Validade interna de um questionário de avaliação da Unidade Curricular de Pediatria Neonatal da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maristela Reis dos [UNIFESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22564
Resumo: Objetivo primario: Verificar a confiabilidade e a validade interna de um questionario de avaliacao de Unidade Curricular de Pediatria Neonatal. Objetivos secundarios: descrever a avaliacao dos alunos do 6o ano medico sobre a Unidade e analisar os fatores associados ao desfecho oestagio otimoo de neonatologia. Metodos: Analise retrospectiva de dados coletados prospectivamente por meio de um questionario de avaliacao da Unidade Curricular de Pediatria Neonatal ministrada pela Disciplina de Pediatria Neonatal aos alunos do 6o ano de Medicina da EPMu UNIFESP, de 2000 a 2011. Foram incluidos todos os questionarios preenchidos pelos alunos. Nao houve criterios de exclusao. O questionario continha 12 perguntas com respostas em escala tipo Likert e uma pergunta aberta sobre numero de recem-nascidos recepcionados na sala de parto. A confiabilidade foi avaliada pelo coeficiente de Cronbach e a validade interna pela analise de conteudo, de criterio e de construcao por analise fatorial. Para comparacao das variaveis foram utilizadas: teste t ou Mann-Whitney (duas medias), ANOVA e teste de Bonferroni (tres ou mais medias), variaveis categoricas (&#967;2) e correlacao de Pearson para medidas de correlacao. Os fatores associados a estagio otimo de neonatologia foram analisados por regressao logistica. As analises estatisticas foram realizadas no programa SPSS, considerando-se significante p<0,05. Resultados: De 1349 alunos que frequentaram a Unidade Curricular, 1314 (97,4%) responderam ao questionario. O coeficiente alfa de Cronbach foi 0,659. A correlacao de Pearson entre o escore total da escala Likert e a nota do pos-teste foi 0,728 (p=0,010). Na analise fatorial todas as perguntas contribuiram para a validade do questionario e foram divididas em quatro dominios: (1) atuacao do docente/preceptor; (2) assistencia na sala de parto; (3) numero de recem-nascidos assistidos e (4) numero de aulas teoricas, explicando 18%, 16%, 14% e 9% da variancia total dos itens do questionario, respectivamente. A somatoria dos escores obtidos nas 12 perguntas foi 89,5 ± 7,6% do escore maximo possivel. O numero de recem-nascidos recepcionados na sala de parto por aluno foi 4,7 ± 3,3. As medias das notas do pre-teste e do pos-teste foram 5,3 ± 0,9 e 8,8 ± 0,5 (p <0,001), respectivamente. Os fatores associados ao estagio otimo foram: aulas teoricas otimas (OR) (5,176), aproveitamento na sala de parto otimo (2,594), atuacao do plantonista otima (2,156) discussao no alojamento conjunto otima (2,435), leitos no bercario de medio risco satisfatorio (1,902), discussao no bercario de medio risco otima (2,993), objetivo de atendimento de recem-nascido normal alcancado (2,889), hospital com condicoes de ensino (2,014), numero de recem-nascido recepcionado na sala de parto (1,134) e nota do pos-teste (1,375). Conclusoes: Os dados obtidos apresentaram confiabilidade e validade interna adequadas. O escore de avaliacao dos alunos em relacao a Unidade Curricular foi elevado. O aproveitamento do aluno durante o estagio, a opiniao sobre a atuacao dos docentes, preceptores e plantonistas e estrutura do hospital se associaram ao desfecho - estagio otimo de neonatologia
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spelling Validade interna de um questionário de avaliação da Unidade Curricular de Pediatria Neonatal da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.Internal validity of an assessement questionnaire of the Pediatric Neonatal Course of the Escola Paulista de Medicina u Universidade Federal de São PauloQuestionáriosReprodutibilidade dos TestesAvaliaçãoEducação SuperiorNeonatologiaObjetivo primario: Verificar a confiabilidade e a validade interna de um questionario de avaliacao de Unidade Curricular de Pediatria Neonatal. Objetivos secundarios: descrever a avaliacao dos alunos do 6o ano medico sobre a Unidade e analisar os fatores associados ao desfecho oestagio otimoo de neonatologia. Metodos: Analise retrospectiva de dados coletados prospectivamente por meio de um questionario de avaliacao da Unidade Curricular de Pediatria Neonatal ministrada pela Disciplina de Pediatria Neonatal aos alunos do 6o ano de Medicina da EPMu UNIFESP, de 2000 a 2011. Foram incluidos todos os questionarios preenchidos pelos alunos. Nao houve criterios de exclusao. O questionario continha 12 perguntas com respostas em escala tipo Likert e uma pergunta aberta sobre numero de recem-nascidos recepcionados na sala de parto. A confiabilidade foi avaliada pelo coeficiente de Cronbach e a validade interna pela analise de conteudo, de criterio e de construcao por analise fatorial. Para comparacao das variaveis foram utilizadas: teste t ou Mann-Whitney (duas medias), ANOVA e teste de Bonferroni (tres ou mais medias), variaveis categoricas (&#967;2) e correlacao de Pearson para medidas de correlacao. Os fatores associados a estagio otimo de neonatologia foram analisados por regressao logistica. As analises estatisticas foram realizadas no programa SPSS, considerando-se significante p<0,05. Resultados: De 1349 alunos que frequentaram a Unidade Curricular, 1314 (97,4%) responderam ao questionario. O coeficiente alfa de Cronbach foi 0,659. A correlacao de Pearson entre o escore total da escala Likert e a nota do pos-teste foi 0,728 (p=0,010). Na analise fatorial todas as perguntas contribuiram para a validade do questionario e foram divididas em quatro dominios: (1) atuacao do docente/preceptor; (2) assistencia na