Estágio remunerado e formação de professores: a experiência do Programa Aprender Sem Limites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Alessandra Braga [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71870
Resumo: A presente pesquisa analisou as contribuições e desafios do programa de estágio remunerado Aprender Sem Limites da Prefeitura Municipal de São Paulo para a iniciação profissional docente de egressos que auxiliaram professores que tinham em suas salas de aula estudantes com deficiência e/ou transtornos. O estágio remunerado, inicialmente implementado a partir do programa Parceiros da Aprendizagem e Alfabetização, é uma iniciativa da Prefeitura do Município de São Paulo em parceria com o CIEE – Centro Integrado Empresa Escola – instituída a partir de fevereiro de 2015 com o intuito de oferecer apoio aos docentes do 1o Ano do Ciclo de Alfabetização. Com a instituição da Política Paulistana de Educação Especial (Decreto no 57.379, de 13/10/16), ante a demanda de oferecer apoio aos professores no acompanhamento dos estudantes com deficiência e com transtornos do espectro autista, o estágio remunerado amplia sua atuação e passa a atender todos os ciclos, por meio do programa: Aprender Sem Limites – Educação Especial. O estudo ampara-se em Garcia (2010), Huberman (1992), Tardif (2002) entre outros que discutem a iniciação à docência e os desafios para o desenvolvimento profissional docente. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e utiliza como metodologia a coleta de dados por meio de questionário e entrevista semiestruturada com professores em início de carreira, egressos do programa de estágio remunerado Aprender Sem Limites – Educação Especial, na região de São Miguel Paulista. Percebemos inúmeras fragilidades ao longo da análise, mas consideramos que as experiências vividas pelas estagiárias do programa Aprender Sem Limites são diversas e significativas para a aprendizagem da docência, especialmente para a imersão na cultura escolar. Esse contato prévio com o espaço educacional certamente ameniza o choque de realidade característico do período inicial do desenvolvimento profissional docente e fortalece esses saberes.
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