Pesquisa descritiva de vídeos com conteúdo científico da plataforma Youtube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Maria Thereza de Miranda Vianna [UNIFESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/62650
Resumo: A pesquisa desenvolvida tem como objetivo descrever elementos da linguagem audiovisual de vídeos com temática química, disponíveis no YouTube e analisar se esses elementos investigados guardam alguma relação com o número de visualizações dos vídeos, além de avaliar se os critérios metodológicos abordados na pesquisa, bem como a produção dos vídeos e a linguagem científica tornam-se pertinentes para o uso deles como ferramenta para o ensino de química. Foram analisados trinta vídeos pertencentes a três canais diferentes, sendo eles classificados como “mais visualizados” e “menos visualizados”. Primeiro foi necessário entender o funcionamento da plataforma Youtube, critérios de avaliação para canais com muitos usuários inscritos, processo de monetização entre outros processos exigidos para que esses vídeos pudessem estar disponíveis. A metodologia aplicada tornou-se descritiva, uma vez que foi necessário assistir vídeo por vídeo, analisar a presença dos parâmetros (vinheta, introdução, grafismo, música de fundo e imagem) entender o conteúdo abordado, analisar quantidade de visualizações, buscar informações específicas como data de criação do canal, data de postagem do vídeo, roteirista, criação, edição, apresentador, conhecido como ‘Youtuber’. Para fundamentar os resultados e as discussões foram desenvolvidos quadros informativos referentes aos parâmetros analisados e gráficos comparativos com o objetivo de torná-los mais visuais. Por fim, concluir se a abordagem dessas ferramentas educacionais se torna pertinente para o ensino de ciências.
id UFSP_b1389eef72cbda9a71b97a320f66f840
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/62650
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Pesquisa descritiva de vídeos com conteúdo científico da plataforma YoutubeÁudio VisualVídeosYoutubeCurtidasVisualizaçõesVisual audioVideosYoutubeLikesViewsA pesquisa desenvolvida tem como objetivo descrever elementos da linguagem audiovisual de vídeos com temática química, disponíveis no YouTube e analisar se esses elementos investigados guardam alguma relação com o número de visualizações dos vídeos, além de avaliar se os critérios metodológicos abordados na pesquisa, bem como a produção dos vídeos e a linguagem científica tornam-se pertinentes para o uso deles como ferramenta para o ensino de química. Foram analisados trinta vídeos pertencentes a três canais diferentes, sendo eles classificados como “mais visualizados” e “menos visualizados”. Primeiro foi necessário entender o funcionamento da plataforma Youtube, critérios de avaliação para canais com muitos usuários inscritos, processo de monetização entre outros processos exigidos para que esses vídeos pudessem estar disponíveis. A metodologia aplicada tornou-se descritiva, uma vez que foi necessário assistir vídeo por vídeo, analisar a presença dos parâmetros (vinheta, introdução, grafismo, música de fundo e imagem) entender o conteúdo abordado, analisar quantidade de visualizações, buscar informações específicas como data de criação do canal, data de postagem do vídeo, roteirista, criação, edição, apresentador, conhecido como ‘Youtuber’. Para fundamentar os resultados e as discussões foram desenvolvidos quadros informativos referentes aos parâmetros analisados e gráficos comparativos com o objetivo de torná-los mais visuais. Por fim, concluir se a abordagem dessas ferramentas educacionais se torna pertinente para o ensino de ciências.The research developed aims to describe elements of the audiovisual language of chemical-themed videos, available on YouTube and to analyze whether these investigated elements are related to the number of views of the videos, in addition to assessing whether the methodological criteria addressed in the research, as well as the production of the videos and the scientific language become relevant for their use as a tool for teaching chemistry. Thirty videos belonging to three different channels were analyzed, being classified as "most viewed" and "least viewed". First, it was necessary to understand the functioning of the Youtube platform, evaluation criteria for channels with many subscribed users, monetization process, among other processes required for these videos to be available. The applied methodology became descriptive, since it was necessary to watch video by video, analyze the presence of the parameters (vignette, introduction, graphics, background music and image), understand the content covered, analyze the number of views, search for specific information such as channel creation date, video posting date, screenwriter, creation, editing, presenter, known as 'Youtuber'. In order to substantiate the results and the discussions, informative tables were developed referring to the analyzed parameters and comparative graphs in order to make them more visual. Finally, conclude whether the approach of these educational tools becomes relevant to science teaching.