O protagonismo das professoras de creche na detecção dos sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Daniella Ferreira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/63718
Resumo: Os sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão sendo identificados, cada vez mais, precocemente no Brasil. Nesse sentido a creche enquanto realidade social e econômica de muitas famílias e dentro de um referencial sistêmico bioecológico, se consolida como um dos contextos da criança e complementar a família, e coloca professores como parceiros importantes dentro de um sistema integrado que envolve a criança em desenvolvimento e articula programas de saúde, educação e serviços sociais.. Nesse sentido essa pesquisa teve por objetivo conhecer a concepção de professores de creche com crianças com sinais precoces de autismo. Pesquisa de cunho qualitativo utilizou entrevistas semi-estruturadas e teve como participantes dez professoras de creche com experiências nos processos de inclusão escolar de crianças de zero a três anos. A análise dos dados foi realizada por meio de análise de conteúdo temática. Os resultados apontaram que as concepções das professoras sobre desenvolvimento, permeadas por suas próprias ideias sobre educação, cuidados, família e sociedade implicam diretamente em suas práticas com a criança e na condução do caso à outras esferas. Foi possível verificar o protagonismo das professoras que tem em suas práticas efetivas o cuidado e a brincadeiras como estratégias de intervenção em suas ações. Emergiram lacunas no que se refere a comunicação entre os profissionais da educação e na articulação da educação com a saúde. Identificou-se a necessidade de ações intersetoriais consistentes que favoreçam o desenvolvimento das crianças que apresentam sinais precoces de TEA e valorizem o papel do professor nesse processo.
id UFSP_515f7b4a3bf68e031c49b60bd30ac38b
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/63718
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling O protagonismo das professoras de creche na detecção dos sinais precoces de Transtorno do Espectro AutistaThe role of daycare teachers in the observation of early signs of Autism Spectrum DisorderTranstorno do Espectro AutistaEducação infantilIntervenção precoce na infânciaOs sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão sendo identificados, cada vez mais, precocemente no Brasil. Nesse sentido a creche enquanto realidade social e econômica de muitas famílias e dentro de um referencial sistêmico bioecológico, se consolida como um dos contextos da criança e complementar a família, e coloca professores como parceiros importantes dentro de um sistema integrado que envolve a criança em desenvolvimento e articula programas de saúde, educação e serviços sociais.. Nesse sentido essa pesquisa teve por objetivo conhecer a concepção de professores de creche com crianças com sinais precoces de autismo. Pesquisa de cunho qualitativo utilizou entrevistas semi-estruturadas e teve como participantes dez professoras de creche com experiências nos processos de inclusão escolar de crianças de zero a três anos. A análise dos dados foi realizada por meio de análise de conteúdo temática. Os resultados apontaram que as concepções das professoras sobre desenvolvimento, permeadas por suas próprias ideias sobre educação, cuidados, família e sociedade implicam diretamente em suas práticas com a criança e na condução do caso à outras esferas. Foi possível verificar o protagonismo das professoras que tem em suas práticas efetivas o cuidado e a brincadeiras como estratégias de intervenção em suas ações. Emergiram lacunas no que se refere a comunicação entre os profissionais da educação e na articulação da educação com a saúde. Identificou-se a necessidade de ações intersetoriais consistentes que favoreçam o desenvolvimento das crianças que apresentam sinais precoces de TEA e valorizem o papel do professor nesse processo.Universidade Federal de São PauloJurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4140547211703368http://lattes.cnpq.br/8965379392437621Roque, Daniella Ferreira [UNIFESP]2022-04-12T11:29:35Z2022-04-12T11:29:35Z2022-03-04info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion95 f.application/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/63718porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T21:34:33Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63718Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T21:34:33Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O protagonismo das professoras de creche na detecção dos sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista
The role of daycare teachers in the observation of early signs of Autism Spectrum Disorder
title O protagonismo das professoras de creche na detecção dos sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista
spellingShingle O protagonismo das professoras de creche na detecção dos sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista
Roque, Daniella Ferreira [UNIFESP]
Transtorno do Espectro Autista
Educação infantil
Intervenção precoce na infância
title_short O protagonismo das professoras de creche na detecção dos sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista
title_full O protagonismo das professoras de creche na detecção dos sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista
title_fullStr O protagonismo das professoras de creche na detecção dos sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista
title_full_unstemmed O protagonismo das professoras de creche na detecção dos sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista
title_sort O protagonismo das professoras de creche na detecção dos sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista
author Roque, Daniella Ferreira [UNIFESP]
author_facet Roque, Daniella Ferreira [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/4140547211703368
http://lattes.cnpq.br/8965379392437621
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, Daniella Ferreira [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista
Educação infantil
Intervenção precoce na infância
topic Transtorno do Espectro Autista
Educação infantil
Intervenção precoce na infância
description Os sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão sendo identificados, cada vez mais, precocemente no Brasil. Nesse sentido a creche enquanto realidade social e econômica de muitas famílias e dentro de um referencial sistêmico bioecológico, se consolida como um dos contextos da criança e complementar a família, e coloca professores como parceiros importantes dentro de um sistema integrado que envolve a criança em desenvolvimento e articula programas de saúde, educação e serviços sociais.. Nesse sentido essa pesquisa teve por objetivo conhecer a concepção de professores de creche com crianças com sinais precoces de autismo. Pesquisa de cunho qualitativo utilizou entrevistas semi-estruturadas e teve como participantes dez professoras de creche com experiências nos processos de inclusão escolar de crianças de zero a três anos. A análise dos dados foi realizada por meio de análise de conteúdo temática. Os resultados apontaram que as concepções das professoras sobre desenvolvimento, permeadas por suas próprias ideias sobre educação, cuidados, família e sociedade implicam diretamente em suas práticas com a criança e na condução do caso à outras esferas. Foi possível verificar o protagonismo das professoras que tem em suas práticas efetivas o cuidado e a brincadeiras como estratégias de intervenção em suas ações. Emergiram lacunas no que se refere a comunicação entre os profissionais da educação e na articulação da educação com a saúde. Identificou-se a necessidade de ações intersetoriais consistentes que favoreçam o desenvolvimento das crianças que apresentam sinais precoces de TEA e valorizem o papel do professor nesse processo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-12T11:29:35Z
2022-04-12T11:29:35Z
2022-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11600/63718
url https://hdl.handle.net/11600/63718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 95 f.
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268396412338176