O olhar masculino como formador da representação da mulher: o caso do filme noir
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67607 |
Resumo: | Through film analysis from the movies Gilda (1946), The Killers (1946) and Gun Crazy (or Deadly is the Female - 1950) the intention is to identify and discuss the way woman is constructed in the 1940-50‟s cinema. Such analysis will be articulated with the social context from this period. The hypothesis is that although film noir (genre on which the three movies above can be placed) seems to be libertarian to woman‟s representation, it also brings contradictions that lead to a conservative gaze, because female characters were seen inside a male order that set them more as object that as subject. |
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O olhar masculino como formador da representação da mulher: o caso do filme noirThe male gaze as a shaper of the representation of women: the case of noir filmConstruction of the female imageFemme FataleFilm NoirSociologyImagem da mulher no cinemaFemme fataleFilme NoirSociologiaThrough film analysis from the movies Gilda (1946), The Killers (1946) and Gun Crazy (or Deadly is the Female - 1950) the intention is to identify and discuss the way woman is constructed in the 1940-50‟s cinema. Such analysis will be articulated with the social context from this period. The hypothesis is that although film noir (genre on which the three movies above can be placed) seems to be libertarian to woman‟s representation, it also brings contradictions that lead to a conservative gaze, because female characters were seen inside a male order that set them more as object that as subject.Pretende-se estudar os filmes Gilda (1946), Os Assassinos (1946 - The Killers) e Mortalmente Perigosa (1950 - Gun Crazy ou Deadly is the Female), de modo a identificar e discutir, por meio da análise de cada um deles, a maneira como a figura da mulher é construída no cinema das décadas de 1940-1950. Tais análises serão articuladas com o contexto social da época. A hipótese é de que embora o filme noir (gênero no qual os três filmes acima podem ser encaixados) aparente ser libertário para a representação da mulher, ele também traz uma série de contradições que levam a um olhar conservador, pois as personagens femininas eram vistas no interior de uma ordem masculina que as posicionava mais como um objeto do que como um sujeito.Fundação de Apoio à Pesquisa da UNIFESPUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Rovai, Mauro Luiz [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0720071392894567http://lattes.cnpq.br/0372682453344135Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Pires, Joice Oliveira [UNIFESP]2023-06-07T12:28:04Z2023-06-07T12:28:04Z2013info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion47 p.PIRES, Joice Oliveira. O olhar masculino como formador da representação da mulher: o caso do filme noir. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2013.OliveiraPiresJ_2013_OlharMasculinoFomadorDaRepresentaçãoDaMulherNoCinema.pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67607porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-05-07T15:17:09Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/67607Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-05-07T15:17:09Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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