O protagonismo das professoras de creche na detecção dos sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/63718 |
Resumo: | Os sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão sendo identificados, cada vez mais, precocemente no Brasil. Nesse sentido a creche enquanto realidade social e econômica de muitas famílias e dentro de um referencial sistêmico bioecológico, se consolida como um dos contextos da criança e complementar a família, e coloca professores como parceiros importantes dentro de um sistema integrado que envolve a criança em desenvolvimento e articula programas de saúde, educação e serviços sociais.. Nesse sentido essa pesquisa teve por objetivo conhecer a concepção de professores de creche com crianças com sinais precoces de autismo. Pesquisa de cunho qualitativo utilizou entrevistas semi-estruturadas e teve como participantes dez professoras de creche com experiências nos processos de inclusão escolar de crianças de zero a três anos. A análise dos dados foi realizada por meio de análise de conteúdo temática. Os resultados apontaram que as concepções das professoras sobre desenvolvimento, permeadas por suas próprias ideias sobre educação, cuidados, família e sociedade implicam diretamente em suas práticas com a criança e na condução do caso à outras esferas. Foi possível verificar o protagonismo das professoras que tem em suas práticas efetivas o cuidado e a brincadeiras como estratégias de intervenção em suas ações. Emergiram lacunas no que se refere a comunicação entre os profissionais da educação e na articulação da educação com a saúde. Identificou-se a necessidade de ações intersetoriais consistentes que favoreçam o desenvolvimento das crianças que apresentam sinais precoces de TEA e valorizem o papel do professor nesse processo. |
id |
UFSP_515f7b4a3bf68e031c49b60bd30ac38b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/63718 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
O protagonismo das professoras de creche na detecção dos sinais precoces de Transtorno do Espectro AutistaThe role of daycare teachers in the observation of early signs of Autism Spectrum DisorderTranstorno do Espectro AutistaEducação infantilIntervenção precoce na infânciaOs sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão sendo identificados, cada vez mais, precocemente no Brasil. Nesse sentido a creche enquanto realidade social e econômica de muitas famílias e dentro de um referencial sistêmico bioecológico, se consolida como um dos contextos da criança e complementar a família, e coloca professores como parceiros importantes dentro de um sistema integrado que envolve a criança em desenvolvimento e articula programas de saúde, educação e serviços sociais.. Nesse sentido essa pesquisa teve por objetivo conhecer a concepção de professores de creche com crianças com sinais precoces de autismo. Pesquisa de cunho qualitativo utilizou entrevistas semi-estruturadas e teve como participantes dez professoras de creche com experiências nos processos de inclusão escolar de crianças de zero a três anos. A análise dos dados foi realizada por meio de análise de conteúdo temática. Os resultados apontaram que as concepções das professoras sobre desenvolvimento, permeadas por suas próprias ideias sobre educação, cuidados, família e sociedade implicam diretamente em suas práticas com a criança e na condução do caso à outras esferas. Foi possível verificar o protagonismo das professoras que tem em suas práticas efetivas o cuidado e a brincadeiras como estratégias de intervenção em suas ações. Emergiram lacunas no que se refere a comunicação entre os profissionais da educação e na articulação da educação com a saúde. Identificou-se a necessidade de ações intersetoriais consistentes que favoreçam o desenvolvimento das crianças que apresentam sinais precoces de TEA e valorizem o papel do professor nesse processo.Universidade Federal de São PauloJurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4140547211703368http://lattes.cnpq.br/8965379392437621Roque, Daniella Ferreira [UNIFESP]2022-04-12T11:29:35Z2022-04-12T11:29:35Z2022-03-04info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion95 f.application/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/63718porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T21:34:33Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63718Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T21:34:33Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O protagonismo das professoras de creche na detecção dos sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista The role of daycare teachers in the observation of early signs of Autism Spectrum Disorder |
title |
O protagonismo das professoras de creche na detecção dos sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista |
spellingShingle |
O protagonismo das professoras de creche na detecção dos sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista Roque, Daniella Ferreira [UNIFESP] Transtorno do Espectro Autista Educação infantil Intervenção precoce na infância |
title_short |
O protagonismo das professoras de creche na detecção dos sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista |
title_full |
O protagonismo das professoras de creche na detecção dos sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista |
title_fullStr |
O protagonismo das professoras de creche na detecção dos sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista |
title_full_unstemmed |
O protagonismo das professoras de creche na detecção dos sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista |
title_sort |
O protagonismo das professoras de creche na detecção dos sinais precoces de Transtorno do Espectro Autista |
author |
Roque, Daniella Ferreira [UNIFESP] |
author_facet |
Roque, Daniella Ferreira [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/4140547211703368 http://lattes.cnpq.br/8965379392437621 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roque, Daniella Ferreira [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do Espectro Autista Educação infantil Intervenção precoce na infância |
topic |
Transtorno do Espectro Autista Educação infantil Intervenção precoce na infância |
description |
Os sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão sendo identificados, cada vez mais, precocemente no Brasil. Nesse sentido a creche enquanto realidade social e econômica de muitas famílias e dentro de um referencial sistêmico bioecológico, se consolida como um dos contextos da criança e complementar a família, e coloca professores como parceiros importantes dentro de um sistema integrado que envolve a criança em desenvolvimento e articula programas de saúde, educação e serviços sociais.. Nesse sentido essa pesquisa teve por objetivo conhecer a concepção de professores de creche com crianças com sinais precoces de autismo. Pesquisa de cunho qualitativo utilizou entrevistas semi-estruturadas e teve como participantes dez professoras de creche com experiências nos processos de inclusão escolar de crianças de zero a três anos. A análise dos dados foi realizada por meio de análise de conteúdo temática. Os resultados apontaram que as concepções das professoras sobre desenvolvimento, permeadas por suas próprias ideias sobre educação, cuidados, família e sociedade implicam diretamente em suas práticas com a criança e na condução do caso à outras esferas. Foi possível verificar o protagonismo das professoras que tem em suas práticas efetivas o cuidado e a brincadeiras como estratégias de intervenção em suas ações. Emergiram lacunas no que se refere a comunicação entre os profissionais da educação e na articulação da educação com a saúde. Identificou-se a necessidade de ações intersetoriais consistentes que favoreçam o desenvolvimento das crianças que apresentam sinais precoces de TEA e valorizem o papel do professor nesse processo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-12T11:29:35Z 2022-04-12T11:29:35Z 2022-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11600/63718 |
url |
https://hdl.handle.net/11600/63718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
95 f. application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268396412338176 |