Educação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7938498 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59824 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta o resultado da pesquisa, de abordagem qualitativa, para investigar, no campo da educação musical não formal, o trabalho do educador musical e a construção da sua profissionalidade a partir dos seus relatos. Foram analisados documentos institucionais, referentes ao período da gestão do Guri Santa Marcelina entre 2013 a 2017, que atende crianças e adolescentes na Capital e na Grande São Paulo, bem como realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de música, com o objetivo de reconstituir as suas trajetórias formativas e apreender as suas percepções sobre as suas demandas formativas. Um diálogo entre os campos da Música e da Educação conduz a temática da atuação profissional de professores com ou sem formação pedagógica musical, dirigindo o olhar para o processo de construção da profissionalidade docente. Para tratar desta problemática que traz toda a complexidade da educação musical, da formação do professor e das relações neste espaço educativo, recorreu-se a Pierre Bourdieu (1977, 1979, 2007) explorando o conceito de capital cultural, Roger Chartier (1988, 2009, 2018) com seus trabalhos sobre a noção de representação e a Maurice Tardif (2000, 2002, 2014) com suas contribuições sobre a formação do professor e o trabalho docente. |
id |
UFSP_59d207938d051a1cbce68c32596e241d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/59824 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Albuquerque, Rosana Olivares De [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Lugli, Rosario Silvana Genta [UNIFESP]2021-01-19T16:36:23Z2021-01-19T16:36:23Z2019-09-16https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7938498https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59824ROSANA OLIVARES DE ALBUQUERQUE.pdfEsta dissertação apresenta o resultado da pesquisa, de abordagem qualitativa, para investigar, no campo da educação musical não formal, o trabalho do educador musical e a construção da sua profissionalidade a partir dos seus relatos. Foram analisados documentos institucionais, referentes ao período da gestão do Guri Santa Marcelina entre 2013 a 2017, que atende crianças e adolescentes na Capital e na Grande São Paulo, bem como realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de música, com o objetivo de reconstituir as suas trajetórias formativas e apreender as suas percepções sobre as suas demandas formativas. Um diálogo entre os campos da Música e da Educação conduz a temática da atuação profissional de professores com ou sem formação pedagógica musical, dirigindo o olhar para o processo de construção da profissionalidade docente. Para tratar desta problemática que traz toda a complexidade da educação musical, da formação do professor e das relações neste espaço educativo, recorreu-se a Pierre Bourdieu (1977, 1979, 2007) explorando o conceito de capital cultural, Roger Chartier (1988, 2009, 2018) com seus trabalhos sobre a noção de representação e a Maurice Tardif (2000, 2002, 2014) com suas contribuições sobre a formação do professor e o trabalho docente.This body of work presents the results of a qualitative study intended to investigate the role of music educators and how they perceive the evolution of their profession in the field of unofficial music education. This research gathers learnings from official documents of Guri Santa Marcelina, a public initiative designed to popularize music education among children and teenagers, during the mandates between 2013 and 2017. Moreover, semi-structured interviews were conducted with four music teacher aiming to gain a deeper understanding of their musical learning paths, gaps and demands. A dialogue between the subjects of music and education leads the thematic of the professional role of music teachers with or without a formal education, calling attention to the process of forming qualified music teachers. To explore this matter that encapsulates the complexity of formal music education for both, students and teachers and the learning environment, this study is grounded in Pierre Bourdieu’s (1977, 1979, 2007) work that examines the cultural capital concept, Roger Chartier’s (1988, 2009, 2018) studies about the representation and Maurice Tardif’s (2000, 2002, 2014) contribution on the formal education of teachers.