Possibilidades e impasses da aplicação da Lei 10639/10 na EMEF Victor Salviano:um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Izabele Simil de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67833
Resumo: No ano de 2003 foi sancionada a Lei 10639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do Ensino da História da África e da Cultura afro brasileira em todas as escolas brasileiras, visando garantir o direito dos negros se reconhecerem na cultura nacional. Apesar da implementação dessa lei, muitos estabelecimentos de ensino encontram dificuldades em torná la efetiva e comumente questiona se sobre a eficácia da lei, as possibilidades de sua aplicação e os desafios diante da realidade vivenciada. Para compreender como as escolas vem trabalhando com os conteúdos de História da África e afro brasileira, analisamos um caso específico, a EMEF Victor Salviano. Para a elaboração do estudo de caso proposto, foram realizadas leituras de dissertações de mestrado, livros, análise de documentos institucionais e programas de ensino, além das entrevistas com os pais de alunos e os profissionais de educação que atuam na EMEF Victor Salviano, a fim de promover reflexões a cerca dos desafios encontrados ao lidar com a história da população negra.
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