sala de parto; (3) numero de recem-nascidos assistidos e (4) numero de aulas teoricas, explicando 18%, 16%, 14% e 9% da variancia total dos itens do questionario, respectivamente. A somatoria dos escores obtidos nas 12 perguntas foi 89,5 ± 7,6% do escore maximo possivel. O numero de recem-nascidos recepcionados na sala de parto por aluno foi 4,7 ± 3,3. As medias das notas do pre-teste e do pos-teste foram 5,3 ± 0,9 e 8,8 ± 0,5 (p <0,001), respectivamente. Os fatores associados ao estagio otimo foram: aulas teoricas otimas (OR) (5,176), aproveitamento na sala de parto otimo (2,594), atuacao do plantonista otima (2,156) discussao no alojamento conjunto otima (2,435), leitos no bercario de medio risco satisfatorio (1,902), discussao no bercario de medio risco otima (2,993), objetivo de atendimento de recem-nascido normal alcancado (2,889), hospital com condicoes de ensino (2,014), numero de recem-nascido recepcionado na sala de parto (1,134) e nota do pos-teste (1,375). Conclusoes: Os dados obtidos apresentaram confiabilidade e validade interna adequadas. O escore de avaliacao dos alunos em relacao a Unidade Curricular foi elevado. O aproveitamento do aluno durante o estagio, a opiniao sobre a atuacao dos docentes, preceptores e plantonistas e estrutura do hospital se associaram ao desfecho - estagio otimo de neonatologiaPrimary objective: To evaluate the reliability and internal validity of an assessment questionnaire of the Pediatric Neonatal Course. Secondary objectives: to describe the evaluation of the Pediatric Neonatal Course performed by the sixth year medical students and analyze factors associated with the outcome "optimum stage" of neonatology. Methods: A retrospective analysis of data collected prospectively through an assessment questionnaire of the Pediatric Neonatal Course administered by the Division of the Neonatal Pediatrics to the sixth year medical students of the EPM-UNIFESP, from 2000 to 2011. All questionnaires answered by the students were included. There were no exclusion criteria. The questionnaire consisted of 12 questions with answers in Likert scale and one open question related to the number of newborns assisted in the delivery room. The reliability of the questionnaire was assessed by Cronbach coefficient and the internal validity was tested for contend, criteria and construct validity by factorial analysis. For variables comparison, t test or Mann-Whitney(two means), ANOVA and Bonferroni test (two or more means), χ2 (categorical variables), Pearson's correlation test was used for correlation measures. Factors associated with the outcome – optimum stage of neonatology was analyzed by univariate and multiple logistic regressions. Statistical analysis were performed with SPSS program, considering significant p <0.05. Results: Of 1349 students who attended the neonatal course, 1314 (97.4%) answered the questionnaire. The Cronbach coefficient was 0.659. Pearson correlation between total score of Likert scale and post-test scorewas 0.728 (p=0,010). The factorial analysis showed that all questions contributed for the validity of the questionnaire, showing four domain: (1) professor and preceptor performance; (2) assistance in the delivery room and hospital infrastructure; (3) number of neonates cared in the daily assistance; (4) number of classes, explaining respectively, 18%, 16%, 14% and 9% of the total variance of the questionnaire items.The number of newborns room assisted in the delivery per student was 4.7 ± 3.3. The mean score of the pre-test and post-test were 5.3 ± 0.9 and 8.8 ± 0.5 (p <0.001), respectively.Factors associated with stage optimum were: optimum classes (OR) (5.176), optimum training in the delivery room (2.594), optimum performance of the neonatologist on duty (2.156), optimum discussion at the rooming (2.435), satisfactory number of beds in the medium risk nursery (1.902), optimum discussion at medium risk nursery (2.993), goal of assistanceto normal newborn reached (2.889), hospital had conditions for teaching and learning process (2.014), number of neonates assisted in the delivery room (1.134) and post-test score (1.375). Conclusions: The questionnaire showed adequate reliability and validity. The total score of the course evaluation was high. The training and learning of the student during the course, the opinion about the performance of the professor, preceptor and neonatologist on duty and the hospital infrastructure were associated with the outcome-optimum course of neonatology.BV UNIFESP: Teses e dissertaçõesUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Dos Santos, Amelia Miyashiro [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/9925075057283150http://lattes.cnpq.br/1503507963615320Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Santos, Maristela Reis dos [UNIFESP]2015-12-06T23:45:57Z2015-12-06T23:45:57Z2013info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion83 f.application/pdfapplication/pdfSANTOS, Maristela Reis dos. Validade interna de um questionário de avaliação da Unidade Curricular de Pediatria Neonatal da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo. 2013. 83 f. Dissertação (Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria.) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2013.Mestrado - Maristela Reis dos Santos - PDF A.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22564porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-09-02T15:14:17Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/22564Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-09-02T15:14:17Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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