Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23551 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo relatar e refletir sobre a prática docente da disciplina de Redação durante a experiência vivenciada no “Cursinho Popular Multicampi Emancipa: Movimento de Educação Popular”- Rede Emancipa no Instituto de Engenharia do Araguaia-IEA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA. A metodologia utilizada nessa pesquisa qualitativa fundamenta-se na pesquisa-ação. Foram utilizadas para subsidiar a análise as anotações em diário de campo, a produção dos estudantes e a observação participativa. Debatemos a importância do Emancipa para a comunidade santanense e para o crescimento profissional dos discentes, enquanto bolsistas do projeto. Descrevemos a prática docente de Redação e refletimos sobre o uso de recursos didáticos inovadores como a música e o jornal. Evidenciamos que o Emancipa constitui-se como um espaço preparatório e gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, que causa visível impacto na comunidade, por ser um curso de qualidade, além de ser um dos cursinhos pioneiros no município de Santana do Araguaia, no sul do estado do Pará. Como resultados, apontamos que a prática docente de Redação com o uso de recursos diferenciados auxiliou o pensamento crítico e a compreensão textual, de forma que os participantes construíram, transformaram e consolidaram conhecimentos. |
id |
VERACRUZ-0_47da8a3d56d6eec26b1ef6247a6a6129 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23551 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PACursinho popularEmancipaRedaçãoENEMMúsica.Este estudo teve como objetivo relatar e refletir sobre a prática docente da disciplina de Redação durante a experiência vivenciada no “Cursinho Popular Multicampi Emancipa: Movimento de Educação Popular”- Rede Emancipa no Instituto de Engenharia do Araguaia-IEA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA. A metodologia utilizada nessa pesquisa qualitativa fundamenta-se na pesquisa-ação. Foram utilizadas para subsidiar a análise as anotações em diário de campo, a produção dos estudantes e a observação participativa. Debatemos a importância do Emancipa para a comunidade santanense e para o crescimento profissional dos discentes, enquanto bolsistas do projeto. Descrevemos a prática docente de Redação e refletimos sobre o uso de recursos didáticos inovadores como a música e o jornal. Evidenciamos que o Emancipa constitui-se como um espaço preparatório e gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, que causa visível impacto na comunidade, por ser um curso de qualidade, além de ser um dos cursinhos pioneiros no município de Santana do Araguaia, no sul do estado do Pará. Como resultados, apontamos que a prática docente de Redação com o uso de recursos diferenciados auxiliou o pensamento crítico e a compreensão textual, de forma que os participantes construíram, transformaram e consolidaram conhecimentos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2355110.34117/bjdv7n1-551Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8118-8130Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8118-8130Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8118-81302525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23551/18925Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Shaiury SilvaEvangelista, Cristiane JohannEvangelista, Dilson Henrique Ramos2021-09-21T10:44:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23551Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:01.181180Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PA |
title |
Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PA |
spellingShingle |
Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PA Guimarães, Shaiury Silva Cursinho popular Emancipa Redação ENEM Música. |
title_short |
Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PA |
title_full |
Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PA |
title_fullStr |
Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PA |
title_full_unstemmed |
Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PA |
title_sort |
Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PA |
author |
Guimarães, Shaiury Silva |
author_facet |
Guimarães, Shaiury Silva Evangelista, Cristiane Johann Evangelista, Dilson Henrique Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Evangelista, Cristiane Johann Evangelista, Dilson Henrique Ramos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Shaiury Silva Evangelista, Cristiane Johann Evangelista, Dilson Henrique Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cursinho popular Emancipa Redação ENEM Música. |
topic |
Cursinho popular Emancipa Redação ENEM Música. |
description |
Este estudo teve como objetivo relatar e refletir sobre a prática docente da disciplina de Redação durante a experiência vivenciada no “Cursinho Popular Multicampi Emancipa: Movimento de Educação Popular”- Rede Emancipa no Instituto de Engenharia do Araguaia-IEA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA. A metodologia utilizada nessa pesquisa qualitativa fundamenta-se na pesquisa-ação. Foram utilizadas para subsidiar a análise as anotações em diário de campo, a produção dos estudantes e a observação participativa. Debatemos a importância do Emancipa para a comunidade santanense e para o crescimento profissional dos discentes, enquanto bolsistas do projeto. Descrevemos a prática docente de Redação e refletimos sobre o uso de recursos didáticos inovadores como a música e o jornal. Evidenciamos que o Emancipa constitui-se como um espaço preparatório e gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, que causa visível impacto na comunidade, por ser um curso de qualidade, além de ser um dos cursinhos pioneiros no município de Santana do Araguaia, no sul do estado do Pará. Como resultados, apontamos que a prática docente de Redação com o uso de recursos diferenciados auxiliou o pensamento crítico e a compreensão textual, de forma que os participantes construíram, transformaram e consolidaram conhecimentos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23551 10.34117/bjdv7n1-551 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23551 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23551/18925 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8118-8130 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8118-8130 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8118-8130 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645506934472704 |