Estimulação Psicomotora em Escolares com Necessidades Educacionais Especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Marcella de Túlio [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51638
Resumo: Introdução: A escola regular de qualquer nível ou modalidade de ensino deve viabilizar a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, promovendo a organização de classes comuns e de serviços de apoio especializados. A literatura relata que o desenvolvimento psicomotor influencia no processo de aprendizagem da criança. O presente estudo teve o propósito de avaliar os fatores psicométricos, especialmente de equilíbrio e coordenação, de crianças com necessidades educacionais especiais e os efeitos da estimulação psicomotora no desenvolvimento dessas crianças. Material e Métodos: Foram selecionadas 28 crianças com idades entre 6 e 11 anos, matriculadas na rede municipal de ensino de Santos-SP e acompanhadas pelas Salas de Atendimento as Necessidades Educacionais Especiais (SANEE). Após o consentimento dos pais, as crianças foram avaliadas através da mensuração de suas medidas antropométricas e do Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationtest für Kinder - KTK) desenvolvido por Kiphard e Schilling (1974). Em seguida, foram realizadas intervenções psicomotoras, sendo estas compostas por uma sessão semanal de 30 minutos, durante quatro semanas. As crianças foram reavaliadas após o período de intervenção. As variáveis analisadas foram os resultados dos testes Trave de Equilíbrio , Salto Monopodal, Salto Lateral, Salto sobre Plataforma do KTK, além do escore e coeficiente motor (QM). Resultados: Não houve diferença nos resultados do KTK em relação ao gênero. O escore e o QM da faixa etária de 10 a 11 anos foi significativamente maior que de 6 a 7 anos. Quanto ao nível de coordenação motora, 14,81% foram classificadas como normal e as demais como baixo. Não houve diferenças significativas entre os resultados do KTK pré e pós estimulação psicomotora. Três crianças passaram de coordenação motora baixa para normal após a estimulação. Conclusões: As crianças com necessidades educacionais especiais apresentam coordenação motora classificada como baixa, de acordo com o KTK. Não houve diferença no Nível de Coordenação Motora de acordo com o gênero. Crianças da faixa etária de 10 a 11 anos apresentaram melhor coordenação motora que as de 6 a 7 anos. Em relação a estimulação psicomotora, quatro semanas foram insuficientes para promover melhoras na coordenação e equilíbrio das crianças, embora, algumas crianças tenham apresentado ganhos consideráveis
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