Enunciação e atividade de linguagem. O substantivo comum: estudo de caso e propostas com vistas à prática de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fujisaka, Larissa Cella Hirai [UNIFESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10363538
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64728
Resumo: Inscrito no campo da Linguística da Enunciação, este trabalho tem por objetivo analisar o funcionamento enunciativo do substantivo CHAVE no português brasileiro, e, assim, contribuir com estudos voltados à descrição linguística de base enunciativa e ao (re)pensar de práticas de ensino no que concerne a classe dos substantivos. Para isso, propomo-nos a retraçar, no sistema linguístico, regularidades de funcionamento específicas à atividade de linguagem que, constitutivas do semantismo da forma a ser analisada, sustentam valores diversos em seus diferentes usos. A busca por tais regularidades, em seus desdobramentos, conduz a reexaminar propriedades semânticas que lhe são comumente atribuídas. Deste ponto de vista, o estudo visa a melhor cernir o potencial referenciador do substantivo, mais especificamente, de que modo o seu semantismo próprio permite compreender, de um lado, os diferentes valores que adquire ao se enunciar, de outro, os modos como esses valores se estabelecem na relação com o contexto. Disso decorre um exame mais aprofundado da subclassificação de base semântica de concreto-abstrato, comumente fundamentada em traços de significado vocabular a ser ou não subvertido no processo discursivo. A investigação tem como referencial teóricometodológico a Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, com destaque para os estudos de Franckel (2002), De Vogüé, Franckel e Paillard (2011) e De Vogüé (2013), que tratam de questões relacionadas à identidade semântica e aos princípios de variação nas línguas sob a ótica da abordagem enunciativa em questão.
id UFSP_3b23588df23167e83de879fc4376ed72
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/64728
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Fujisaka, Larissa Cella Hirai [UNIFESP]Universidade Federal de São PauloLopes, Marcia Cristina Romero [UNIFESP]2022-07-22T13:21:34Z2022-07-22T13:21:34Z2020-09-09https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10363538https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64728LARISSA CELLA HIRAI FUJISAKA.pdfInscrito no campo da Linguística da Enunciação, este trabalho tem por objetivo analisar o funcionamento enunciativo do substantivo CHAVE no português brasileiro, e, assim, contribuir com estudos voltados à descrição linguística de base enunciativa e ao (re)pensar de práticas de ensino no que concerne a classe dos substantivos. Para isso, propomo-nos a retraçar, no sistema linguístico, regularidades de funcionamento específicas à atividade de linguagem que, constitutivas do semantismo da forma a ser analisada, sustentam valores diversos em seus diferentes usos. A busca por tais regularidades, em seus desdobramentos, conduz a reexaminar propriedades semânticas que lhe são comumente atribuídas. Deste ponto de vista, o estudo visa a melhor cernir o potencial referenciador do substantivo, mais especificamente, de que modo o seu semantismo próprio permite compreender, de um lado, os diferentes valores que adquire ao se enunciar, de outro, os modos como esses valores se estabelecem na relação com o contexto. Disso decorre um exame mais aprofundado da subclassificação de base semântica de concreto-abstrato, comumente fundamentada em traços de significado vocabular a ser ou não subvertido no processo discursivo. A investigação tem como referencial teóricometodológico a Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, com destaque para os estudos de Franckel (2002), De Vogüé, Franckel e Paillard (2011) e De Vogüé (2013), que tratam de questões relacionadas à identidade semântica e aos princípios de variação nas línguas sob a ótica da abordagem enunciativa em questão.Enrolled in the field of Enunciation Linguistics, this work aims to analyze the enunciative functioning of the KEY noun in Brazilian Portuguese, and thus contribute to studies focused on the enunciative base linguistic description and the (re) thinking of teaching practices in what it concerns the class of nouns. For this, we propose to retrace, in the linguistic system, regularities of functioning specific to the language activity that, constituting the semantics of the form to be analyzed, support different values in its different uses. The search for such regularities in its developments leads to a reexamination of semantic properties that are commonly attributed to it. From this point of view, the study aims to better understand the potential referencing of the noun, more specifically, how its own semantism allows to understand, on the one hand, the different values it acquires when enunciating, on the other, the ways in which these values are established in relation to the context. This results in a more in-depth examination of the subclassification of the semantic base of concrete-abstract, commonly grounded in traces of vocabulary meaning to be subverted or not in the discursive process. The investigation has as a theoretical-methodological framework the Theory of Predicative and Enunciative Operations, with emphasis on the studies of Franckel (2002), De Vogüé, Franckel and Paillard (2011) and De Vogüé (2013), which deal with issues related to semantic identity and principles of variation in languages from the perspective of the enunciative approach in question.