Possibilidades e impasses da aplicação da Lei 10639/10 na EMEF Victor Salviano:um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/11600/67833 |
Resumo: | No ano de 2003 foi sancionada a Lei 10639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do Ensino da História da África e da Cultura afro brasileira em todas as escolas brasileiras, visando garantir o direito dos negros se reconhecerem na cultura nacional. Apesar da implementação dessa lei, muitos estabelecimentos de ensino encontram dificuldades em torná la efetiva e comumente questiona se sobre a eficácia da lei, as possibilidades de sua aplicação e os desafios diante da realidade vivenciada. Para compreender como as escolas vem trabalhando com os conteúdos de História da África e afro brasileira, analisamos um caso específico, a EMEF Victor Salviano. Para a elaboração do estudo de caso proposto, foram realizadas leituras de dissertações de mestrado, livros, análise de documentos institucionais e programas de ensino, além das entrevistas com os pais de alunos e os profissionais de educação que atuam na EMEF Victor Salviano, a fim de promover reflexões a cerca dos desafios encontrados ao lidar com a história da população negra. |
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Freitas, Izabele Simil de [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/5205163871513242Santos, Patrícia Teixeira [UNIFESP]2023-06-07T12:56:37Z2023-06-07T12:56:37Z2016FREITAS, Izabele Simil de. Possibilidades e impasses da aplicação da Lei 10639/10 na EMEF Victor Salviano:um estudo de caso. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado e Licenciatura em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016.https://repositorio.unifesp.br/11600/67833monografia versão final PDF Izabele S. de Freitas.pdfNo ano de 2003 foi sancionada a Lei 10639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do Ensino da História da África e da Cultura afro brasileira em todas as escolas brasileiras, visando garantir o direito dos negros se reconhecerem na cultura nacional. Apesar da implementação dessa lei, muitos estabelecimentos de ensino encontram dificuldades em torná la efetiva e comumente questiona se sobre a eficácia da lei, as possibilidades de sua aplicação e os desafios diante da realidade vivenciada. Para compreender como as escolas vem trabalhando com os conteúdos de História da África e afro brasileira, analisamos um caso específico, a EMEF Victor Salviano. Para a elaboração do estudo de caso proposto, foram realizadas leituras de dissertações de mestrado, livros, análise de documentos institucionais e programas de ensino, além das entrevistas com os pais de alunos e os profissionais de educação que atuam na EMEF Victor Salviano, a fim de promover reflexões a cerca dos desafios encontrados ao lidar com a história da população negra.In year of 2003, the brasilian law 10639/03 was sanctioned to establish the education of African and african Brazilian History as a required program content for all brazilian schools, in order to ensure black people rights to self recognition in national culture. Despite the implementation of this law, many schools encounter difficulties to make it effective and inquire the éffectiveness of the law, the possibilities and the challanges of the reality. To comprehend how schools deal with African and african Brazilian History we analyze an specifc case, the Victor Salviano municipal school. For preparation of the case study proposed, Masters dissertation and many books were read, institucional documents analysed, besides interviews with students’ parents and teachers from the school, in order to promote reflexions about found challenges dealing with Brazilian black population History teaching.61 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Lei 10639/03História da África e Afro-brasileiraCurrículo10639/03 brasilian lawAfrican and african Brasilian HistoryCurriculumPossibilidades e impasses da aplicação da Lei 10639/10 na EMEF Victor Salviano:um estudo de casoPossibilities and impasses of the application of Law 10639/10 at EMEF Victor Salviano: a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História11600/678332023-06-07 09:56:37.879metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67833Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T12:56:37Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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