Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Shaiury Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Evangelista, Cristiane Johann, Evangelista, Dilson Henrique Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23551
Resumo: Este estudo teve como objetivo relatar e refletir sobre a prática docente da disciplina de Redação durante a experiência vivenciada no “Cursinho Popular Multicampi Emancipa: Movimento de Educação Popular”- Rede Emancipa no Instituto de Engenharia do Araguaia-IEA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA. A metodologia utilizada nessa pesquisa qualitativa fundamenta-se na pesquisa-ação. Foram utilizadas para subsidiar a análise as anotações em diário de campo, a produção dos estudantes e a observação participativa. Debatemos a importância do Emancipa para a comunidade santanense e para o crescimento profissional dos discentes, enquanto bolsistas do projeto. Descrevemos a prática docente de Redação e refletimos sobre o uso de recursos didáticos inovadores como a música e o jornal. Evidenciamos que o Emancipa constitui-se como um espaço preparatório e gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, que causa visível impacto na comunidade, por ser um curso de qualidade, além de ser um dos cursinhos pioneiros no município de Santana do Araguaia, no sul do estado do Pará. Como resultados, apontamos que a prática docente de Redação com o uso de recursos diferenciados auxiliou o pensamento crítico e a compreensão textual, de forma que os participantes construíram, transformaram e consolidaram conhecimentos.  
id VERACRUZ-0_47da8a3d56d6eec26b1ef6247a6a6129
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23551
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PACursinho popularEmancipaRedaçãoENEMMúsica.Este estudo teve como objetivo relatar e refletir sobre a prática docente da disciplina de Redação durante a experiência vivenciada no “Cursinho Popular Multicampi Emancipa: Movimento de Educação Popular”- Rede Emancipa no Instituto de Engenharia do Araguaia-IEA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA. A metodologia utilizada nessa pesquisa qualitativa fundamenta-se na pesquisa-ação. Foram utilizadas para subsidiar a análise as anotações em diário de campo, a produção dos estudantes e a observação participativa. Debatemos a importância do Emancipa para a comunidade santanense e para o crescimento profissional dos discentes, enquanto bolsistas do projeto. Descrevemos a prática docente de Redação e refletimos sobre o uso de recursos didáticos inovadores como a música e o jornal. Evidenciamos que o Emancipa constitui-se como um espaço preparatório e gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, que causa visível impacto na comunidade, por ser um curso de qualidade, além de ser um dos cursinhos pioneiros no município de Santana do Araguaia, no sul do estado do Pará. Como resultados, apontamos que a prática docente de Redação com o uso de recursos diferenciados auxiliou o pensamento crítico e a compreensão textual, de forma que os participantes construíram, transformaram e consolidaram conhecimentos.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2355110.34117/bjdv7n1-551Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8118-8130Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8118-8130Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8118-81302525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23551/18925Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Shaiury SilvaEvangelista, Cristiane JohannEvangelista, Dilson Henrique Ramos2021-09-21T10:44:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23551Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:01.181180Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PA
title Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PA
spellingShingle Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PA
Guimarães, Shaiury Silva
Cursinho popular
Emancipa
Redação
ENEM
Música.
title_short Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PA
title_full Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PA
title_fullStr Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PA
title_full_unstemmed Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PA
title_sort Ação de extensão como promotora da cidadania crítica: reflexões sobre a prática docente de redação no emancipa em Santana do Araguaia-PA / Extension action as a promoter of critical citizenship: reflections on the educational teaching practice at emancipa in Santana do Araguaia-PA
author Guimarães, Shaiury Silva
author_facet Guimarães, Shaiury Silva
Evangelista, Cristiane Johann
Evangelista, Dilson Henrique Ramos
author_role author
author2 Evangelista, Cristiane Johann
Evangelista, Dilson Henrique Ramos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Shaiury Silva
Evangelista, Cristiane Johann
Evangelista, Dilson Henrique Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Cursinho popular
Emancipa
Redação
ENEM
Música.
topic Cursinho popular
Emancipa
Redação
ENEM
Música.
description Este estudo teve como objetivo relatar e refletir sobre a prática docente da disciplina de Redação durante a experiência vivenciada no “Cursinho Popular Multicampi Emancipa: Movimento de Educação Popular”- Rede Emancipa no Instituto de Engenharia do Araguaia-IEA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA. A metodologia utilizada nessa pesquisa qualitativa fundamenta-se na pesquisa-ação. Foram utilizadas para subsidiar a análise as anotações em diário de campo, a produção dos estudantes e a observação participativa. Debatemos a importância do Emancipa para a comunidade santanense e para o crescimento profissional dos discentes, enquanto bolsistas do projeto. Descrevemos a prática docente de Redação e refletimos sobre o uso de recursos didáticos inovadores como a música e o jornal. Evidenciamos que o Emancipa constitui-se como um espaço preparatório e gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, que causa visível impacto na comunidade, por ser um curso de qualidade, além de ser um dos cursinhos pioneiros no município de Santana do Araguaia, no sul do estado do Pará. Como resultados, apontamos que a prática docente de Redação com o uso de recursos diferenciados auxiliou o pensamento crítico e a compreensão textual, de forma que os participantes construíram, transformaram e consolidaram conhecimentos.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23551
10.34117/bjdv7n1-551
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23551
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23551/18925
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 8118-8130
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 8118-8130
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 8118-8130
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645506934472704