Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viviani, José Pedro Simões [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66828
Resumo: A pesquisa tem como tema central a trajetória de vida e os saberes docentes de professores de História de diversos cursinhos populares pertencentes a Rede Emancipa na Região Metropolitana de São Paulo. A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular fundado em 2007, com um trabalho voltado à educação de jovens de escolas públicas. Segundo a rede o seu principal foco de atuação é a organização de cursinhos populares pré-universitários buscando atender à demanda dos estudantes de escolas públicas pelo acesso ao ensino superior em geral, especialmente as universidades públicas. A partir de entrevistas com esses professores, buscamos entender melhor questões como: suas origens sociais; motivação desses professores que os movem a realizar trabalho voluntário; suas expectativas em relação a atuação docente; saberes que trazem que diferem do repertório de professores do ensino regularizado; se já davam aula antes ou estavam buscando uma experiência docente; se produzem seu próprio material; se acreditam que o ensino de História tem um poder de transformação; quais são os saberes docentes acionados para exercer sua profissão; entre outras informações presentes nas entrevistas.
id UFSP_732b6bfe3d7513e71e175d3b60516d08
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/66828
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede EmancipaLife Trajectories and Teaching Knowledge of History Teachers of Popular Prep Courses of Rede EmancipaCursinho PopularRede EmancipaTrajetórias de VidaSaberes DocentesProfHistóriaA pesquisa tem como tema central a trajetória de vida e os saberes docentes de professores de História de diversos cursinhos populares pertencentes a Rede Emancipa na Região Metropolitana de São Paulo. A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular fundado em 2007, com um trabalho voltado à educação de jovens de escolas públicas. Segundo a rede o seu principal foco de atuação é a organização de cursinhos populares pré-universitários buscando atender à demanda dos estudantes de escolas públicas pelo acesso ao ensino superior em geral, especialmente as universidades públicas. A partir de entrevistas com esses professores, buscamos entender melhor questões como: suas origens sociais; motivação desses professores que os movem a realizar trabalho voluntário; suas expectativas em relação a atuação docente; saberes que trazem que diferem do repertório de professores do ensino regularizado; se já davam aula antes ou estavam buscando uma experiência docente; se produzem seu próprio material; se acreditam que o ensino de História tem um poder de transformação; quais são os saberes docentes acionados para exercer sua profissão; entre outras informações presentes nas entrevistas.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloCarvalho, João do Prado Ferraz de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7803829758779154http://lattes.cnpq.br/7685268287701063Viviani, José Pedro Simões [UNIFESP]2023-02-02T17:59:09Z2023-02-02T17:59:09Z2022-12-09info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion211 f.application/pdfVIVIANI, José Pedro Simões. Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Guarulhos, 2022.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66828porOnline pelo Google Meetinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T10:58:57Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66828Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T10:58:57Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa
Life Trajectories and Teaching Knowledge of History Teachers of Popular Prep Courses of Rede Emancipa
title Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa
spellingShingle Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa
Viviani, José Pedro Simões [UNIFESP]
Cursinho Popular
Rede Emancipa
Trajetórias de Vida
Saberes Docentes
ProfHistória
title_short Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa
title_full Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa
title_fullStr Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa
title_full_unstemmed Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa
title_sort Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa
author Viviani, José Pedro Simões [UNIFESP]
author_facet Viviani, José Pedro Simões [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, João do Prado Ferraz de [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/7803829758779154
http://lattes.cnpq.br/7685268287701063
dc.contributor.author.fl_str_mv Viviani, José Pedro Simões [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cursinho Popular
Rede Emancipa
Trajetórias de Vida
Saberes Docentes
ProfHistória
topic Cursinho Popular
Rede Emancipa
Trajetórias de Vida
Saberes Docentes
ProfHistória
description A pesquisa tem como tema central a trajetória de vida e os saberes docentes de professores de História de diversos cursinhos populares pertencentes a Rede Emancipa na Região Metropolitana de São Paulo. A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular fundado em 2007, com um trabalho voltado à educação de jovens de escolas públicas. Segundo a rede o seu principal foco de atuação é a organização de cursinhos populares pré-universitários buscando atender à demanda dos estudantes de escolas públicas pelo acesso ao ensino superior em geral, especialmente as universidades públicas. A partir de entrevistas com esses professores, buscamos entender melhor questões como: suas origens sociais; motivação desses professores que os movem a realizar trabalho voluntário; suas expectativas em relação a atuação docente; saberes que trazem que diferem do repertório de professores do ensino regularizado; se já davam aula antes ou estavam buscando uma experiência docente; se produzem seu próprio material; se acreditam que o ensino de História tem um poder de transformação; quais são os saberes docentes acionados para exercer sua profissão; entre outras informações presentes nas entrevistas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-09
2023-02-02T17:59:09Z
2023-02-02T17:59:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIVIANI, José Pedro Simões. Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Guarulhos, 2022.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66828
identifier_str_mv VIVIANI, José Pedro Simões. Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Guarulhos, 2022.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 211 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Online pelo Google Meet
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268343827300352