Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6202 http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000200012 |
Resumo: | O artigo apresenta uma pesquisa de doutorado que investigou o processo de formação de professores de matemática em atividade de ensino, ao elaborarem coletivamente situações desencadeadoras de aprendizagem. Fundamentando-se na teoria histórico-cultural e na Teoria da Atividade, elaborou-se uma proposta de formação continuada de professores, ancorada nos conceitos de trabalho e atividade, que se constituiu no campo empírico da investigação. Na análise comparativa dos dados provenientes de elaborações coletivas e socializações das propostas de ensino, buscaram-se evidências que revelassem mudanças no movimento de organização das ações dos professores. Os resultados evidenciam que, na (re)organização coletiva de suas ações, os professores atribuíram novos sentidos às próprias ações, à mediação e à escolha de instrumentos, apropriando-se das formas de realização colaborativa da atividade de ensino. Nesse percurso de formação, o novo fazer dos professores constituiu-se, de forma mediada, na práxis pedagógica, o que corrobora o coletivo como espaço de produção de conhecimento. |
id |
UFSP_349a6b6abe5b3d0fc037049503981f7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/6202 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP]Moura, Manoel Oriosvaldo DeUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade de São Paulo (USP)2015-06-14T13:42:48Z2015-06-14T13:42:48Z2011-01-01Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 17, n. 2, p. 435-450, 2011.1516-7313http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6202http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000200012S1516-73132011000200012.pdfS1516-7313201100020001210.1590/S1516-73132011000200012O artigo apresenta uma pesquisa de doutorado que investigou o processo de formação de professores de matemática em atividade de ensino, ao elaborarem coletivamente situações desencadeadoras de aprendizagem. Fundamentando-se na teoria histórico-cultural e na Teoria da Atividade, elaborou-se uma proposta de formação continuada de professores, ancorada nos conceitos de trabalho e atividade, que se constituiu no campo empírico da investigação. Na análise comparativa dos dados provenientes de elaborações coletivas e socializações das propostas de ensino, buscaram-se evidências que revelassem mudanças no movimento de organização das ações dos professores. Os resultados evidenciam que, na (re)organização coletiva de suas ações, os professores atribuíram novos sentidos às próprias ações, à mediação e à escolha de instrumentos, apropriando-se das formas de realização colaborativa da atividade de ensino. Nesse percurso de formação, o novo fazer dos professores constituiu-se, de forma mediada, na práxis pedagógica, o que corrobora o coletivo como espaço de produção de conhecimento.The research described investigated the process of the training of teachers within a teaching activity, while collectively elaborating on trigger-learning situations. The proposal was for continual formation of teachers, based in historic-cultural theory and the theory of Activity, supported by the concepts of work and activity. In the comparative analysis of the teaching proposals and the socialization process, we sought evidence that would reveal the changes in the movement of the organization of the teachers' actions. The results show that in a collective (re)organization of their actions the teachers attributed new understandings to their own actions, to the mediation and to the choice of tools, appropriating for themselves the collaborative forms of the teaching activity. In this formation process, the new practices of the teachers were mediated into the pedagogical praxis that strengthens the meaning of collective as a knowledge production space.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de EducaçãoUniversidade de São Paulo Faculdade de EducaçãoUNIFESP, Depto. de EducaçãoSciELO435-450porPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Ciência & Educação (Bauru)Formação de professoresProfessores de matemáticaTeoria da AtividadeAtividade de ensinoTeoria histórico-culturalTeacher educationMathematics teacherTheory of ActivityTeaching activityCultural-historical theoryProfessores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docenteThe teaching activity of mathematics teachers: contributions of the cultural-historical perspective for teachers traininginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1516-73132011000200012.pdfapplication/pdf154593${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6202/1/S1516-73132011000200012.pdfc8394fe9b38f749618d54ed462aedaefMD51open accessTEXTS1516-73132011000200012.pdf.txtS1516-73132011000200012.pdf.txtExtracted texttext/plain52874${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6202/6/S1516-73132011000200012.pdf.txt2cc9c4f80c6909869f4c16564c215be3MD56open accessTHUMBNAILS1516-73132011000200012.pdf.jpgS1516-73132011000200012.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5915${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6202/8/S1516-73132011000200012.pdf.jpg297e981b2600a593d39ea5aa6247d017MD58open access11600/62022023-06-05 19:15:52.257open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/6202Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:15:52Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The teaching activity of mathematics teachers: contributions of the cultural-historical perspective for teachers training |
title |
Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente |
spellingShingle |
Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP] Formação de professores Professores de matemática Teoria da Atividade Atividade de ensino Teoria histórico-cultural Teacher education Mathematics teacher Theory of Activity Teaching activity Cultural-historical theory |
title_short |
Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente |
title_full |
Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente |
title_fullStr |
Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente |
title_full_unstemmed |
Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente |
title_sort |
Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente |
author |
Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP] |
author_facet |
Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP] Moura, Manoel Oriosvaldo De |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Manoel Oriosvaldo De |
author2_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Universidade de São Paulo (USP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP] Moura, Manoel Oriosvaldo De |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Professores de matemática Teoria da Atividade Atividade de ensino Teoria histórico-cultural |
topic |
Formação de professores Professores de matemática Teoria da Atividade Atividade de ensino Teoria histórico-cultural Teacher education Mathematics teacher Theory of Activity Teaching activity Cultural-historical theory |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher education Mathematics teacher Theory of Activity Teaching activity Cultural-historical theory |
description |
O artigo apresenta uma pesquisa de doutorado que investigou o processo de formação de professores de matemática em atividade de ensino, ao elaborarem coletivamente situações desencadeadoras de aprendizagem. Fundamentando-se na teoria histórico-cultural e na Teoria da Atividade, elaborou-se uma proposta de formação continuada de professores, ancorada nos conceitos de trabalho e atividade, que se constituiu no campo empírico da investigação. Na análise comparativa dos dados provenientes de elaborações coletivas e socializações das propostas de ensino, buscaram-se evidências que revelassem mudanças no movimento de organização das ações dos professores. Os resultados evidenciam que, na (re)organização coletiva de suas ações, os professores atribuíram novos sentidos às próprias ações, à mediação e à escolha de instrumentos, apropriando-se das formas de realização colaborativa da atividade de ensino. Nesse percurso de formação, o novo fazer dos professores constituiu-se, de forma mediada, na práxis pedagógica, o que corrobora o coletivo como espaço de produção de conhecimento. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:42:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:42:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 17, n. 2, p. 435-450, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6202 http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000200012 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1516-7313 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S1516-73132011000200012.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S1516-73132011000200012 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132011000200012 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 17, n. 2, p. 435-450, 2011. 1516-7313 S1516-73132011000200012.pdf S1516-73132011000200012 10.1590/S1516-73132011000200012 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6202 http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
435-450 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6202/1/S1516-73132011000200012.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6202/6/S1516-73132011000200012.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6202/8/S1516-73132011000200012.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c8394fe9b38f749618d54ed462aedaef 2cc9c4f80c6909869f4c16564c215be3 297e981b2600a593d39ea5aa6247d017 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764251450834944 |