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)135 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação MusicalFormação De ProfessoresProfissionalização DocenteMusical EducationTeacher's Formal EducationTeaching ProfessionalizationEducação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducação e Saúde na Infância e AdolescênciaEducação E SaúdeQuestões Relacionadas À Infância E Adolescência Na Formação De Educadores E Profissionais Da SaúdeORIGINALROSANA OLIVARES DE ALBUQUERQUE.pdfapplication/pdf1707334${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59824/1/ROSANA%20OLIVARES%20DE%20ALBUQUERQUE.pdf364f90afc40e8550250a2a99ad593507MD51open accessTEXTROSANA OLIVARES DE ALBUQUERQUE.pdf.txtROSANA OLIVARES DE ALBUQUERQUE.pdf.txtExtracted texttext/plain271944${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59824/5/ROSANA%20OLIVARES%20DE%20ALBUQUERQUE.pdf.txt144da64d567957a31b3f64e2e338b395MD55open accessTHUMBNAILROSANA OLIVARES DE ALBUQUERQUE.pdf.jpgROSANA OLIVARES DE ALBUQUERQUE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4510${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59824/7/ROSANA%20OLIVARES%20DE%20ALBUQUERQUE.pdf.jpgc078f8f661b19f33065f7b916063623bMD57open access11600/598242023-05-15 10:52:01.135open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59824Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:52:01Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Educação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelina |
title |
Educação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelina |
spellingShingle |
Educação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelina Albuquerque, Rosana Olivares De [UNIFESP] Educação Musical Formação De Professores Profissionalização Docente Musical Education Teacher's Formal Education Teaching Professionalization |
title_short |
Educação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelina |
title_full |
Educação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelina |
title_fullStr |
Educação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelina |
title_full_unstemmed |
Educação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelina |
title_sort |
Educação musical: construção da profissionalidade docente no Programa Guri Santa Marcelina |
author |
Albuquerque, Rosana Olivares De [UNIFESP] |
author_facet |
Albuquerque, Rosana Olivares De [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Rosana Olivares De [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lugli, Rosario Silvana Genta [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Lugli, Rosario Silvana Genta [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Musical Formação De Professores Profissionalização Docente |
topic |
Educação Musical Formação De Professores Profissionalização Docente Musical Education Teacher's Formal Education Teaching Professionalization |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Musical Education Teacher's Formal Education Teaching Professionalization |
description |
Esta dissertação apresenta o resultado da pesquisa, de abordagem qualitativa, para investigar, no campo da educação musical não formal, o trabalho do educador musical e a construção da sua profissionalidade a partir dos seus relatos. Foram analisados documentos institucionais, referentes ao período da gestão do Guri Santa Marcelina entre 2013 a 2017, que atende crianças e adolescentes na Capital e na Grande São Paulo, bem como realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de música, com o objetivo de reconstituir as suas trajetórias formativas e apreender as suas percepções sobre as suas demandas formativas. Um diálogo entre os campos da Música e da Educação conduz a temática da atuação profissional de professores com ou sem formação pedagógica musical, dirigindo o olhar para o processo de construção da profissionalidade docente. Para tratar desta problemática que traz toda a complexidade da educação musical, da formação do professor e das relações neste espaço educativo, recorreu-se a Pierre Bourdieu (1977, 1979, 2007) explorando o conceito de capital cultural, Roger Chartier (1988, 2009, 2018) com seus trabalhos sobre a noção de representação e a Maurice Tardif (2000, 2002, 2014) com suas contribuições sobre a formação do professor e o trabalho docente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-09-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-19T16:36:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-19T16:36:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7938498 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59824 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
ROSANA OLIVARES DE ALBUQUERQUE.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7938498 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59824 |
identifier_str_mv |
ROSANA OLIVARES DE ALBUQUERQUE.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
135 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59824/1/ROSANA%20OLIVARES%20DE%20ALBUQUERQUE.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59824/5/ROSANA%20OLIVARES%20DE%20ALBUQUERQUE.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59824/7/ROSANA%20OLIVARES%20DE%20ALBUQUERQUE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
364f90afc40e8550250a2a99ad593507 144da64d567957a31b3f64e2e338b395 c078f8f661b19f33065f7b916063623b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764230088196096 |