As Discussões De Vygotsky Sobre Defectologia: Necessidades Para A Formação De Professores Na Perspectiva Da Educação Inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliane Pereira Domingues Da [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6657929
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52654
Resumo: Esta Pesquisa Tem Por Objetivo Analisar E Compreender Como As Concepções De Vygotsky, A Partir Dos Estudos Em Defectologia, Podem Contribuir Para A Formação De Professores, Visando À Reconstrução De Uma Prática Pedagógica Inclusiva, Que Garanta O Acesso E Permanência Dos Alunos Com Necessidades Educacionais Específicas No Ensino Regular. A Formação De Professores É Um Assunto Muito Importante No Contexto Da Inclusão (Ferreira, 2014), Pois, Com Os Conhecimentos Sobre O Ensino De Alunos Com Necessidades Educacionais Específicas E Com A Formação Teórico-Prática Sobre O Fazer Docente, O Professor Pode Ressignificar A Sua Prática Pedagógica Para Atender À Diversidade Do Seu Alunado (Pietro, 2006). Em Relação Às Contribuições Da Teoria Sociohistórico-Cultural De Vygotsky Para A Educação, Destacam-Se Os Estudos Em Defectologia, Que Deve Ser Entendida Como Ciência Que, Pelo Menos Na Concepção Vygotskyana, Tem Como Base O Pressuposto De Que "A Criança Cujo Desenvolvimento Está Complicado Por Um Defeito Não É Simplesme
id UFSP_2e11c49e215f6a6382b462ffbaf79c1a
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/52654
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Silva, Eliane Pereira Domingues Da [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Fidalgo, Sueli Salles [UNIFESP]2020-03-25T12:10:19Z2020-03-25T12:10:19Z2018-09-28https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6657929https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/526542018-0596.pdfEsta Pesquisa Tem Por Objetivo Analisar E Compreender Como As Concepções De Vygotsky, A Partir Dos Estudos Em Defectologia, Podem Contribuir Para A Formação De Professores, Visando À Reconstrução De Uma Prática Pedagógica Inclusiva, Que Garanta O Acesso E Permanência Dos Alunos Com Necessidades Educacionais Específicas No Ensino Regular. A Formação De Professores É Um Assunto Muito Importante No Contexto Da Inclusão (Ferreira, 2014), Pois, Com Os Conhecimentos Sobre O Ensino De Alunos Com Necessidades Educacionais Específicas E Com A Formação Teórico-Prática Sobre O Fazer Docente, O Professor Pode Ressignificar A Sua Prática Pedagógica Para Atender À Diversidade Do Seu Alunado (Pietro, 2006). Em Relação Às Contribuições Da Teoria Sociohistórico-Cultural De Vygotsky Para A Educação, Destacam-Se Os Estudos Em Defectologia, Que Deve Ser Entendida Como Ciência Que, Pelo Menos Na Concepção Vygotskyana, Tem Como Base O Pressuposto De Que "A Criança Cujo Desenvolvimento Está Complicado Por Um Defeito Não É SimplesmeThe Present Work Aims At Analyzing And Understanding How Vygotsky"S Concepts, Based On The Defectology Studies, Can Contribute To The Education Of Teachers, In Order To Establish An Inclusive Pedagogical Practice That Can Ensure The Access And The Permanence Of Students With Special Needs In Regular Schools. Teacher Education Is A Key Subject In The Context Of Inclusion (Ferreira, 2014), Provided That With The Knowledge About Students With Special Needs And The Theoretical And Practical Education On The Educational Performance, The Teacher Can Reframe The Pedagogical Practice To Meet The Needs Of Such Students (Pietro, 2006). Regarding The Contributions Of Vygotsky"S Socialhistorical-Cultural Theory To Education, We Emphasize The Studies In Defectology, Which Must Be Understood As The Science That, At Least In Vygotsky"S Conception, Is Based On The Premise That "The Child Whose Development Is Complicated By A Disability Is Not Simply Less Developed Than Its So Called `Normal" Peers, But Otherwise Develops InDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)180 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação InclusivaNecessidades Educacionais EspecíficasFormação De ProfessoresPesquisa Crítica De ColaboraçãoInclusive EducationCollaborative ResearchSpecial NeedsTeacher EducationAs Discussões De Vygotsky Sobre Defectologia: Necessidades Para A Formação De Professores Na Perspectiva Da Educação Inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducação E Saúde Na Infância E AdolescênciaMultidisciplinarEducação E Saúde Na Infância E Na Adolescência: Problemas Crônicos E Perspectivas AtuaisORIGINAL2018-0596.pdfapplication/pdf1227905${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52654/1/2018-0596.pdf3e2447cb6834a0bfc59b692773fb4688MD51open accessTEXT2018-0596.pdf.txt2018-0596.pdf.txtExtracted texttext/plain354916${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52654/5/2018-0596.pdf.txtc762f4c970316cf7296df3318be74ca7MD55open accessTHUMBNAIL2018-0596.pdf.jpg2018-0596.