MEMES E ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: PESQUISA EXPLORATÓRIA DE ALGUNS MEMES DO PORTAL LÍTERA BRASIL
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/62105 |
Resumo: | A presente dissertação tem por objetivo compreender a possível contribuição dos memes com o Ensino de Literatura. Para tanto, analisa alguns memes de Literatura do Portal Lítera Brasil, vinculados às escolas literárias do Romantismo e do Realismo, estudadas na 2ª série do Ensino Médio, levando-se em consideração as habilidades da BNCC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que se realiza a análise documental de alguns memes do Portal Lítera Brasil. O quadro teórico ergue-se em meio aos seguintes campos conceituais: a) multiletramentos, apoiando-se em Rojo (2013), Rojo e Barbosa (2015), Rojo e Moura (2019); b) linguagem hipermidiática, com base em Recuero (2011) e Santaella (2004; 2013; 2007); c) gêneros discursivos e suas extensões, consoante a Bakhtin (2003) e Brait (1996, 1997, 2013); d) meme como gênero discursivo veiculado nas redes sociais digitais, baseando-se em Dawkins (2007), Recuero (2011) e Ventapane (2019); e) paradigmas do Ensino de Literatura, baseados em Cosson (2019, 2020). Os achados da pesquisa sugerem a potência do uso de memes no ensino de Literatura no Ensino Médio. |
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MEMES E ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: PESQUISA EXPLORATÓRIA DE ALGUNS MEMES DO PORTAL LÍTERA BRASILMemes as devices and interfaces for interaction and literacy in the teaching of Literature in High SchoolMultiletramentosBNCCEnsino de LiteraturaMemesLinguagem HipermídiaA presente dissertação tem por objetivo compreender a possível contribuição dos memes com o Ensino de Literatura. Para tanto, analisa alguns memes de Literatura do Portal Lítera Brasil, vinculados às escolas literárias do Romantismo e do Realismo, estudadas na 2ª série do Ensino Médio, levando-se em consideração as habilidades da BNCC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que se realiza a análise documental de alguns memes do Portal Lítera Brasil. O quadro teórico ergue-se em meio aos seguintes campos conceituais: a) multiletramentos, apoiando-se em Rojo (2013), Rojo e Barbosa (2015), Rojo e Moura (2019); b) linguagem hipermidiática, com base em Recuero (2011) e Santaella (2004; 2013; 2007); c) gêneros discursivos e suas extensões, consoante a Bakhtin (2003) e Brait (1996, 1997, 2013); d) meme como gênero discursivo veiculado nas redes sociais digitais, baseando-se em Dawkins (2007), Recuero (2011) e Ventapane (2019); e) paradigmas do Ensino de Literatura, baseados em Cosson (2019, 2020). Os achados da pesquisa sugerem a potência do uso de memes no ensino de Literatura no Ensino Médio.This master thesis aims to understand the possible contribution of memes to the teaching of literature. For this purpose, it analyzes some literature memes from the Lítera Brasil Portal, linked to the Romanticism and Realism literary schools, studied in the 2nd grade of high school, considering the BNCC skills. This is qualitative research, in which a documental analysis of some memes from the Lítera Brasil Portal is carried out. The theoretical framework rises in the midst of the following conceptual fields: a) multilingualism, based on Rojo (2013), Rojo and Barbosa (2015), Rojo and Moura (2019); b) hypermedia language, based on Recuero (2011) and Santaella (2004; 2013; 2007); c) discursive genres and their extensions, according to Bakhtin (2003) and Brait (1996, 1997, 2013); d) meme as a discursive genre conveyed in digital social networks, based on Dawkins (2007), Recuero (2011) and Ventapane (2019); e) paradigms of Literature Teaching, based on Cosson (2019, 2020). The research findings suggest the potency of using memes in teaching Literature in High School.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloOliveira, Lucila Maria Pesce dehttp://lattes.cnpq.br/4867232275873194http://lattes.cnpq.br/2554585093032652Meirelles, Luciano Nunes dos Santos2021-10-20T16:42:03Z2021-10-20T16:42:03Z2021-08-09info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion162application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/62105porVia Meet da Unifesp, foi uma defesa online.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T09:40:30Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62105Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T09:40:30Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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