O cuidado como elo entre a saúde e a educação: um estudo de caso no berçário de uma creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maranhão, Damaris Gomes [UNIFESP]
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/15647
Resumo: O objetivo desta disertação é oferecer uma reflexão dobre o cuidade de criança e sua interface com a saúde e a educação, no contexto de uma instituição de educação infantil. Para tanto, a autora realizpu um estudo de caso em um berçário de creches pública, administrada por uma entidade filantrópica e que atende a p[opulação de baixa renda da periferia da cidade de São Paulo. A Autora parte da persdpectiva que a criança é um sujeito componente, que interage com o meio humano e através dele com o meio físico, de acordo com suas capacidades reais e potenciais em cada fase do processo de desenvolvimento. Compreende também, que o cuidade tem operacionalização não pode ser dissociada da ação educativa. A análise dos dados apontou que os cuidados com os bebês e crianças pequenas, na creche onde foi realizado este estudo, tem como diretriz uma concepção asssistencialista de creche e identifica a criança atendida no berçario como frágil, dependente e carente. Os cuidados são organizados através de uma rotina, que privilegia a higiene, a nutrição e a segurança da criança, de forma dissociada das atividades chamadas de pedagógicas. O uso e a organização do espaço, a rotina de cuidados e as regras de higiene adotadas, quando analisadas à luz da antropologia, revelam os valores com que os adultos ordenam o seu mundo social. O texto está organizado em 5 capítulos, nos quais, inicialmente, procurou-se apresentar o problema, os pressupostos teóricos e a trajetória da pesquisa. O capítulo 3 contextualiza o estudo. No capítulo 4 são descritos e analisados os principais cuidados com as crianças e no capítulo 5 a autora procurou analisar o sentido do cuidado para os educadores, na perspectiva construída ao longo da disertação. Nas considerações finais a autora aponta algumas reflexões para a prática dos cuidados com criança em creches.
id UFSP_2d4b787d08fe232ecd0a80b9a6dbebaa
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/15647
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling O cuidado como elo entre a saúde e a educação: um estudo de caso no berçário de uma crecheThe care as a link between health and education: a case study in a nursing in a day car centerCuidado da criançaBerçáriosAssistência à saúdeEnfermagem pediátricaO objetivo desta disertação é oferecer uma reflexão dobre o cuidade de criança e sua interface com a saúde e a educação, no contexto de uma instituição de educação infantil. Para tanto, a autora realizpu um estudo de caso em um berçário de creches pública, administrada por uma entidade filantrópica e que atende a p[opulação de baixa renda da periferia da cidade de São Paulo. A Autora parte da persdpectiva que a criança é um sujeito componente, que interage com o meio humano e através dele com o meio físico, de acordo com suas capacidades reais e potenciais em cada fase do processo de desenvolvimento. Compreende também, que o cuidade tem operacionalização não pode ser dissociada da ação educativa. A análise dos dados apontou que os cuidados com os bebês e crianças pequenas, na creche onde foi realizado este estudo, tem como diretriz uma concepção asssistencialista de creche e identifica a criança atendida no berçario como frágil, dependente e carente. Os cuidados são organizados através de uma rotina, que privilegia a higiene, a nutrição e a segurança da criança, de forma dissociada das atividades chamadas de pedagógicas. O uso e a organização do espaço, a rotina de cuidados e as regras de higiene adotadas, quando analisadas à luz da antropologia, revelam os valores com que os adultos ordenam o seu mundo social. O texto está organizado em 5 capítulos, nos quais, inicialmente, procurou-se apresentar o problema, os pressupostos teóricos e a trajetória da pesquisa. O capítulo 3 contextualiza o estudo. No capítulo 4 são descritos e analisados os principais cuidados com as crianças e no capítulo 5 a autora procurou analisar o sentido do cuidado para os educadores, na perspectiva construída ao longo da disertação. Nas considerações finais a autora aponta algumas reflexões para a prática dos cuidados com criança em creches.The objetive of the present work is to examine the relationship between child care, health and education in the context of an educational institution. The author presents a case study of a nursery in a public day-care center for low income dhildren in the city of São Paulo. The center is administered by a philanthropic association. In the author’s perspective, the child is a competent subject who interacts with the human environment and through it with physical environment, according to his / her actual and potential capabilities in each phase of the develpmental process. To the author child care has a funcamental relationship to the health / education and therefore its organization and daily practices cannot be dissociated from the educational action. The analysis of the data reveals, in that particular public day care center, infant and child care practices by an “ assistancialist” or “charitable” concept of the children. It considers the child as a fragile, dependent and needy individual. Dayle care is organized in ways that emphatize hygiene, nutrition and safety dissociated from activities that are considered educational. In the light