Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/71536 |
Resumo: | Introdução: O estudo em questão tem por objetivo compreender a aplicabilidade da Integração Sensorial (IS) no Transtorno do Espectro Autista (TEA) para auxiliar no processo de inclusão escolar. A pesquisa analisou estudos publicados que indicam o uso de estratégias sensoriais como um recurso facilitador para o aprendizado e inclusão escolar de crianças autistas. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa, buscando coletar e reunir produções científicas que abordam o tema. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Scielo, BVS - Biblioteca virtual de saúde e Periódicos Capes, utilizando as palavras-chave "TEA & education", "TEA & Occupational therapy" e "TEA & Sensory integration". Resultados: Após a análise dos artigos encontrados, apenas dois estudos brasileiros foram considerados para o estudo e, também, foi considerado um artigo em espanhol. Conclusão: Apesar da importância da IS para o desenvolvimento de crianças com TEA, ainda há poucas pesquisas que investigam o uso de estratégias sensoriais no processo de inclusão escolar. É necessário que o tema seja mais explorado e que haja maior diálogo entre terapeutas ocupacionais, pedagogos e pais para promover a participação ativa e bem-sucedida das crianças com TEA no processo educacional. |
id |
UFSP_b224ca2d9ce92838bf49bdff09c0f48f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71536 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativaOccupational therapy, sensory integration and the use of sensory strategies in education of children with ASD: an integrative reviewTerapia OcupacionalTranstorno do espectro autista (TEA)Terapia de Integração Sensorial (TIS)Introdução: O estudo em questão tem por objetivo compreender a aplicabilidade da Integração Sensorial (IS) no Transtorno do Espectro Autista (TEA) para auxiliar no processo de inclusão escolar. A pesquisa analisou estudos publicados que indicam o uso de estratégias sensoriais como um recurso facilitador para o aprendizado e inclusão escolar de crianças autistas. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa, buscando coletar e reunir produções científicas que abordam o tema. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Scielo, BVS - Biblioteca virtual de saúde e Periódicos Capes, utilizando as palavras-chave "TEA & education", "TEA & Occupational therapy" e "TEA & Sensory integration". Resultados: Após a análise dos artigos encontrados, apenas dois estudos brasileiros foram considerados para o estudo e, também, foi considerado um artigo em espanhol. Conclusão: Apesar da importância da IS para o desenvolvimento de crianças com TEA, ainda há poucas pesquisas que investigam o uso de estratégias sensoriais no processo de inclusão escolar. É necessário que o tema seja mais explorado e que haja maior diálogo entre terapeutas ocupacionais, pedagogos e pais para promover a participação ativa e bem-sucedida das crianças com TEA no processo educacional.Universidade Federal de São PauloSilva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7118155019861351http://lattes.cnpq.br/6744115619124050Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Pontes, Luana Torres [UNIFESP]2024-08-05T20:54:12Z2024-08-05T20:54:12Z2024-06-18info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion24 f.application/pdfPONTES, Luana Torres. Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa. 2024. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, 2024.https://hdl.handle.net/11600/71536porSantos, SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T08:53:51Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71536Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T08:53:51Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa Occupational therapy, sensory integration and the use of sensory strategies in education of children with ASD: an integrative review |
title |
Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa |
spellingShingle |
Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa Pontes, Luana Torres [UNIFESP] Terapia Ocupacional Transtorno do espectro autista (TEA) Terapia de Integração Sensorial (TIS) |
title_short |
Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa |
title_full |
Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa |
title_fullStr |
Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa |
title_sort |
Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa |
author |
Pontes, Luana Torres [UNIFESP] |
author_facet |
Pontes, Luana Torres [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/7118155019861351 http://lattes.cnpq.br/6744115619124050 Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Luana Torres [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terapia Ocupacional Transtorno do espectro autista (TEA) Terapia de Integração Sensorial (TIS) |
topic |
Terapia Ocupacional Transtorno do espectro autista (TEA) Terapia de Integração Sensorial (TIS) |
description |
Introdução: O estudo em questão tem por objetivo compreender a aplicabilidade da Integração Sensorial (IS) no Transtorno do Espectro Autista (TEA) para auxiliar no processo de inclusão escolar. A pesquisa analisou estudos publicados que indicam o uso de estratégias sensoriais como um recurso facilitador para o aprendizado e inclusão escolar de crianças autistas. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa, buscando coletar e reunir produções científicas que abordam o tema. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Scielo, BVS - Biblioteca virtual de saúde e Periódicos Capes, utilizando as palavras-chave "TEA & education", "TEA & Occupational therapy" e "TEA & Sensory integration". Resultados: Após a análise dos artigos encontrados, apenas dois estudos brasileiros foram considerados para o estudo e, também, foi considerado um artigo em espanhol. Conclusão: Apesar da importância da IS para o desenvolvimento de crianças com TEA, ainda há poucas pesquisas que investigam o uso de estratégias sensoriais no processo de inclusão escolar. É necessário que o tema seja mais explorado e que haja maior diálogo entre terapeutas ocupacionais, pedagogos e pais para promover a participação ativa e bem-sucedida das crianças com TEA no processo educacional. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-05T20:54:12Z 2024-08-05T20:54:12Z 2024-06-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PONTES, Luana Torres. Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa. 2024. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, 2024. https://hdl.handle.net/11600/71536 |
identifier_str_mv |
PONTES, Luana Torres. Terapia ocupacional, integração sensorial e o uso de estratégias sensoriais na educação de crianças com TEA: uma revisão integrativa. 2024. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/11600/71536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
24 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Santos, SP |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268446647517184 |