Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Moura, Manoel Oriosvaldo De
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6202
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000200012
Resumo: O artigo apresenta uma pesquisa de doutorado que investigou o processo de formação de professores de matemática em atividade de ensino, ao elaborarem coletivamente situações desencadeadoras de aprendizagem. Fundamentando-se na teoria histórico-cultural e na Teoria da Atividade, elaborou-se uma proposta de formação continuada de professores, ancorada nos conceitos de trabalho e atividade, que se constituiu no campo empírico da investigação. Na análise comparativa dos dados provenientes de elaborações coletivas e socializações das propostas de ensino, buscaram-se evidências que revelassem mudanças no movimento de organização das ações dos professores. Os resultados evidenciam que, na (re)organização coletiva de suas ações, os professores atribuíram novos sentidos às próprias ações, à mediação e à escolha de instrumentos, apropriando-se das formas de realização colaborativa da atividade de ensino. Nesse percurso de formação, o novo fazer dos professores constituiu-se, de forma mediada, na práxis pedagógica, o que corrobora o coletivo como espaço de produção de conhecimento.
id UFSP_349a6b6abe5b3d0fc037049503981f7f
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/6202
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP]Moura, Manoel Oriosvaldo DeUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade de São Paulo (USP)2015-06-14T13:42:48Z2015-06-14T13:42:48Z2011-01-01Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 17, n. 2, p. 435-450, 2011.1516-7313http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6202http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000200012S1516-73132011000200012.pdfS1516-7313201100020001210.1590/S1516-73132011000200012O artigo apresenta uma pesquisa de doutorado que investigou o processo de formação de professores de matemática em atividade de ensino, ao elaborarem coletivamente situações desencadeadoras de aprendizagem. Fundamentando-se na teoria histórico-cultural e na Teoria da Atividade, elaborou-se uma proposta de formação continuada de professores, ancorada nos conceitos de trabalho e atividade, que se constituiu no campo empírico da investigação. Na análise comparativa dos dados provenientes de elaborações coletivas e socializações das propostas de ensino, buscaram-se evidências que revelassem mudanças no movimento de organização das ações dos professores. Os resultados evidenciam que, na (re)organização coletiva de suas ações, os professores atribuíram novos sentidos às próprias ações, à mediação e à escolha de instrumentos, apropriando-se das formas de realização colaborativa da atividade de ensino. Nesse percurso de formação, o novo fazer dos professores constituiu-se, de forma mediada, na práxis pedagógica, o que corrobora o coletivo como espaço de produção de conhecimento.The research described investigated the process of the training of teachers within a teaching activity, while collectively elaborating on trigger-learning situations. The proposal was for continual formation of teachers, based in historic-cultural theory and the theory of Activity, supported by the concepts of work and activity. In the comparative analysis of the teaching proposals and the socialization process, we sought evidence that would reveal the changes in the movement of the organization of the teachers' actions. The results show that in a collective (re)organization of their actions the teachers attributed new understandings to their own actions, to the mediation and to the choice of tools, appropriating for themselves the collaborative forms of the teaching activity. In this formation process, the new practices of the teachers were mediated into the pedagogical praxis that strengthens the meaning of collective as a knowledge production space.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de EducaçãoUniversidade de São Paulo Faculdade de EducaçãoUNIFESP, Depto. de EducaçãoSciELO435-450porPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Ciência & Educação (Bauru)Formação de professoresProfessores de matemáticaTeoria da AtividadeAtividade de ensinoTeoria histórico-culturalTeacher educationMathematics teacherTheory of ActivityTeaching activityCultural-historical theoryProfessores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docenteThe teaching activity of mathematics teachers: contributions of the cultural-historical perspective for teachers traininginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1516-73132011000200012.pdfapplication/pdf154593${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6202/1/S1516-73132011000200012.pdfc8394fe9b38f749618d54ed462aedaefMD51open accessTEXTS1516-73132011000200012.pdf.txtS1516-73132011000200012.pdf.txtExtracted texttext/plain52874${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6202/6/S1516-73132011000200012.pdf.txt2cc9c4f80c6909869f4c16564c215be3MD56open accessTHUMBNAILS1516-73132011000200012.pdf.jpgS1516-73132011000200012.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5915${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6202/8/S1516-73132011000200012.pdf.jpg297e981b2600a593d39ea5aa6247d017MD58open access11600/62022023-06-05 19:15:52.257open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/6202Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:15:52Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teaching activity of mathematics teachers: contributions of the cultural-historical perspective for teachers training
title Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente
spellingShingle Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente
Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP]
Formação de professores
Professores de matemática
Teoria da Atividade
Atividade de ensino
Teoria histórico-cultural
Teacher education
Mathematics teacher
Theory of Activity
Teaching activity
Cultural-historical theory
title_short Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente
title_full Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente
title_fullStr Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente
title_full_unstemmed Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente
title_sort Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente
author Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP]
author_facet Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP]
Moura, Manoel Oriosvaldo De
author_role author
author2 Moura, Manoel Oriosvaldo De
author2_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP]
Moura, Manoel Oriosvaldo De
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Professores de matemática
Teoria da Atividade
Atividade de ensino
Teoria histórico-cultural
topic Formação de professores
Professores de matemática
Teoria da Atividade
Atividade de ensino
Teoria histórico-cultural
Teacher education
Mathematics teacher
Theory of Activity
Teaching activity
Cultural-historical theory
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher education
Mathematics teacher
Theory of Activity
Teaching activity
Cultural-historical theory
description O artigo apresenta uma pesquisa de doutorado que investigou o processo de formação de professores de matemática em atividade de ensino, ao elaborarem coletivamente situações desencadeadoras de aprendizagem. Fundamentando-se na teoria histórico-cultural e na Teoria da Atividade, elaborou-se uma proposta de formação continuada de professores, ancorada nos conceitos de trabalho e atividade, que se constituiu no campo empírico da investigação. Na análise comparativa dos dados provenientes de elaborações coletivas e socializações das propostas de ensino, buscaram-se evidências que revelassem mudanças no movimento de organização das ações dos professores. Os resultados evidenciam que, na (re)organização coletiva de suas ações, os professores atribuíram novos sentidos às próprias ações, à mediação e à escolha de instrumentos, apropriando-se das formas de realização colaborativa da atividade de ensino. Nesse percurso de formação, o novo fazer dos professores constituiu-se, de forma mediada, na práxis pedagógica, o que corrobora o coletivo como espaço de produção de conhecimento.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:42:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:42:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 17, n. 2, p. 435-450, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6202
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000200012
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1516-7313
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S1516-73132011000200012.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S1516-73132011000200012
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132011000200012
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 17, n. 2, p. 435-450, 2011.
1516-7313
S1516-73132011000200012.pdf
S1516-73132011000200012
10.1590/S1516-73132011000200012
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6202
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 435-450
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6202/1/S1516-73132011000200012.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6202/6/S1516-73132011000200012.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6202/8/S1516-73132011000200012.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c8394fe9b38f749618d54ed462aedaef
2cc9c4f80c6909869f4c16564c215be3
297e981b2600a593d39ea5aa6247d017
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764251450834944