as object that as subject.
id UFSP_248aa267546866851ad4ed896104cb59
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/67607
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling O olhar masculino como formador da representação da mulher: o caso do filme noirThe male gaze as a shaper of the representation of women: the case of noir filmConstruction of the female imageFemme FataleFilm NoirSociologyImagem da mulher no cinemaFemme fataleFilme NoirSociologiaThrough film analysis from the movies Gilda (1946), The Killers (1946) and Gun Crazy (or Deadly is the Female - 1950) the intention is to identify and discuss the way woman is constructed in the 1940-50‟s cinema. Such analysis will be articulated with the social context from this period. The hypothesis is that although film noir (genre on which the three movies above can be placed) seems to be libertarian to woman‟s representation, it also brings contradictions that lead to a conservative gaze, because female characters were seen inside a male order that set them more as object that as subject.Pretende-se estudar os filmes Gilda (1946), Os Assassinos (1946 - The Killers) e Mortalmente Perigosa (1950 - Gun Crazy ou Deadly is the Female), de modo a identificar e discutir, por meio da análise de cada um deles, a maneira como a figura da mulher é construída no cinema das décadas de 1940-1950. Tais análises serão articuladas com o contexto social da época. A hipótese é de que embora o filme noir (gênero no qual os três filmes acima podem ser encaixados) aparente ser libertário para a representação da mulher, ele também traz uma série de contradições que levam a um olhar conservador, pois as personagens femininas eram vistas no interior de uma ordem masculina que as posicionava mais como um objeto do que como um sujeito.Fundação de Apoio à Pesquisa da UNIFESPUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Rovai, Mauro Luiz [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0720071392894567http://lattes.cnpq.br/0372682453344135Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Pires, Joice Oliveira [UNIFESP]2023-06-07T12:28:04Z2023-06-07T12:28:04Z2013info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion47 p.PIRES, Joice Oliveira. O olhar masculino como formador da representação da mulher: o caso do filme noir. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2013.OliveiraPiresJ_2013_OlharMasculinoFomadorDaRepresentaçãoDaMulherNoCinema.pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67607porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-05-07T15:17:09Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/67607Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-05-07T15:17:09Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O olhar masculino como formador da representação da mulher: o caso do filme noir
The male gaze as a shaper of the representation of women: the case of noir film
title O olhar masculino como formador da representação da mulher: o caso do filme noir
spellingShingle O olhar masculino como formador da representação da mulher: o caso do filme noir
Pires, Joice Oliveira [UNIFESP]
Construction of the female image
Femme Fatale
Film Noir
Sociology
Imagem da mulher no cinema
Femme fatale
Filme Noir
Sociologia
title_short O olhar masculino como formador da representação da mulher: o caso do filme noir
title_full O olhar masculino como formador da representação da mulher: o caso do filme noir
title_fullStr O olhar masculino como formador da representação da mulher: o caso do filme noir
title_full_unstemmed O olhar masculino como formador da representação da mulher: o caso do filme noir
title_sort O olhar masculino como formador da representação da mulher: o caso do filme noir
author Pires, Joice Oliveira [UNIFESP]
author_facet Pires, Joice Oliveira [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rovai, Mauro Luiz [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/0720071392894567
http://lattes.cnpq.br/0372682453344135
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Joice Oliveira [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Construction of the female image
Femme Fatale
Film Noir
Sociology
Imagem da mulher no cinema
Femme fatale
Filme Noir
Sociologia
topic Construction of the female image
Femme Fatale
Film Noir
Sociology
Imagem da mulher no cinema
Femme fatale
Filme Noir
Sociologia
description Through film analysis from the movies Gilda (1946), The Killers (1946) and Gun Crazy (or Deadly is the Female - 1950) the intention is to identify and discuss the way woman is constructed in the 1940-50‟s cinema. Such analysis will be articulated with the social context from this period. The hypothesis is that although film noir (genre on which the three movies above can be placed) seems to be libertarian to woman‟s representation, it also brings contradictions that lead to a conservative gaze, because female characters were seen inside a male order that set them more as object that as subject.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2023-06-07T12:28:04Z
2023-06-07T12:28:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIRES, Joice Oliveira. O olhar masculino como formador da representação da mulher: o caso do filme noir. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2013.
OliveiraPiresJ_2013_OlharMasculinoFomadorDaRepresentaçãoDaMulherNoCinema.pdf
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67607
identifier_str_mv PIRES, Joice Oliveira. O olhar masculino como formador da representação da mulher: o caso do filme noir. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2013.
OliveiraPiresJ_2013_OlharMasculinoFomadorDaRepresentaçãoDaMulherNoCinema.pdf
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 47 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268416155975680