Concepções e práticas dos profissionais que exercem atividade docente sobre seu papel na formação ético-moral do estudante de medicina da UNIFESP
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21245 |
Resumo: | Introdução: A formação ético-moral dos estudantes de Medicina configurase como um fator de grande importância, considerando sua futura atividade profissional. Além dos cursos de Ética e Bioética, podemos afirmar que tal formação ocorre, em grande parte, no contexto do “currículo oculto”, ou seja, pela observação, pelo aluno, de seus professores, que passam a ser referências como exemplo. Objetivo: Investigar, sob a ótica dos profissionais que exercem atividade docente na graduação em Medicina da UNIFESP, seu papel na formação ético-moral dos estudantes. Procedimentos Metodológicos: Profissionais (docentes, médicos contratados, residentes e pós-graduandos) foram submetidos a um questionário. Os dados quantitativos foram submetidos a análises estatísticas apropriadas e os dados qualitativos foram estudados utilizando-se uma análise de conteúdos. Resultados: Os participantes da pesquisa acreditam que a universidade tem um papel considerável na promoção do desenvolvimento moral dos estudantes de Medicina. Segundo os pesquisados, os cursos formais de ética não têm importância central. Processos informais, especialmente o exemplo demonstrado pelos professores, são considerados decisivos para a formação éticomoral e os pesquisados estão relativamente satisfeitos com seu desempenho neste sentido. Os participantes não perceberam, por parte da instituição como um todo e de cada disciplina em particular, a devida preocupação com a formação em questão. Consideram ainda, que as condições de trabalho inadequadas e a baixa remuneração são fatores que dificultam a performance ética dos médicos. Considerações Finais: Nossos resultados, bem como dados da literatura, evidenciam que a escola médica influencia, de fato, o desenvolvimento moral de seus estudantes. É preciso que a universidade reconheça esta missão e se organize para realizá-la, através da integração do ensino da Ética como tema transversal que perpassa todo o currículo e da conscientização e preparo do corpo docente para atuar na promoção do desenvolvimento moral dos estudantes de Medicina. |
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Concepções e práticas dos profissionais que exercem atividade docente sobre seu papel na formação ético-moral do estudante de medicina da UNIFESPConceptions and practices of professionals who perform teaching activities about their role in the UNIFESP medical students' moral and ethical educationÉtica médica/educaçãoEducação de graduação em medicinaDocentesIntrodução: A formação ético-moral dos estudantes de Medicina configurase como um fator de grande importância, considerando sua futura atividade profissional. Além dos cursos de Ética e Bioética, podemos afirmar que tal formação ocorre, em grande parte, no contexto do “currículo oculto”, ou seja, pela observação, pelo aluno, de seus professores, que passam a ser referências como exemplo. Objetivo: Investigar, sob a ótica dos profissionais que exercem atividade docente na graduação em Medicina da UNIFESP, seu papel na formação ético-moral dos estudantes. Procedimentos Metodológicos: Profissionais (docentes, médicos contratados, residentes e pós-graduandos) foram submetidos a um questionário. Os dados quantitativos foram submetidos a análises estatísticas apropriadas e os dados qualitativos foram estudados utilizando-se uma análise de conteúdos. Resultados: Os participantes da pesquisa acreditam que a universidade tem um papel considerável na promoção do desenvolvimento moral dos estudantes de Medicina. Segundo os pesquisados, os cursos formais de ética não têm importância central. Processos informais, especialmente o exemplo demonstrado pelos professores, são considerados decisivos para a formação éticomoral e os pesquisados estão relativamente satisfeitos com seu desempenho neste sentido. Os participantes não perceberam, por parte da instituição como um todo e de cada disciplina em particular, a devida preocupação com a formação em questão. Consideram ainda, que as condições de trabalho inadequadas e a baixa remuneração são fatores que dificultam a performance ética dos médicos. Considerações Finais: Nossos resultados, bem como dados da literatura, evidenciam que a escola médica influencia, de fato, o desenvolvimento moral de seus estudantes. É preciso que a universidade reconheça esta missão e se organize para realizá-la, através da integração do ensino da Ética como tema transversal que perpassa todo o currículo e da conscientização e preparo do corpo docente para atuar na promoção do desenvolvimento moral dos estudantes de Medicina.Introduction: Taking into account medical students’ future professional activities, their moral and ethical education constitutes a major issue for discussion. Besides formal courses in Ethics and Bioethics, this education takes place, to a great extent, in the context of the “hidden curriculum”, through the students’ observation of their teachers, who become references as example of professionalism. Objective: To investigate, in the view of the professionals who perform teaching activities with medical students in the Federal University of S. Paulo (UNIFESP), their role in the students’ moral and ethical education. Methodology: Professionals (professors, physicians, graduate students and residents) were submitted to a questionnaire. Quantitative data were submitted to appropriate statistical analysis and qualitative data were studied using axes of analysis, considering the thematic concentration of the answers. Results: The subjects of research believe the University plays an important role in the promotion of medical students’ moral development. According to them, formal courses in Ethics are not crucial, while informal processes, especially teacher’s modeling, are regarded as decisive for the moral and ethical education of medical students. The subjects are relatively satisfied with their performance in this aspect, but they do not feel, neither in the institution as a hole, nor in each particular discipline, the necessary commitment with this issue. Still, they consider inappropriate work conditions and low income as factors that difficult physicians’ ethical performance. Final Comments: Our results, as well as evidences from specialized literature, show medical schools can influence students’ moral development. Thus, it is important that medical schools not only recognize this mission, but also organize themselves in order to perform it in the best possible way. Ethics’ teaching should be integrated in the general curriculum, crossing medical students’ training at all its moments. Teachers should be aware of their importance and should be stimulated to improve their competencies in order to contribute for the medical students’ moral and ethical education.BV UNIFESP: Teses e dissertaçõesUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Maia, José Antonio [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Serodio, Aluisio [UNIFESP]2015-12-06T23:44:26Z2015-12-06T23:44:26Z2006info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion162 f.application/pdfSERODIO, Aluisio. Concepções e práticas dos profissionais que exercem atividade docente sobre seu papel na formação ético-moral do estudante de medicina da UNIFESP. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2006.Publico-21245.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/21245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-04T12:41:04Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/21245Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-04T12:41:04Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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