Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Luana Torres [UNIFESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71536
Resumo: Introdução: O estudo em questão tem por objetivo compreender a aplicabilidade da Integração Sensorial (IS) no Transtorno do Espectro Autista (TEA) para auxiliar no processo de inclusão escolar. A pesquisa analisou estudos publicados que indicam o uso de estratégias sensoriais como um recurso facilitador para o aprendizado e inclusão escolar de crianças autistas. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa, buscando coletar e reunir produções científicas que abordam o tema. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Scielo, BVS - Biblioteca virtual de saúde e Periódicos Capes, utilizando as palavras-chave "TEA & education", "TEA & Occupational therapy" e "TEA & Sensory integration". Resultados: Após a análise dos artigos encontrados, apenas dois estudos brasileiros foram considerados para o estudo e, também, foi considerado um artigo em espanhol. Conclusão: Apesar da importância da IS para o desenvolvimento de crianças com TEA, ainda há poucas pesquisas que investigam o uso de estratégias sensoriais no processo de inclusão escolar. É necessário que o tema seja mais explorado e que haja maior diálogo entre terapeutas ocupacionais, pedagogos e pais para promover a participação ativa e bem-sucedida das crianças com TEA no processo educacional.
id UFSP_b224ca2d9ce92838bf49bdff09c0f48f
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71536
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativaOccupational therapy, sensory integration and the use of sensory strategies in education of children with ASD: an integrative reviewTerapia OcupacionalTranstorno do espectro autista (TEA)Terapia de Integração Sensorial (TIS)Introdução: O estudo em questão tem por objetivo compreender a aplicabilidade da Integração Sensorial (IS) no Transtorno do Espectro Autista (TEA) para auxiliar no processo de inclusão escolar. A pesquisa analisou estudos publicados que indicam o uso de estratégias sensoriais como um recurso facilitador para o aprendizado e inclusão escolar de crianças autistas. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa, buscando coletar e reunir produções científicas que abordam o tema. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Scielo, BVS - Biblioteca virtual de saúde e Periódicos Capes, utilizando as palavras-chave "TEA & education", "TEA & Occupational therapy" e "TEA & Sensory integration". Resultados: Após a análise dos artigos encontrados, apenas dois estudos brasileiros foram considerados para o estudo e, também, foi considerado um artigo em espanhol. Conclusão: Apesar da importância da IS para o desenvolvimento de crianças com TEA, ainda há poucas pesquisas que investigam o uso de estratégias sensoriais no processo de inclusão escolar. É necessário que o tema seja mais explorado e que haja maior diálogo entre terapeutas ocupacionais, pedagogos e pais para promover a participação ativa e bem-sucedida das crianças com TEA no processo educacional.Universidade Federal de São PauloSilva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7118155019861351http://lattes.cnpq.br/6744115619124050Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Pontes, Luana Torres [UNIFESP]2024-08-05T20:54:12Z2024-08-05T20:54:12Z2024-06-18info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion24 f.application/pdfPONTES, Luana Torres. Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa. 2024. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, 2024.https://hdl.handle.net/11600/71536porSantos, SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T08:53:51Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71536Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T08:53:51Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa
Occupational therapy, sensory integration and the use of sensory strategies in education of children with ASD: an integrative review
title Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa
spellingShingle Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa
Pontes, Luana Torres [UNIFESP]
Terapia Ocupacional
Transtorno do espectro autista (TEA)
Terapia de Integração Sensorial (TIS)
title_short Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa
title_full Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa
title_fullStr Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa
title_sort Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa
author Pontes, Luana Torres [UNIFESP]
author_facet Pontes, Luana Torres [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/7118155019861351
http://lattes.cnpq.br/6744115619124050
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Luana Torres [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional
Transtorno do espectro autista (TEA)
Terapia de Integração Sensorial (TIS)
topic Terapia Ocupacional
Transtorno do espectro autista (TEA)
Terapia de Integração Sensorial (TIS)
description Introdução: O estudo em questão tem por objetivo compreender a aplicabilidade da Integração Sensorial (IS) no Transtorno do Espectro Autista (TEA) para auxiliar no processo de inclusão escolar. A pesquisa analisou estudos publicados que indicam o uso de estratégias sensoriais como um recurso facilitador para o aprendizado e inclusão escolar de crianças autistas. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa, buscando coletar e reunir produções científicas que abordam o tema. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Scielo, BVS - Biblioteca virtual de saúde e Periódicos Capes, utilizando as palavras-chave "TEA & education", "TEA & Occupational therapy" e "TEA & Sensory integration". Resultados: Após a análise dos artigos encontrados, apenas dois estudos brasileiros foram considerados para o estudo e, também, foi considerado um artigo em espanhol. Conclusão: Apesar da importância da IS para o desenvolvimento de crianças com TEA, ainda há poucas pesquisas que investigam o uso de estratégias sensoriais no processo de inclusão escolar. É necessário que o tema seja mais explorado e que haja maior diálogo entre terapeutas ocupacionais, pedagogos e pais para promover a participação ativa e bem-sucedida das crianças com TEA no processo educacional.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-05T20:54:12Z
2024-08-05T20:54:12Z
2024-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PONTES, Luana Torres. Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa. 2024. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, 2024.
https://hdl.handle.net/11600/71536
identifier_str_mv PONTES, Luana Torres. Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa. 2024. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, 2024.
url https://hdl.handle.net/11600/71536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 24 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Santos, SP
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268446647517184