FALSOS DISCURSOS MERCADOLÓGICOS E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: GREENWASHING, BLUEWASHING E NEUTRO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
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Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60229 |
Resumo: | O trabalho teve como objetivo compreender a reação dos consumidores às peças publicitárias que contem apelos caracterizados como greenwashing e/ou bluewashing. Procedeu-se, inicialmente, a uma revisão da literatura, focando na discussão acerca do marketing verde e societal, sua origem e evolução, seu conceito e sua importância, e posteriormente discorrendo sobre o greenwashing e bluewashing. Tendo a literatura como suporte, adotou-se como procedimento metodológico um experimento online realizado em duas etapas, primeiro (n=78) e segundo (n=128), ambos com monitoramento ocular (eyetracker). As duas etapas contaram com o mesmo procedimento, que consistiu na apresentação de uma peça publicitária fictícia, criada justamente para os propósitos deste estudo, que foi manipulada em três diferentes formatos, adequando-se objetos como cores, frases e imagens: com apelos ambientais, sociais ou neutros, seguida por uma análise de dados das respostas fornecidas pelos participantes. Como resultado, pode-se concluir que existe uma capacidade de influência das práticas de greenwashing e bluewashing no comportamento do consumidor, em termos de melhor avaliação de marca e também reação emocional ao anúncio. Tal resultado evidencia a necessidade de maior responsabilidade das organizações em relação aos seus discursos e práticas de negócios, bem como o imperativo de maior conscientização dos consumidores. |
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FALSOS DISCURSOS MERCADOLÓGICOS E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: GREENWASHING, BLUEWASHING E NEUTROMarketing SocietalMarketing VerdeFalsos discursos mercadológicosgreenwashingbluewashingO trabalho teve como objetivo compreender a reação dos consumidores às peças publicitárias que contem apelos caracterizados como greenwashing e/ou bluewashing. Procedeu-se, inicialmente, a uma revisão da literatura, focando na discussão acerca do marketing verde e societal, sua origem e evolução, seu conceito e sua importância, e posteriormente discorrendo sobre o greenwashing e bluewashing. Tendo a literatura como suporte, adotou-se como procedimento metodológico um experimento online realizado em duas etapas, primeiro (n=78) e segundo (n=128), ambos com monitoramento ocular (eyetracker). As duas etapas contaram com o mesmo procedimento, que consistiu na apresentação de uma peça publicitária fictícia, criada justamente para os propósitos deste estudo, que foi manipulada em três diferentes formatos, adequando-se objetos como cores, frases e imagens: com apelos ambientais, sociais ou neutros, seguida por uma análise de dados das respostas fornecidas pelos participantes. Como resultado, pode-se concluir que existe uma capacidade de influência das práticas de greenwashing e bluewashing no comportamento do consumidor, em termos de melhor avaliação de marca e também reação emocional ao anúncio. Tal resultado evidencia a necessidade de maior responsabilidade das organizações em relação aos seus discursos e práticas de negócios, bem como o imperativo de maior conscientização dos consumidores.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloAndreoli, Tais Pasquotto [UNIFESP]http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218131D0Nogueira, Ana Carolina Vieira [UNIFESP]2021-03-05T21:17:45Z2021-03-05T21:17:45Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion33fapplication/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60229ark:/48912/00130000191dzporSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-10T05:00:05Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60229Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T21:05:21.458953Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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