O ensino da pediatria nas escolas de graduacao em medicina do estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Eneida Quadrio de Oliveira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20533
Resumo: O objetivo deste estudo é conhecer, analisar e refletir sobre como vem ocorrendo o Ensino da Pediatria na Graduação das Escolas Médicas do Rio de Janeiro, delineando algumas características dos docentes responsáveis por este ensino e correlacionando os dados obtidos com a literatura pertinente. A investigação destas questões se deu a partir de 15 Coordenadores, responsáveis pelo Ensino da Pediatria nos 16 Cursos de Graduação em Medicina em funcionamento no Estado. Optamos por desenvolver uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva, realizada através de um estudo do tipo corte transversal e construída a partir de abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas semi-estruturadas e de documentos institucionais . Na organização do ensino entre os cursos investigados, observa-se que a inserção da pediatria, os cenários de aprendizagem utilizados, os critérios para seleção dos conteúdos divergem pouco entre si. As dificuldades mais referidas estão afeitas à infraestrutura e ao projeto pedagógico do curso, principalmente a questão da integração intra e inter disciplinas, a articulação docente assistencial e o sistema de avaliação que, para a maioria, encontra-se focado no processo avaliativo do aluno. Discutem-se alguns traços do perfil docente, além de se verificar que os atributos considerados mais significativos para o exercício da docência de pediatria estão baseados na perspectiva humanística, no gostar do que faz, no domínio do assunto, na capacidade de ensinar, na dedicação e na disponibilidade do docente. O percentual de titulação acadêmica encontrado revela a busca docente e institucional pela capacitação profissional. Acreditamos, com este estudo, estar contribuindo para a melhor compreensão do ensino da pediatria como parte fundamental para a formação geral do médico na graduação além de incentivar a busca de novos caminhos que apontem para a melhor qualidade e aperfeiçoamento deste ensino.
id UFSP_8d30249e0eb004f9e46f76abd09b1edb
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/20533
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Veiga, Eneida Quadrio de Oliveira [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Batista, Nildo Alves [UNIFESP]2015-12-06T23:05:28Z2015-12-06T23:05:28Z2005VEIGA, Eneida Quadrio Oliveira. O ensino da pediatria nas escolas de graduação em medicina do estado do Rio de Janeiro. 2005. 187 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20533Publico-20533.pdfO objetivo deste estudo é conhecer, analisar e refletir sobre como vem ocorrendo o Ensino da Pediatria na Graduação das Escolas Médicas do Rio de Janeiro, delineando algumas características dos docentes responsáveis por este ensino e correlacionando os dados obtidos com a literatura pertinente. A investigação destas questões se deu a partir de 15 Coordenadores, responsáveis pelo Ensino da Pediatria nos 16 Cursos de Graduação em Medicina em funcionamento no Estado. Optamos por desenvolver uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva, realizada através de um estudo do tipo corte transversal e construída a partir de abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas semi-estruturadas e de documentos institucionais . Na organização do ensino entre os cursos investigados, observa-se que a inserção da pediatria, os cenários de aprendizagem utilizados, os critérios para seleção dos conteúdos divergem pouco entre si. As dificuldades mais referidas estão afeitas à infraestrutura e ao projeto pedagógico do curso, principalmente a questão da integração intra e inter disciplinas, a articulação docente assistencial e o sistema de avaliação que, para a maioria, encontra-se focado no processo avaliativo do aluno. Discutem-se alguns traços do perfil docente, além de se verificar que os atributos considerados mais significativos para o exercício da docência de pediatria estão baseados na perspectiva humanística, no gostar do que faz, no domínio do assunto, na capacidade de ensinar, na dedicação e na disponibilidade do docente. O percentual de titulação acadêmica encontrado revela a busca docente e institucional pela capacitação profissional. Acreditamos, com este estudo, estar contribuindo para a melhor compreensão do ensino da pediatria como parte fundamental para a formação geral do médico na graduação além de incentivar a busca de novos caminhos que apontem para a melhor qualidade e aperfeiçoamento deste ensino.The aim of this study is understand, analyze and reflect about how the Pediatric’s Teaching in Undergraduated in Medical Schools of Rio de Janeiro, has been occuring, outlining some characteristics of the responsible professors for this teaching and correlating the obtained data with the pertinent literature. The research of this question was given to 15 coordinators, responsible for Pediatrics teaching at the 16 open undergraduated courses in the state. We opted to develop a research of investigative and descriptive character, carried through a crossover study and built from a quantitative and qualitative approach. The dada were obtained from semi-structured interviews and from institucional documents. Concerning the teaching organization among the investigated courses, it was observed that the insertion of pediatrics, the utilized scenes of learning, the criteria for the selection of the contents diverge a little bit between each other. The majority mentioned difficulties are related to the infrastructure and the pedagogical project of the course, mainly the intra and inter discipline integration questions, the assistencial teaching articulation and the evaluation system that, for the majority, has been focused in the scholar’s evaluation process. Some traces of the teaching profile have been debated, besides it has been verified that the attributes considered more significant for the exercise of Pediatrics teaching are based on the humanistic perspective, in being pleased to what one makes, in the domain of the subject, in the capacity for teaching, in the devotion and availability of the professor. The percentage of titled academic found, reveals the teaching and the