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloBianco, André Amaral Gonçalves [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1848716002041734http://lattes.cnpq.br/0015851529478427Nogueira, Maria Thereza de Miranda Vianna [UNIFESP]2022-02-04T14:38:55Z2022-02-04T14:38:55Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion58 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/62650porDiademainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T13:41:04Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62650Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T13:41:04Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa descritiva de vídeos com conteúdo científico da plataforma Youtube
title Pesquisa descritiva de vídeos com conteúdo científico da plataforma Youtube
spellingShingle Pesquisa descritiva de vídeos com conteúdo científico da plataforma Youtube
Nogueira, Maria Thereza de Miranda Vianna [UNIFESP]
Áudio Visual
Vídeos
Youtube
Curtidas
Visualizações
Visual audio
Videos
Youtube
Likes
Views
title_short Pesquisa descritiva de vídeos com conteúdo científico da plataforma Youtube
title_full Pesquisa descritiva de vídeos com conteúdo científico da plataforma Youtube
title_fullStr Pesquisa descritiva de vídeos com conteúdo científico da plataforma Youtube
title_full_unstemmed Pesquisa descritiva de vídeos com conteúdo científico da plataforma Youtube
title_sort Pesquisa descritiva de vídeos com conteúdo científico da plataforma Youtube
author Nogueira, Maria Thereza de Miranda Vianna [UNIFESP]
author_facet Nogueira, Maria Thereza de Miranda Vianna [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bianco, André Amaral Gonçalves [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/1848716002041734
http://lattes.cnpq.br/0015851529478427
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Maria Thereza de Miranda Vianna [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Áudio Visual
Vídeos
Youtube
Curtidas
Visualizações
Visual audio
Videos
Youtube
Likes
Views
topic Áudio Visual
Vídeos
Youtube
Curtidas
Visualizações
Visual audio
Videos
Youtube
Likes
Views
description A pesquisa desenvolvida tem como objetivo descrever elementos da linguagem audiovisual de vídeos com temática química, disponíveis no YouTube e analisar se esses elementos investigados guardam alguma relação com o número de visualizações dos vídeos, além de avaliar se os critérios metodológicos abordados na pesquisa, bem como a produção dos vídeos e a linguagem científica tornam-se pertinentes para o uso deles como ferramenta para o ensino de química. Foram analisados trinta vídeos pertencentes a três canais diferentes, sendo eles classificados como “mais visualizados” e “menos visualizados”. Primeiro foi necessário entender o funcionamento da plataforma Youtube, critérios de avaliação para canais com muitos usuários inscritos, processo de monetização entre outros processos exigidos para que esses vídeos pudessem estar disponíveis. A metodologia aplicada tornou-se descritiva, uma vez que foi necessário assistir vídeo por vídeo, analisar a presença dos parâmetros (vinheta, introdução, grafismo, música de fundo e imagem) entender o conteúdo abordado, analisar quantidade de visualizações, buscar informações específicas como data de criação do canal, data de postagem do vídeo, roteirista, criação, edição, apresentador, conhecido como ‘Youtuber’. Para fundamentar os resultados e as discussões foram desenvolvidos quadros informativos referentes aos parâmetros analisados e gráficos comparativos com o objetivo de torná-los mais visuais. Por fim, concluir se a abordagem dessas ferramentas educacionais se torna pertinente para o ensino de ciências.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-23
2022-02-04T14:38:55Z
2022-02-04T14:38:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11600/62650
url https://hdl.handle.net/11600/62650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Diadema
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268385825914880