Enunciação e atividade de linguagem. O substantivo comum: estudo de caso e propostas com vistas à prática de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10363538 https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64728 |
Resumo: | Inscrito no campo da Linguística da Enunciação, este trabalho tem por objetivo analisar o funcionamento enunciativo do substantivo CHAVE no português brasileiro, e, assim, contribuir com estudos voltados à descrição linguística de base enunciativa e ao (re)pensar de práticas de ensino no que concerne a classe dos substantivos. Para isso, propomo-nos a retraçar, no sistema linguístico, regularidades de funcionamento específicas à atividade de linguagem que, constitutivas do semantismo da forma a ser analisada, sustentam valores diversos em seus diferentes usos. A busca por tais regularidades, em seus desdobramentos, conduz a reexaminar propriedades semânticas que lhe são comumente atribuídas. Deste ponto de vista, o estudo visa a melhor cernir o potencial referenciador do substantivo, mais especificamente, de que modo o seu semantismo próprio permite compreender, de um lado, os diferentes valores que adquire ao se enunciar, de outro, os modos como esses valores se estabelecem na relação com o contexto. Disso decorre um exame mais aprofundado da subclassificação de base semântica de concreto-abstrato, comumente fundamentada em traços de significado vocabular a ser ou não subvertido no processo discursivo. A investigação tem como referencial teóricometodológico a Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, com destaque para os estudos de Franckel (2002), De Vogüé, Franckel e Paillard (2011) e De Vogüé (2013), que tratam de questões relacionadas à identidade semântica e aos princípios de variação nas línguas sob a ótica da abordagem enunciativa em questão. |
id |
UFSP_3b23588df23167e83de879fc4376ed72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/64728 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Fujisaka, Larissa Cella Hirai [UNIFESP]Universidade Federal de São PauloLopes, Marcia Cristina Romero [UNIFESP]2022-07-22T13:21:34Z2022-07-22T13:21:34Z2020-09-09https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10363538https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64728LARISSA CELLA HIRAI FUJISAKA.pdfInscrito no campo da Linguística da Enunciação, este trabalho tem por objetivo analisar o funcionamento enunciativo do substantivo CHAVE no português brasileiro, e, assim, contribuir com estudos voltados à descrição linguística de base enunciativa e ao (re)pensar de práticas de ensino no que concerne a classe dos substantivos. Para isso, propomo-nos a retraçar, no sistema linguístico, regularidades de funcionamento específicas à atividade de linguagem que, constitutivas do semantismo da forma a ser analisada, sustentam valores diversos em seus diferentes usos. A busca por tais regularidades, em seus desdobramentos, conduz a reexaminar propriedades semânticas que lhe são comumente atribuídas. Deste ponto de vista, o estudo visa a melhor cernir o potencial referenciador do substantivo, mais especificamente, de que modo o seu semantismo próprio permite compreender, de um lado, os diferentes valores que adquire ao se enunciar, de outro, os modos como esses valores se estabelecem na relação com o contexto. Disso decorre um exame mais aprofundado da subclassificação de base semântica de concreto-abstrato, comumente fundamentada em traços de significado vocabular a ser ou não subvertido no processo discursivo. A investigação tem como referencial teóricometodológico a Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, com destaque para os estudos de Franckel (2002), De Vogüé, Franckel e Paillard (2011) e De Vogüé (2013), que tratam de questões relacionadas à identidade semântica e aos princípios de variação nas línguas sob a ótica da abordagem enunciativa em questão.Enrolled in the field of Enunciation Linguistics, this work aims to analyze the enunciative functioning of the KEY noun in Brazilian Portuguese, and thus contribute to studies focused on the enunciative base linguistic description and the (re) thinking of teaching practices in what it concerns the class of nouns. For this, we propose to retrace, in the linguistic system, regularities of functioning specific to the language activity that, constituting the semantics of the form to be analyzed, support different values in its different uses. The search for such regularities in its developments leads to a reexamination of semantic properties that are commonly attributed to it. From this point of view, the study aims to better understand the potential referencing of the noun, more specifically, how its own semantism allows to understand, on the one hand, the different values it acquires when enunciating, on the other, the ways in which these values are established in relation to the context. This results in a more in-depth examination of the subclassification of the semantic base of concrete-abstract, commonly grounded in traces of vocabulary meaning to be subverted or not in the discursive process. The investigation has as a theoretical-methodological framework the Theory of Predicative and Enunciative Operations, with emphasis on the studies of Franckel (2002), De Vogüé, Franckel and Paillard (2011) and De Vogüé (2013), which deal with issues related to semantic identity and principles of variation in languages from the perspective of the enunciative approach in question.