Estudo netnográfico de empresas do segmento de beleza e cuidados pessoais: uma análise de conteúdo para engajamento do usuário no facebook
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/72014 |
Resumo: | No contexto da presença acentuada de indivíduos nas redes socias, sobretudo no cenário brasileiro amplamente associada ao acompanhamento de marcas, a inserção de marcas nas redes sociais é relevante não somente para divulgação de produtos, mas também para posicionamento no segmento e permanência no mercado na medida que cria interações com o usuário em um espaço compartilhado capaz de auxiliar na manutenção do relacionamento, gerar valor a partir de dados fornecidos pelos consumidores e impactar na opinião pública sobre um produto ou empresa. A partir da inserção nas redes, as marcas almejam alcançar alto engajamento dos consumidores, mas para isso é imprescindível compreender os conteúdos relevantes para o usuário a fim de criar uma estratégia que direcione os recursos e esforços da marca para atingir maior número de interações e alto retorno no investimento digital. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral compreender os conteúdos mais relevantes quanto ao engajamento no Facebook para o segmento de beleza e cuidados pessoais brasileiro por meio da análise da comunicação digital das marcas Nivea, O Boticário e Natura. O segmento apresenta tendência de crescimento e representatividade para economia nacional. A rede social “Facebook foi utilizada como ferramenta para coleta de dados referentes às postagens no período de 2023, com bilhões de usuários ativos e acúmulo de milhares de seguidores por parte das marcas estudadas. Os dados foram tabulados com suporte da ferramenta Excel e analisados por meio do software Jamovi para explicitar o comportamento do usuário a partir da interação com os conteúdos presentes nas postagens. Os resultados desse estudo sugerem que O Boticário é a marca com maior engajamento entre as marcas abordadas no presente estudo em todos os níveis de engajamento. As marcas empregam estratégias distintas e foram mapeados os drivers de estratégia de comunicação online mais relevantes para o engajamento segundo o comportamento do usuário, como produto novo, relançamentos e rota periférica. |
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Estudo netnográfico de empresas do segmento de beleza e cuidados pessoais: uma análise de conteúdo para engajamento do usuário no facebookNetnographic study of companies in the beauty and personal care segment: a content analysis for user engagement on facebookEngajamentoFacebookEstratégiaSegmento de beleza e cuidados pessoaisNo contexto da presença acentuada de indivíduos nas redes socias, sobretudo no cenário brasileiro amplamente associada ao acompanhamento de marcas, a inserção de marcas nas redes sociais é relevante não somente para divulgação de produtos, mas também para posicionamento no segmento e permanência no mercado na medida que cria interações com o usuário em um espaço compartilhado capaz de auxiliar na manutenção do relacionamento, gerar valor a partir de dados fornecidos pelos consumidores e impactar na opinião pública sobre um produto ou empresa. A partir da inserção nas redes, as marcas almejam alcançar alto engajamento dos consumidores, mas para isso é imprescindível compreender os conteúdos relevantes para o usuário a fim de criar uma estratégia que direcione os recursos e esforços da marca para atingir maior número de interações e alto retorno no investimento digital. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral compreender os conteúdos mais relevantes quanto ao engajamento no Facebook para o segmento de beleza e cuidados pessoais brasileiro por meio da análise da comunicação digital das marcas Nivea, O Boticário e Natura. O segmento apresenta tendência de crescimento e representatividade para economia nacional. A rede social “Facebook foi utilizada como ferramenta para coleta de dados referentes às postagens no período de 2023, com bilhões de usuários ativos e acúmulo de milhares de seguidores por parte das marcas estudadas. Os dados foram tabulados com suporte da ferramenta Excel e analisados por meio do software Jamovi para explicitar o comportamento do usuário a partir da interação com os conteúdos presentes nas postagens. Os resultados desse estudo sugerem que O Boticário é a marca com maior engajamento entre as marcas abordadas no presente estudo em todos os níveis de engajamento. As marcas empregam estratégias distintas e foram mapeados os drivers de estratégia de comunicação online mais relevantes para o engajamento segundo o comportamento do usuário, como produto novo, relançamentos e rota periférica.In the context of the strong presence of individuals on social networks, especially in the Brazilian scene largely associated with the monitoring of brands, the insertion of brands on social networks is relevant not only for promoting products, but also for positioning them in the segment and permanence in the market as it creates interactions with the user in a shared space capable of helping to maintain the relationship, generate value from data collected from consumers and impact public opinion about a product or company. Due to the insertion on networks, brands aim to achieve high consumer engagement, but for this it is essential to understand the relevant content to the user in order to create a strategy that directs the brand's resources and efforts to achieve a greater number of interactions and high return on digital investment. In this sense, the general objective of this work is to understand the most relevant contents in terms of engagement on Facebook throughout analysis of the digital communication of three major brands in the Brazilian beauty and personal care segment: O Boticário, Natura and Nivea. The segment presents a growth trend and representation for the national economy. The social media “Facebook” was used as a tool to collect data regarding posts in the period 2023, with billions of active users and accumulation of thousands of followers by the studied brands. The data was tabulated using Excel and analyzed using the Jamovi software to explain user behavior based on the interaction with the content present in the posts. Finally, conclusions and recommendations were made regarding the best digital communication strategies aimed at brands in the sector. O Boticário is the brand with the highest engagement among the brands covered in this study at all levels of engagement. Brands employ different strategies and the most relevant online communication strategy drivers for engagement were mapped according to user behavior, such as new product, launches, peripheral route.Universidade Federal de São PauloLopes, Evandro Luiz [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0631574435962669Gonçalves, Victoria Brittes [UNIFESP]2024-09-26T14:33:11Z2024-09-26T14:33:11Z2024-06-18info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion97 f.application/pdfGONÇALVES, Victoria Brittes. Estudo netnográfico de empresas do segmento de beleza e cuidados pessoais: uma análise de conteúdo para engajamento do usuário no facebook. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2024.https://hdl.handle.net/11600/72014engSão Paulo, Osascoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-09-27T04:03:24Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/72014Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-09-27T04:03:24Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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