Determinantes do comportamento de compra de marcas de gadgets: o caso dos smartphones

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaresma, Cláudia Dias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31080
Resumo: A tecnologia tem vindo a desenvolver-se exponencialmente e, todos os dias, os consumidores se deparam com novos dispositivos eletrónicos à sua disposição. Por ser um tema em constante evolução e tão presente no dia-a-dia de muitos, o seu estudo torna-se interessante. Como tal, o presente estudo pretende analisar o comportamento do consumidor quanto às suas escolhas relativamente a smartphones, determinando as variáveis que influenciam o comportamento de compra de marcas de smartphones, dando resposta às questões de investigação desenvolvidas. Com o intuito de atingir este objetivo, foi desenvolvido um modelo de investigação, baseado em diversos autores, que originou um estudo através de uma metodologia quantitativa, com recurso à aplicação de um inquérito por questionário, enviado por e-mail e através das redes sociais. Foram recolhidas 551 respostas, todas elas validadas, que deram origem a um conjunto de dados para tratamento no Software IBM® SPSS® Statistics. Os dados recolhidos foram analisados com recurso a diversos métodos – Estatísticas Descritivas, Análise Fatorial, Confiabilidade e Validação e, finalmente, o Modelo de Equações Estruturais –, com o objetivo de apurar resultados, a fim de serem discutidos. Os resultados mostram que nem todas as hipóteses em estudo se confirmam, apesar de suportadas pela literatura. No entanto, as hipóteses confirmadas encontram-se devidamente suportadas pela literatura e pelos sólidos valores obtidos com o Modelo de Equações Estruturais, concluindo-se que o Valor da Marca é positivamente influenciado pela Lealdade à Marca e pelas Associações à Marca e a Intenção de Recompra é positivamente influenciada pelo Passa a Palavra e pelo Valor da Marca. Existem, efetivamente, variáveis que influenciam, com expressão, o Valor da Marca e a Intenção de Recompra.
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