institucional search for the professional qualification. We believe, with this study, to be contributing for a better understanding of the pediatrics teaching as a fundamental part for the doctor’s general formation in the undergraduated, besides stimulating the search of new ways that lead to a better quality and improvement of this teaching.BV UNIFESP: Teses e dissertações187 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PediatriaAssistentes de pediatriaEnsinoMedicinaPediatric assistantEducationPediatricsO ensino da pediatria nas escolas de graduacao em medicina do estado do Rio de JaneiroPediatric's teaching in undergraduated schools of medicine in Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em ciências da saúde – São PauloORIGINALPublico-20533.pdfPublico-20533.pdfapplication/pdf788502${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20533/1/Publico-20533.pdfe31121c54b7fb8142068733812c1db3cMD51open accessTEXTPublico-20533.pdf.txtPublico-20533.pdf.txtExtracted texttext/plain246815${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20533/3/Publico-20533.pdf.txt65a87ab6bdbc39e8911392cd0811f881MD53open accessTHUMBNAILPublico-20533.pdf.jpgPublico-20533.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3784${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20533/5/Publico-20533.pdf.jpg5e496a4fa53550fcff728751987b8c5bMD55open access11600/205332023-05-15 01:20:59.798open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/20533Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:20:59Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O ensino da pediatria nas escolas de graduacao em medicina do estado do Rio de Janeiro
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pediatric's teaching in undergraduated schools of medicine in Rio de Janeiro
title O ensino da pediatria nas escolas de graduacao em medicina do estado do Rio de Janeiro
spellingShingle O ensino da pediatria nas escolas de graduacao em medicina do estado do Rio de Janeiro
Veiga, Eneida Quadrio de Oliveira [UNIFESP]
Pediatria
Assistentes de pediatria
Ensino
Medicina
Pediatric assistant
Education
Pediatrics
title_short O ensino da pediatria nas escolas de graduacao em medicina do estado do Rio de Janeiro
title_full O ensino da pediatria nas escolas de graduacao em medicina do estado do Rio de Janeiro
title_fullStr O ensino da pediatria nas escolas de graduacao em medicina do estado do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed O ensino da pediatria nas escolas de graduacao em medicina do estado do Rio de Janeiro
title_sort O ensino da pediatria nas escolas de graduacao em medicina do estado do Rio de Janeiro
author Veiga, Eneida Quadrio de Oliveira [UNIFESP]
author_facet Veiga, Eneida Quadrio de Oliveira [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Eneida Quadrio de Oliveira [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Nildo Alves [UNIFESP]
contributor_str_mv Batista, Nildo Alves [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pediatria
Assistentes de pediatria
Ensino
Medicina
topic Pediatria
Assistentes de pediatria
Ensino
Medicina
Pediatric assistant
Education
Pediatrics
dc.subject.eng.fl_str_mv Pediatric assistant
Education
Pediatrics
description O objetivo deste estudo é conhecer, analisar e refletir sobre como vem ocorrendo o Ensino da Pediatria na Graduação das Escolas Médicas do Rio de Janeiro, delineando algumas características dos docentes responsáveis por este ensino e correlacionando os dados obtidos com a literatura pertinente. A investigação destas questões se deu a partir de 15 Coordenadores, responsáveis pelo Ensino da Pediatria nos 16 Cursos de Graduação em Medicina em funcionamento no Estado. Optamos por desenvolver uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva, realizada através de um estudo do tipo corte transversal e construída a partir de abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas semi-estruturadas e de documentos institucionais . Na organização do ensino entre os cursos investigados, observa-se que a inserção da pediatria, os cenários de aprendizagem utilizados, os critérios para seleção dos conteúdos divergem pouco entre si. As dificuldades mais referidas estão afeitas à infraestrutura e ao projeto pedagógico do curso, principalmente a questão da integração intra e inter disciplinas, a articulação docente assistencial e o sistema de avaliação que, para a maioria, encontra-se focado no processo avaliativo do aluno. Discutem-se alguns traços do perfil docente, além de se verificar que os atributos considerados mais significativos para o exercício da docência de pediatria estão baseados na perspectiva humanística, no gostar do que faz, no domínio do assunto, na capacidade de ensinar, na dedicação e na disponibilidade do docente. O percentual de titulação acadêmica encontrado revela a busca docente e institucional pela capacitação profissional. Acreditamos, com este estudo, estar contribuindo para a melhor compreensão do ensino da pediatria como parte fundamental para a formação geral do médico na graduação além de incentivar a busca de novos caminhos que apontem para a melhor qualidade e aperfeiçoamento deste ensino.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-06T23:05:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-06T23:05:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VEIGA, Eneida Quadrio Oliveira. O ensino da pediatria nas escolas de graduação em medicina do estado do Rio de Janeiro. 2005. 187 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20533
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Publico-20533.pdf
identifier_str_mv VEIGA, Eneida Quadrio Oliveira. O ensino da pediatria nas escolas de graduação em medicina do estado do Rio de Janeiro. 2005. 187 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.
Publico-20533.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 187 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20533/1/Publico-20533.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20533/3/Publico-20533.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20533/5/Publico-20533.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e31121c54b7fb8142068733812c1db3c
65a87ab6bdbc39e8911392cd0811f881
5e496a4fa53550fcff728751987b8c5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764176346578944