Estágio remunerado e formação de professores: a experiência do Programa Aprender Sem Limites
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/71870 |
Resumo: | A presente pesquisa analisou as contribuições e desafios do programa de estágio remunerado Aprender Sem Limites da Prefeitura Municipal de São Paulo para a iniciação profissional docente de egressos que auxiliaram professores que tinham em suas salas de aula estudantes com deficiência e/ou transtornos. O estágio remunerado, inicialmente implementado a partir do programa Parceiros da Aprendizagem e Alfabetização, é uma iniciativa da Prefeitura do Município de São Paulo em parceria com o CIEE – Centro Integrado Empresa Escola – instituída a partir de fevereiro de 2015 com o intuito de oferecer apoio aos docentes do 1o Ano do Ciclo de Alfabetização. Com a instituição da Política Paulistana de Educação Especial (Decreto no 57.379, de 13/10/16), ante a demanda de oferecer apoio aos professores no acompanhamento dos estudantes com deficiência e com transtornos do espectro autista, o estágio remunerado amplia sua atuação e passa a atender todos os ciclos, por meio do programa: Aprender Sem Limites – Educação Especial. O estudo ampara-se em Garcia (2010), Huberman (1992), Tardif (2002) entre outros que discutem a iniciação à docência e os desafios para o desenvolvimento profissional docente. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e utiliza como metodologia a coleta de dados por meio de questionário e entrevista semiestruturada com professores em início de carreira, egressos do programa de estágio remunerado Aprender Sem Limites – Educação Especial, na região de São Miguel Paulista. Percebemos inúmeras fragilidades ao longo da análise, mas consideramos que as experiências vividas pelas estagiárias do programa Aprender Sem Limites são diversas e significativas para a aprendizagem da docência, especialmente para a imersão na cultura escolar. Esse contato prévio com o espaço educacional certamente ameniza o choque de realidade característico do período inicial do desenvolvimento profissional docente e fortalece esses saberes. |
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Estágio remunerado e formação de professores: a experiência do Programa Aprender Sem LimitesProgramas de Iniciação Profissional DocenteProfessores IniciantesEstágio RemuneradoEducação InclusivaRede Municipal de Ensino de São PauloA presente pesquisa analisou as contribuições e desafios do programa de estágio remunerado Aprender Sem Limites da Prefeitura Municipal de São Paulo para a iniciação profissional docente de egressos que auxiliaram professores que tinham em suas salas de aula estudantes com deficiência e/ou transtornos. O estágio remunerado, inicialmente implementado a partir do programa Parceiros da Aprendizagem e Alfabetização, é uma iniciativa da Prefeitura do Município de São Paulo em parceria com o CIEE – Centro Integrado Empresa Escola – instituída a partir de fevereiro de 2015 com o intuito de oferecer apoio aos docentes do 1o Ano do Ciclo de Alfabetização. Com a instituição da Política Paulistana de Educação Especial (Decreto no 57.379, de 13/10/16), ante a demanda de oferecer apoio aos professores no acompanhamento dos estudantes com deficiência e com transtornos do espectro autista, o estágio remunerado amplia sua atuação e passa a atender todos os ciclos, por meio do programa: Aprender Sem Limites – Educação Especial. O estudo ampara-se em Garcia (2010), Huberman (1992), Tardif (2002) entre outros que discutem a iniciação à docência e os desafios para o desenvolvimento profissional docente. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e utiliza como metodologia a coleta de dados por meio de questionário e entrevista semiestruturada com professores em início de carreira, egressos do programa de estágio remunerado Aprender Sem Limites – Educação Especial, na região de São Miguel Paulista. Percebemos inúmeras fragilidades ao longo da análise, mas consideramos que as experiências vividas pelas estagiárias do programa Aprender Sem Limites são diversas e significativas para a aprendizagem da docência, especialmente para a imersão na cultura escolar. Esse contato prévio com o espaço educacional certamente ameniza o choque de realidade característico do período inicial do desenvolvimento profissional docente e fortalece esses saberes.Universidade Federal de São PauloSilvestre, Magali Aparecida [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4428320866575246https://lattes.cnpq.br/7731550054068621Souza, Alessandra Braga [UNIFESP]2024-09-18T16:42:40Z2024-09-18T16:42:40Z2023-11-24info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion128 f.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/71870porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-09-19T04:07:08Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71870Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-09-19T04:07:08Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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