MEMES E ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: PESQUISA EXPLORATÓRIA DE ALGUNS MEMES DO PORTAL LÍTERA BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meirelles, Luciano Nunes dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/62105
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo compreender a possível contribuição dos memes com o Ensino de Literatura. Para tanto, analisa alguns memes de Literatura do Portal Lítera Brasil, vinculados às escolas literárias do Romantismo e do Realismo, estudadas na 2ª série do Ensino Médio, levando-se em consideração as habilidades da BNCC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que se realiza a análise documental de alguns memes do Portal Lítera Brasil. O quadro teórico ergue-se em meio aos seguintes campos conceituais: a) multiletramentos, apoiando-se em Rojo (2013), Rojo e Barbosa (2015), Rojo e Moura (2019); b) linguagem hipermidiática, com base em Recuero (2011) e Santaella (2004; 2013; 2007); c) gêneros discursivos e suas extensões, consoante a Bakhtin (2003) e Brait (1996, 1997, 2013); d) meme como gênero discursivo veiculado nas redes sociais digitais, baseando-se em Dawkins (2007), Recuero (2011) e Ventapane (2019); e) paradigmas do Ensino de Literatura, baseados em Cosson (2019, 2020). Os achados da pesquisa sugerem a potência do uso de memes no ensino de Literatura no Ensino Médio.
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