Análise do efeito de licenciamento de marca na intenção de gasto do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Pablo Souza Lima [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/0013000005mjp
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66805
Resumo: O consumidor recebe diariamente inúmeros anúncios publicitários e propagandas de organizações querendo vender seus produtos e/ou serviços. Algumas dessas organizações possuem mais reconhecimento que outras, seja por lealdade à marca; notoriedade; qualidade percebida; associações à marca; e um compósito de propriedades do tipo patentes, marcas registradas e relações com distribuidores. Como forma de transferência ou concessão de parte deste valor, empresas optam pelo licenciamento de marca como uma opção estratégica de extensão de marca e, no caso do licenciado, para agregar valor em seus produtos e serviços. O objetivo geral do trabalho é identificar e mapear o quanto um consumidor está disposto e tem a intenção de pagar a mais em um produto licenciado. Para a obtenção dos dados que foram analisados, foi realizada uma pesquisa experimental com abordagem quantitativa, contando com dados extraídos por meio de um formulário on-line pela plataforma Google Forms e disponibilizado para maiores de 18 anos residentes da cidade de São Paulo (SP). Os resultados e análises do presente trabalho sinalizam que o consumidor tem intenção de gasto maior em produtos licenciados em todas as situações examinadas.
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