of anthropological analysis, the organization and uses of space, daily care and rules of hygiene reflect values used by adults to organize social reality. The text is organized in five chapters. In the first part, the problem is presented as well as the theoretical foundations and the research development. The third chapter resents the context of the research. The actual child care practices are described and analyzed in chapter four and in chapter five the author analyses the meaning of child care educators. The final part presents ideas for the organization and implementation of child care practices in day-care institutions.BV UNIFESP: Teses e dissertaçõesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Sarti, Cynthia Andersen [UNIFESP]Maranhão, Damaris Gomes [UNIFESP]2015-12-06T22:59:39Z2015-12-06T22:59:39Z1998info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion154 f.application/pdfMARANHÃO, Damaris Gomes. O cuidado como elo entre a Saúde e a educação: um estudo de caso no berçário de uma creche. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 1998.Tese-3488.pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/15647porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-04T08:09:11Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/15647Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-04T08:09:11Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O cuidado como elo entre a saúde e a educação: um estudo de caso no berçário de uma creche
The care as a link between health and education: a case study in a nursing in a day car center
title O cuidado como elo entre a saúde e a educação: um estudo de caso no berçário de uma creche
spellingShingle O cuidado como elo entre a saúde e a educação: um estudo de caso no berçário de uma creche
Maranhão, Damaris Gomes [UNIFESP]
Cuidado da criança
Berçários
Assistência à saúde
Enfermagem pediátrica
title_short O cuidado como elo entre a saúde e a educação: um estudo de caso no berçário de uma creche
title_full O cuidado como elo entre a saúde e a educação: um estudo de caso no berçário de uma creche
title_fullStr O cuidado como elo entre a saúde e a educação: um estudo de caso no berçário de uma creche
title_full_unstemmed O cuidado como elo entre a saúde e a educação: um estudo de caso no berçário de uma creche
title_sort O cuidado como elo entre a saúde e a educação: um estudo de caso no berçário de uma creche
author Maranhão, Damaris Gomes [UNIFESP]
author_facet Maranhão, Damaris Gomes [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarti, Cynthia Andersen [UNIFESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Maranhão, Damaris Gomes [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado da criança
Berçários
Assistência à saúde
Enfermagem pediátrica
topic Cuidado da criança
Berçários
Assistência à saúde
Enfermagem pediátrica
description O objetivo desta disertação é oferecer uma reflexão dobre o cuidade de criança e sua interface com a saúde e a educação, no contexto de uma instituição de educação infantil. Para tanto, a autora realizpu um estudo de caso em um berçário de creches pública, administrada por uma entidade filantrópica e que atende a p[opulação de baixa renda da periferia da cidade de São Paulo. A Autora parte da persdpectiva que a criança é um sujeito componente, que interage com o meio humano e através dele com o meio físico, de acordo com suas capacidades reais e potenciais em cada fase do processo de desenvolvimento. Compreende também, que o cuidade tem operacionalização não pode ser dissociada da ação educativa. A análise dos dados apontou que os cuidados com os bebês e crianças pequenas, na creche onde foi realizado este estudo, tem como diretriz uma concepção asssistencialista de creche e identifica a criança atendida no berçario como frágil, dependente e carente. Os cuidados são organizados através de uma rotina, que privilegia a higiene, a nutrição e a segurança da criança, de forma dissociada das atividades chamadas de pedagógicas. O uso e a organização do espaço, a rotina de cuidados e as regras de higiene adotadas, quando analisadas à luz da antropologia, revelam os valores com que os adultos ordenam o seu mundo social. O texto está organizado em 5 capítulos, nos quais, inicialmente, procurou-se apresentar o problema, os pressupostos teóricos e a trajetória da pesquisa. O capítulo 3 contextualiza o estudo. No capítulo 4 são descritos e analisados os principais cuidados com as crianças e no capítulo 5 a autora procurou analisar o sentido do cuidado para os educadores, na perspectiva construída ao longo da disertação. Nas considerações finais a autora aponta algumas reflexões para a prática dos cuidados com criança em creches.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
2015-12-06T22:59:39Z
2015-12-06T22:59:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARANHÃO, Damaris Gomes. O cuidado como elo entre a Saúde e a educação: um estudo de caso no berçário de uma creche. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 1998.
Tese-3488.pdf
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/15647
identifier_str_mv MARANHÃO, Damaris Gomes. O cuidado como elo entre a Saúde e a educação: um estudo de caso no berçário de uma creche. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 1998.
Tese-3488.pdf
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/15647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 154 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268442996375552