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4058${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52654/7/2018-0596.pdf.jpgd2f30433037fb7f03b0752802c6fcc7dMD57open access11600/526542023-05-15 10:55:52.325open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52654Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:55:52Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv As Discussões De Vygotsky Sobre Defectologia: Necessidades Para A Formação De Professores Na Perspectiva Da Educação Inclusiva
title As Discussões De Vygotsky Sobre Defectologia: Necessidades Para A Formação De Professores Na Perspectiva Da Educação Inclusiva
spellingShingle As Discussões De Vygotsky Sobre Defectologia: Necessidades Para A Formação De Professores Na Perspectiva Da Educação Inclusiva
Silva, Eliane Pereira Domingues Da [UNIFESP]
Educação Inclusiva
Necessidades Educacionais Específicas
Formação De Professores
Pesquisa Crítica De Colaboração
Inclusive Education
Collaborative Research
Special Needs
Teacher Education
title_short As Discussões De Vygotsky Sobre Defectologia: Necessidades Para A Formação De Professores Na Perspectiva Da Educação Inclusiva
title_full As Discussões De Vygotsky Sobre Defectologia: Necessidades Para A Formação De Professores Na Perspectiva Da Educação Inclusiva
title_fullStr As Discussões De Vygotsky Sobre Defectologia: Necessidades Para A Formação De Professores Na Perspectiva Da Educação Inclusiva
title_full_unstemmed As Discussões De Vygotsky Sobre Defectologia: Necessidades Para A Formação De Professores Na Perspectiva Da Educação Inclusiva
title_sort As Discussões De Vygotsky Sobre Defectologia: Necessidades Para A Formação De Professores Na Perspectiva Da Educação Inclusiva
author Silva, Eliane Pereira Domingues Da [UNIFESP]
author_facet Silva, Eliane Pereira Domingues Da [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliane Pereira Domingues Da [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fidalgo, Sueli Salles [UNIFESP]
contributor_str_mv Fidalgo, Sueli Salles [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Necessidades Educacionais Específicas
Formação De Professores
Pesquisa Crítica De Colaboração
topic Educação Inclusiva
Necessidades Educacionais Específicas
Formação De Professores
Pesquisa Crítica De Colaboração
Inclusive Education
Collaborative Research
Special Needs
Teacher Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusive Education
Collaborative Research
Special Needs
Teacher Education
description Esta Pesquisa Tem Por Objetivo Analisar E Compreender Como As Concepções De Vygotsky, A Partir Dos Estudos Em Defectologia, Podem Contribuir Para A Formação De Professores, Visando À Reconstrução De Uma Prática Pedagógica Inclusiva, Que Garanta O Acesso E Permanência Dos Alunos Com Necessidades Educacionais Específicas No Ensino Regular. A Formação De Professores É Um Assunto Muito Importante No Contexto Da Inclusão (Ferreira, 2014), Pois, Com Os Conhecimentos Sobre O Ensino De Alunos Com Necessidades Educacionais Específicas E Com A Formação Teórico-Prática Sobre O Fazer Docente, O Professor Pode Ressignificar A Sua Prática Pedagógica Para Atender À Diversidade Do Seu Alunado (Pietro, 2006). Em Relação Às Contribuições Da Teoria Sociohistórico-Cultural De Vygotsky Para A Educação, Destacam-Se Os Estudos Em Defectologia, Que Deve Ser Entendida Como Ciência Que, Pelo Menos Na Concepção Vygotskyana, Tem Como Base O Pressuposto De Que "A Criança Cujo Desenvolvimento Está Complicado Por Um Defeito Não É Simplesme
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6657929
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52654
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2018-0596.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6657929
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52654
identifier_str_mv 2018-0596.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 180 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52654/1/2018-0596.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52654/5/2018-0596.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52654/7/2018-0596.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e2447cb6834a0bfc59b692773fb4688
c762f4c970316cf7296df3318be74ca7
d2f30433037fb7f03b0752802c6fcc7d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764276204568576