Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66828 |
Resumo: | A pesquisa tem como tema central a trajetória de vida e os saberes docentes de professores de História de diversos cursinhos populares pertencentes a Rede Emancipa na Região Metropolitana de São Paulo. A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular fundado em 2007, com um trabalho voltado à educação de jovens de escolas públicas. Segundo a rede o seu principal foco de atuação é a organização de cursinhos populares pré-universitários buscando atender à demanda dos estudantes de escolas públicas pelo acesso ao ensino superior em geral, especialmente as universidades públicas. A partir de entrevistas com esses professores, buscamos entender melhor questões como: suas origens sociais; motivação desses professores que os movem a realizar trabalho voluntário; suas expectativas em relação a atuação docente; saberes que trazem que diferem do repertório de professores do ensino regularizado; se já davam aula antes ou estavam buscando uma experiência docente; se produzem seu próprio material; se acreditam que o ensino de História tem um poder de transformação; quais são os saberes docentes acionados para exercer sua profissão; entre outras informações presentes nas entrevistas. |
id |
UFSP_732b6bfe3d7513e71e175d3b60516d08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/66828 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede EmancipaLife Trajectories and Teaching Knowledge of History Teachers of Popular Prep Courses of Rede EmancipaCursinho PopularRede EmancipaTrajetórias de VidaSaberes DocentesProfHistóriaA pesquisa tem como tema central a trajetória de vida e os saberes docentes de professores de História de diversos cursinhos populares pertencentes a Rede Emancipa na Região Metropolitana de São Paulo. A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular fundado em 2007, com um trabalho voltado à educação de jovens de escolas públicas. Segundo a rede o seu principal foco de atuação é a organização de cursinhos populares pré-universitários buscando atender à demanda dos estudantes de escolas públicas pelo acesso ao ensino superior em geral, especialmente as universidades públicas. A partir de entrevistas com esses professores, buscamos entender melhor questões como: suas origens sociais; motivação desses professores que os movem a realizar trabalho voluntário; suas expectativas em relação a atuação docente; saberes que trazem que diferem do repertório de professores do ensino regularizado; se já davam aula antes ou estavam buscando uma experiência docente; se produzem seu próprio material; se acreditam que o ensino de História tem um poder de transformação; quais são os saberes docentes acionados para exercer sua profissão; entre outras informações presentes nas entrevistas.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloCarvalho, João do Prado Ferraz de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7803829758779154http://lattes.cnpq.br/7685268287701063Viviani, José Pedro Simões [UNIFESP]2023-02-02T17:59:09Z2023-02-02T17:59:09Z2022-12-09info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion211 f.application/pdfVIVIANI, José Pedro Simões. Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Guarulhos, 2022.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66828porOnline pelo Google Meetinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T10:58:57Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66828Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T10:58:57Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa Life Trajectories and Teaching Knowledge of History Teachers of Popular Prep Courses of Rede Emancipa |
title |
Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa |
spellingShingle |
Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa Viviani, José Pedro Simões [UNIFESP] Cursinho Popular Rede Emancipa Trajetórias de Vida Saberes Docentes ProfHistória |
title_short |
Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa |
title_full |
Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa |
title_fullStr |
Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa |
title_full_unstemmed |
Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa |
title_sort |
Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa |
author |
Viviani, José Pedro Simões [UNIFESP] |
author_facet |
Viviani, José Pedro Simões [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, João do Prado Ferraz de [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/7803829758779154 http://lattes.cnpq.br/7685268287701063 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viviani, José Pedro Simões [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cursinho Popular Rede Emancipa Trajetórias de Vida Saberes Docentes ProfHistória |
topic |
Cursinho Popular Rede Emancipa Trajetórias de Vida Saberes Docentes ProfHistória |
description |
A pesquisa tem como tema central a trajetória de vida e os saberes docentes de professores de História de diversos cursinhos populares pertencentes a Rede Emancipa na Região Metropolitana de São Paulo. A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular fundado em 2007, com um trabalho voltado à educação de jovens de escolas públicas. Segundo a rede o seu principal foco de atuação é a organização de cursinhos populares pré-universitários buscando atender à demanda dos estudantes de escolas públicas pelo acesso ao ensino superior em geral, especialmente as universidades públicas. A partir de entrevistas com esses professores, buscamos entender melhor questões como: suas origens sociais; motivação desses professores que os movem a realizar trabalho voluntário; suas expectativas em relação a atuação docente; saberes que trazem que diferem do repertório de professores do ensino regularizado; se já davam aula antes ou estavam buscando uma experiência docente; se produzem seu próprio material; se acreditam que o ensino de História tem um poder de transformação; quais são os saberes docentes acionados para exercer sua profissão; entre outras informações presentes nas entrevistas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-09 2023-02-02T17:59:09Z 2023-02-02T17:59:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIVIANI, José Pedro Simões. Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Guarulhos, 2022. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66828 |
identifier_str_mv |
VIVIANI, José Pedro Simões. Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Guarulhos, 2022. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
211 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Online pelo Google Meet |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268343827300352 |