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)127 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)EnunciaçãoAtividade De LinguagemSemânticaSubstantivoEnsinoEnunciationLanguage ActivitySemanticsNounTeachingEnunciação e atividade de linguagem. O substantivo comum: estudo de caso e propostas com vistas à prática de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducação e Saúde na Infância e AdolescênciaEducação E SaúdeEducação, Linguagens E Processos FormativosORIGINALLARISSA CELLA HIRAI FUJISAKA.pdfLARISSA CELLA HIRAI FUJISAKA.pdfapplication/pdf836858${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64728/1/LARISSA%20CELLA%20HIRAI%20FUJISAKA.pdf28300330d703fa6389e5c5b4c153fdf5MD51open accessTEXTLARISSA CELLA HIRAI FUJISAKA.pdf.txtLARISSA CELLA HIRAI FUJISAKA.pdf.txtExtracted texttext/plain309706${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64728/8/LARISSA%20CELLA%20HIRAI%20FUJISAKA.pdf.txta90c2b35fcc639f3613518f6c9702cedMD58open accessTHUMBNAILLARISSA CELLA HIRAI FUJISAKA.pdf.jpgLARISSA CELLA HIRAI FUJISAKA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3677${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64728/10/LARISSA%20CELLA%20HIRAI%20FUJISAKA.pdf.jpg39422908400c604dffe3b897bd0c7722MD510open access11600/647282023-05-15 10:54:37.738open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64728Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:54:37Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Enunciação e atividade de linguagem. O substantivo comum: estudo de caso e propostas com vistas à prática de ensino |
title |
Enunciação e atividade de linguagem. O substantivo comum: estudo de caso e propostas com vistas à prática de ensino |
spellingShingle |
Enunciação e atividade de linguagem. O substantivo comum: estudo de caso e propostas com vistas à prática de ensino Fujisaka, Larissa Cella Hirai [UNIFESP] Enunciação Atividade De Linguagem Semântica Substantivo Ensino Enunciation Language Activity Semantics Noun Teaching |
title_short |
Enunciação e atividade de linguagem. O substantivo comum: estudo de caso e propostas com vistas à prática de ensino |
title_full |
Enunciação e atividade de linguagem. O substantivo comum: estudo de caso e propostas com vistas à prática de ensino |
title_fullStr |
Enunciação e atividade de linguagem. O substantivo comum: estudo de caso e propostas com vistas à prática de ensino |
title_full_unstemmed |
Enunciação e atividade de linguagem. O substantivo comum: estudo de caso e propostas com vistas à prática de ensino |
title_sort |
Enunciação e atividade de linguagem. O substantivo comum: estudo de caso e propostas com vistas à prática de ensino |
author |
Fujisaka, Larissa Cella Hirai [UNIFESP] |
author_facet |
Fujisaka, Larissa Cella Hirai [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fujisaka, Larissa Cella Hirai [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Marcia Cristina Romero [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Lopes, Marcia Cristina Romero [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enunciação Atividade De Linguagem Semântica Substantivo Ensino |
topic |
Enunciação Atividade De Linguagem Semântica Substantivo Ensino Enunciation Language Activity Semantics Noun Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Enunciation Language Activity Semantics Noun Teaching |
description |
Inscrito no campo da Linguística da Enunciação, este trabalho tem por objetivo analisar o funcionamento enunciativo do substantivo CHAVE no português brasileiro, e, assim, contribuir com estudos voltados à descrição linguística de base enunciativa e ao (re)pensar de práticas de ensino no que concerne a classe dos substantivos. Para isso, propomo-nos a retraçar, no sistema linguístico, regularidades de funcionamento específicas à atividade de linguagem que, constitutivas do semantismo da forma a ser analisada, sustentam valores diversos em seus diferentes usos. A busca por tais regularidades, em seus desdobramentos, conduz a reexaminar propriedades semânticas que lhe são comumente atribuídas. Deste ponto de vista, o estudo visa a melhor cernir o potencial referenciador do substantivo, mais especificamente, de que modo o seu semantismo próprio permite compreender, de um lado, os diferentes valores que adquire ao se enunciar, de outro, os modos como esses valores se estabelecem na relação com o contexto. Disso decorre um exame mais aprofundado da subclassificação de base semântica de concreto-abstrato, comumente fundamentada em traços de significado vocabular a ser ou não subvertido no processo discursivo. A investigação tem como referencial teóricometodológico a Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, com destaque para os estudos de Franckel (2002), De Vogüé, Franckel e Paillard (2011) e De Vogüé (2013), que tratam de questões relacionadas à identidade semântica e aos princípios de variação nas línguas sob a ótica da abordagem enunciativa em questão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-09-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-22T13:21:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-22T13:21:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10363538 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64728 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
LARISSA CELLA HIRAI FUJISAKA.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10363538 https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64728 |
identifier_str_mv |
LARISSA CELLA HIRAI FUJISAKA.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
127 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64728/1/LARISSA%20CELLA%20HIRAI%20FUJISAKA.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64728/8/LARISSA%20CELLA%20HIRAI%20FUJISAKA.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64728/10/LARISSA%20CELLA%20HIRAI%20FUJISAKA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28300330d703fa6389e5c5b4c153fdf5 a90c2b35fcc639f3613518f6c9702ced 39422908400c604dffe3b897bd0c7722 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764260510531584 |