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)127 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)EnunciaçãoAtividade De LinguagemSemânticaSubstantivoEnsinoEnunciationLanguage ActivitySemanticsNounTeachingEnunciação e atividade de linguagem. O substantivo comum: estudo de caso e propostas com vistas à prática de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducação e Saúde na Infância e AdolescênciaEducação E SaúdeEducação, Linguagens E Processos FormativosORIGINALLARISSA CELLA HIRAI FUJISAKA.pdfLARISSA CELLA HIRAI FUJISAKA.pdfapplication/pdf836858${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64728/1/LARISSA%20CELLA%20HIRAI%20FUJISAKA.pdf28300330d703fa6389e5c5b4c153fdf5MD51open accessTEXTLARISSA CELLA HIRAI FUJISAKA.pdf.txtLARISSA CELLA HIRAI FUJISAKA.pdf.txtExtracted texttext/plain309706${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64728/8/LARISSA%20CELLA%20HIRAI%20FUJISAKA.pdf.txta90c2b35fcc639f3613518f6c9702cedMD58open accessTHUMBNAILLARISSA CELLA HIRAI FUJISAKA.pdf.jpgLARISSA CELLA HIRAI FUJISAKA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3677${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64728/10/LARISSA%20CELLA%20HIRAI%20FUJISAKA.pdf.jpg39422908400c604dffe3b897bd0c7722MD510open access11600/647282023-05-15 10:54:37.738open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64728Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:54:37Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Enunciação e atividade de linguagem. O substantivo comum: estudo de caso e propostas com vistas à prática de ensino
title Enunciação e atividade de linguagem. O substantivo comum: estudo de caso e propostas com vistas à prática de ensino
spellingShingle Enunciação e atividade de linguagem. O substantivo comum: estudo de caso e propostas com vistas à prática de ensino
Fujisaka, Larissa Cella Hirai [UNIFESP]
Enunciação
Atividade De Linguagem
Semântica
Substantivo
Ensino
Enunciation
Language Activity
Semantics
Noun
Teaching
title_short Enunciação e atividade de linguagem. O substantivo comum: estudo de caso e propostas com vistas à prática de ensino
title_full Enunciação e atividade de linguagem. O substantivo comum: estudo de caso e propostas com vistas à prática de ensino
title_fullStr Enunciação e atividade de linguagem. O substantivo comum: estudo de caso e propostas com vistas à prática de ensino
title_full_unstemmed Enunciação e atividade de linguagem. O substantivo comum: estudo de caso e propostas com vistas à prática de ensino
title_sort Enunciação e atividade de linguagem. O substantivo comum: estudo de caso e propostas com vistas à prática de ensino
author Fujisaka, Larissa Cella Hirai [UNIFESP]
author_facet Fujisaka, Larissa Cella Hirai [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Fujisaka, Larissa Cella Hirai [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Marcia Cristina Romero [UNIFESP]
contributor_str_mv Lopes, Marcia Cristina Romero [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Enunciação
Atividade De Linguagem
Semântica
Substantivo
Ensino
topic Enunciação
Atividade De Linguagem
Semântica
Substantivo
Ensino
Enunciation
Language Activity
Semantics
Noun
Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Enunciation
Language Activity
Semantics
Noun
Teaching
description Inscrito no campo da Linguística da Enunciação, este trabalho tem por objetivo analisar o funcionamento enunciativo do substantivo CHAVE no português brasileiro, e, assim, contribuir com estudos voltados à descrição linguística de base enunciativa e ao (re)pensar de práticas de ensino no que concerne a classe dos substantivos. Para isso, propomo-nos a retraçar, no sistema linguístico, regularidades de funcionamento específicas à atividade de linguagem que, constitutivas do semantismo da forma a ser analisada, sustentam valores diversos em seus diferentes usos. A busca por tais regularidades, em seus desdobramentos, conduz a reexaminar propriedades semânticas que lhe são comumente atribuídas. Deste ponto de vista, o estudo visa a melhor cernir o potencial referenciador do substantivo, mais especificamente, de que modo o seu semantismo próprio permite compreender, de um lado, os diferentes valores que adquire ao se enunciar, de outro, os modos como esses valores se estabelecem na relação com o contexto. Disso decorre um exame mais aprofundado da subclassificação de base semântica de concreto-abstrato, comumente fundamentada em traços de significado vocabular a ser ou não subvertido no processo discursivo. A investigação tem como referencial teóricometodológico a Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, com destaque para os estudos de Franckel (2002), De Vogüé, Franckel e Paillard (2011) e De Vogüé (2013), que tratam de questões relacionadas à identidade semântica e aos princípios de variação nas línguas sob a ótica da abordagem enunciativa em questão.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-22T13:21:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-22T13:21:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10363538
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64728
dc.identifier.file.none.fl_str_mv LARISSA CELLA HIRAI FUJISAKA.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10363538
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64728
identifier_str_mv LARISSA CELLA HIRAI FUJISAKA.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64728/1/LARISSA%20CELLA%20HIRAI%20FUJISAKA.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64728/8/LARISSA%20CELLA%20HIRAI%20FUJISAKA.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64728/10/LARISSA%20CELLA%20HIRAI%20FUJISAKA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 28300330d703fa6389e5c5b4c153fdf5
a90c2b35fcc639f3613518f6c9702ced
39422908400c604dffe3b897bd0c7722
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764260510531584